CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

19ª Aula Parte A - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


A TERAPÊUTICA ESPÍRITA

Pergunta Allan Kardec aos Espíritos se o homem pode gozar na Terra de uma felicidade completa e eles respondem: “Não, pois a vida lhe foi dada como prova ou expiação, mas dele depende abrandar os seus males e ser tão feliz quanto se pode ser na Terra” (L.E, questão 920). Podemos concluir assim, que a reencarnação funciona como meio de cura de nossos males e reparação de danos passados, além de nos dar condições para o fortalecimento moral, necessário para o enfrentamento das inevitáveis provas que temos de sofrer.

A doutrina espírita explica-nos que todas as infrações que cometemos contra as Leis Divinas são a causa de muitas doenças, desequilíbrios e sofrimentos: crimes, vícios, uso de tóxicos, tabagismo, alcoolismo, sexo desvirtuado, além da fixação em pensamentos, sentimentos e imagens mentais inferiores e negativos, geradores de danos em nosso perispírito.

Quando o corpo adoece é sinal de que o Espírito já estava doente. A cura para tantos males depende do bom uso do livre arbítrio e da consciência de que antes de termos um corpo, somos Espíritos imortais e que, portanto, continuaremos vivendo após a morte física.

Dentre as tantas doenças que a humanidade enfrenta atualmente, podemos destacar, além das viciações pelos tóxicos, a AIDS. Doença moderna, causada pela contaminação pelo vírus HIV, é consequência dos desequilíbrios do pensamento, que causam sérios prejuízos à saúde. “As depressões criadas em nós por nós mesmos, nos domínios do abuso de nossas forças plasmam, nos tecidos que nos constituem o veículo de expressão, determinados campos de ruptura na harmonia celular”.

Verificada a disfunção, toda a zona atingida pelo desajustamento se torna passível de invasão microbiana, qual “praça desguarnecida”, explica-nos o Espírito André Luiz.

Outro grave problema atual é a depressão. Apesar de ser tão antiga quanto o homem, ganhou hoje panorama de epidemia mundial, atingindo todas as faixas etárias e classes sociais. Caracterizada por uma tristeza profunda e prolongada, desde os primórdios é conhecida como melancolia. “Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes de vossos corações, e vos faz sentir a vida tão amarga? É o vosso Espírito que aspira a felicidade e a liberdade. Essas aspirações de uma vida melhor são inatas no Espírito de todos os homens, mas não a busqueis neste mundo”, diz-nos o Espírito François de Genève, em comunicação no E.S.E.

Como vencermos tais mazelas? Desde que sabemos distinguir o bem do mal e temos a Lei de Deus escrita em nossa consciência (L.E, questão 621), devemos assumir o controle de nossas vidas.

Analisando a causa de todos os nossos vícios e defeitos, os Espíritos disseram que encontramos no egoísmo a fonte de nossos males: “Dele se deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos existe egoísmo.” (L.E questão 913).

Jesus, explicando a lei de causa e efeito, ensinou-nos: “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”.

Contrariando a Lei de Amor, continuaremos a sofrer por tantas causas que nós mesmos geramos.

O caminho para a cura passa pela força de vontade, pela paciência, pela resignação e pela confiança no Amor e Justiça Divinos, pela maneira como enfrentamos as nossas dificuldades, provas e expiações.

O Espírito Joanna de Angelis nos aconselha: “Se pretendes bem estar, saúde e alegria, envolve-te na luz do amor edificando-te através do cultivo dos pensamentos superiores, não te permitindo angústias desnecessárias, ansiedades injustificáveis, medos sem lógica, solidão egoísta... Entrega-te a Deus, e n’Ele confia integralmente, certo de que nunca estarás a sós, nem mesmo quando dele te apartes.”

Certifiquemo-nos: “Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos, 8:31).

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO:

1) Por que o corpo adoece quando o Espírito está doente?

2) Qual a contribuição do Espiritismo para a cura dos vícios e doenças?

3) Por que o egoísmo causa nossos maiores sofrimentos?

BIBLIOGRAFIA
- XAVIER, F.C. Vida e Sexo. 16.ed., Brasília - FEB,1996, Cap. 26,p.110.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário