CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

17ª Aula Parte B - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


A LEI DE AMOR

O Espírito Lázaro diz-nos em comunicação em O Evangelho Segundo o Espiritismo: “O amor resume toda a Doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento.” (Cap. XI, item 8)

Mais adiante, na mesma mensagem, Lázaro esclarece que esse amor não é aquele que conhecemos na nossa atual fase de evolução, mas sim aquele “sol interior que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas revelações sobre-humanas”. Ou seja, não é o amor apego, que muitas vezes vem em forma de egoísmo e que, equivocado, cega-nos e nos dirige mal.

Dizem os Espíritos a Allan Kardec em O Livro dos Espíritos: “As paixões são como um cavalo que é útil quando governado e perigoso quando governa. Reconhecei, pois, que uma paixão se torna perniciosa no momento em que a deixais de governar e quando resulta num prejuízo qualquer para vós ou para outro.” (Questão 908).

Para que possamos ter uma ideia de como o amor é representado em sua maior expressão é só observarmos a Criação Divina, que abrange todos os seres.

Os germens desse amor Divino encontram-se dentro de todos nós, como filhos que somos de Deus, mesmo que ainda distanciados desse amor verdadeiro, ainda repletos de sensações.

O Espírito Emmanuel elucida que o nosso trabalho de iluminação interior “deve começar com o autodomínio, com a disciplina dos sentimentos egoísticos e inferiores, com o trabalho silencioso da criatura por exterminar as próprias paixões”.

Jesus, há tanto tempo, ensinando-nos a regra mestra do amor, aconselhou: “E assim, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles. Porque esta é a lei e os profetas.” (Mateus, 7:12) (E.S.E, Cap. XI, Item 2)

Vencendo a nossa própria inferioridade, no auxílio ao próximo, no estudo edificante, no dever bem cumprido, certamente, estaremos caminhando em direção ao amor a que Lázaro se refere.

Certamente que muitos pessimistas não acreditam na verdadeira destinação do homem rumo à perfeição.

Contra esse pensamento, esclarece-nos o Espírito Fénelon em um hino à esperança: “Não acrediteis na esterilidade e no endurecimento do coração humano, que cederá, mesmo de malgrado, ao verdadeiro amor. Este é um imã a que ele não poderá resistir e o seu contato vivifica e fecunda os germens dessa virtude, que estão latentes em vossos corações.” (E.S.E, Cap. XI, Item 9)

Caminhando em busca da transformação do nosso eu interior, encontramos dificuldades, mas que, com boa vontade, serão vencidas.

E somente amando é que conseguiremos superar os nossos erros. Lembremos da bela passagem do Evangelho em que Jesus, estando na casa do fariseu Simão, teve seus pés lavados pelas lágrimas e enxugados pelos cabelos de Maria de Magdala, mulher considerada pecadora. Ao ver a devoção dela, que beijava-lhe ainda os pés, o Mestre disse: “Perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou.” (Lucas, 7:47)

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO

1) O que é o verdadeiro amor?

2) Como superarmos as paixões e sensações que ainda carregamos?

3) Como poderemos sentir esse amor verdadeiro a que a lição se refere?

BIBLIOGRAFIA
- Kardec, Allan - A Gênese – Ed. F EESP.
- Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos – Ed. FEESP.
- Kardec, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo – Ed. FEESP.
- LISSO, Wlademir - Doação de Órgãos e Transplantes – Ed. FEESP.
- XAVIER, F.C. O Consolador. 15.ed. Brasília - FEB, 1991, Questão 230, p. 138.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário