CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

12ª Aula Parte A - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


OS MILAGRES SEGUNDO O ESPIRITISMO

O milagre, entendido como “um ato do poder divino” contrário as leis conhecidas da natureza, implica na crença em um fato sobrenatural, maravilhoso, impossível de ser explicado pela ciência dos homens, algo que foge a explicação das leis comuns.

Geralmente, o milagre está associado ao sentido teológico, acontecendo pela Vontade Divina ou pela intercessão de seres angélicos em nosso favor.

Os Espíritos, porém, revelaram a Allan Kardec princípios da lei natural, que antes não eram compreendidos e tidos como milagres. “Esses fenômenos ligam-se a existência dos Espíritos e à sua intervenção no mundo material”. Kardec ainda complementa: “Os fenômenos espíritas, estando na Natureza, produziram-se em todos os tempos, mas, precisamente porque seu estudo não se podia fazer pelos meios materiais de que dispõe a ciência comum, eles permaneceram por mais tempo que outros no domínio do sobrenatural, de onde o Espiritismo os faz sair hoje”.

Portanto, o Espiritismo não faz milagres.

A codificação espírita nos dá explicações claras e objetivas sobre o assunto, dizendo que os ditos milagres podem ser explicados pelo estudo dos fluidos e do perispírito, do pensamento e da vontade. Eles nada mais são do que fenômenos regidos pelas leis do mundo espiritual e, portanto, naturais.

Primeiramente, para que possamos entendê-los devemos nos reportar ao Fluido Cósmico Universal, matéria elementar primitiva, cujas transformações e modificações originam todos os corpos da natureza. Em seu estado fluídico ou etéreo, encontramos a explicação para os fenômenos espirituais; no material ou ponderável, temos os fenômenos materiais.

“No estado de eterização, o fluído cósmico não é uniforme; sem deixar de ser etéreo, ele sofre modificações tão variadas em seu gênero, e mais numerosas talvez que no estado de matéria tangível. Essas modificações constituem fluidos distintos, ainda que procedentes do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais, e produzem os fenômenos particulares do mundo invisível”.

Na sua origem, esses fluidos são neutros e adquirem suas qualidades no meio onde são elaborados. Sob o ponto de vista moral, trazem a impressão do sentimento de ódio, inveja, orgulho, bondade, benevolência, doçura etc.

Sob o ponto de vista físico, são excitantes, irritantes, calmantes, reparadores, adstringentes etc.

Os Espíritos agem sobre a matéria por intermédio de seu corpo fluídico ou perispírito. Desencarnados, e na medida de suas capacidades, como não tem mais o seu corpo carnal como instrumento, servem-se dos órgãos materiais de um encamado, que é chamado médium.

“Os Espíritos agem sobre os fluidos espirituais com a ajuda do pensamento e da vontade. O pensamento e a vontade são para os Espíritos o que a mão é para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem a esses fluidos tal ou tal direção; eles os aglomeram, combinam ou dispersam, formam conjuntos que tem aparência, forma e cor determinadas; mudam as propriedades delas como um químico muda as dos gases, ou de outros corpos, combinando-os segundo certas leis. Trata-se da grande oficina ou laboratório da vida espiritual”.

Contudo, tais fenômenos nunca podem fugir as leis Divinas ou naturais, reguladoras da ordem universal, as quais tudo é submetido.

O Espiritismo, explicando estes fenômenos, lhes dá uma razão de ser. Ele demonstra a possibilidade de certos fatos que, por não terem mais o caráter miraculoso, não são menos extraordinários, por atestarem a grandiosidade da Criação Divina.

“Se se tomar a palavra milagre em sua acepção etimológica, no sentido de coisa admirável teremos sem cessar milagres sob nossos olhos; nós os aspiraremos no ar e os pisamos com nossos passos, porque tudo é milagre na Natureza."

O grande “milagre” que podemos fazer por nós mesmos é a renovação no amor, contribuindo para a manutenção da harmonia universal pelas boas ações. Como dizem-nos os Espíritos, na questão 123 de O Livro dos Espíritos: “A sabedoria de Deus se encontra na liberdade de escolha que concede a cada um, porque assim cada um tem o mérito de suas obras.”

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO:

1) Por que o Espiritismo não faz milagres?

2) Como os fluidos podem ser manipulados?

3) O que é “o grande laboratório do mundo invisível”?

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário