Conteúdo das aulas do CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º
Ano FEESP
1ª AULA
PARTE A: ESPIRITISMO - ANTECEDENTES DA CODIFICAÇÃO
PARTE B: ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO
PARTE C: ESPIRITISMO: FILOSOFIA – CIÊNCIA – RELIGIÃO
2ª AULA
PARTE A: DEUS E O INFINITO
PARTE B: PROVAS E ATRIBUTOS DA DIVINDADE – PANTEÍSMO
PARTE C: O MAIOR MANDAMENTO
3ª AULA
PARTE A: ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
PARTE B: PROPRIEDADES DA MATÉRIA
PARTE C: SERVIR A DEUS E A MAMON
4ª AULA
PARTE A: CRIAÇÃO DOS MUNDOS E DOS SERES VIVOS
PARTE B: PLURALIDADE DOS MUNDOS
PARTE C: HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI
5ª AULA
PARTE A: PRINCÍPIO VITAL
PARTE B: INSTINTO E INTELIGÊNCIA
PARTE C: CONDIÇÕES E EFICÁCIA DA PRECE
6ª AULA
PARTE A: ORIGEM
E NATUREZA DOS ESPÍRITOS
PARTE B: MUNDO NORMAL PRIMITIVO - FORMA E UBIQUIDADE
DOS ESPIRITOS
PARTE C: MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO
7ª AULA
PARTE A: PERISPÍRITO
PARTE B: CENTROS DE FORÇA
PARTE C: CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES
8ª AULA
PARTE A: DIFERENTES ORDENS DE ESPÍRITOS
PARTE B: PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS - ANJOS E DEMÔNIOS
PARTE C: O CRISTO CONSOLADOR - O JUGO LEVE
9ª AULA
PARTE A: FINALIDADES DA ENCARNAÇÃO
PARTE B: DA ALMA – MATERIALISMO
PARTE C: RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO
10ª AULA
PARTE A: ALMA APÓS A MORTE - SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO
PARTE B: PERTURBAÇÃO ESPÍRITA
PARTE C: DEIXA QUE OS MORTOS ENTERREM SEUS MORTOS
11ª AULA
PARTE A: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS
EXISTÊNCIAS I
PARTE B: DA REENCARNAÇÃO - JUSTIÇA DA REENCARNAÇÃO
PARTE C: OS LAÇOS DE FAMÍLIA SÃO FORTALECIDOS PELA
REENCARNAÇÃO E QUEBRADOS PELA UNICIDADE DA EXISTÊNCIA
12ª AULA
PARTE A: SORTE DAS CRIANÇAS APÓS A MORTE - SEXO NOS
ESPÍRITOS
PARTE B: IDÉIAS INATAS
PARTE C: LIMITES DA ENCARNAÇÃO - NECESSIDADE DA
ENCARNAÇÃO
13ª AULA
PARTE A: ESPÍRITOS ERRANTES - MUNDOS TRANSITÓRIOS
PARTE B: PERCEPÇÕES, SENSAÇÕES E SOFRIMENTOS DOS
ESPÍRITOS
PARTE C: DIFERENTES ESTADOS DA ALMA NA ERRATICIDADE
14ª AULA
PARTE A: A ESCOLHA DAS PROVAS
PARTE B: RELAÇÕES DE ALÉM-TÚMULO - RELAÇÕES SIMPÁTICAS
E ANTIPÁTICAS
PARTE C: RECONCILIAR-SE COM SEUS ADVERSÁRIOS
15ª AULA
PARTE A: LEMBRANÇA DA EXISTÊNCIA CORPÓREA
PARTE B: COMEMORAÇÃO DOS MORTOS – FUNERAIS
PARTE C: PERDA DE PESSOAS AMADAS - MORTES PREMATURAS
16ª AULA
PARTE A: PRELÚDIO DO RETORNO - UNIÃO DA ALMA AO CORPO
PARTE B: FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS
PARTE C: PECADO POR PENSAMENTO E ADULTÉRIO
17ª AULA
PARTE A: INFLUÊNCIA DO ORGANISMO
PARTE B: IDIOTISMO E LOUCURA
PARTE C: SUICÍDIO E LOUCURA
18ª AULA
PARTE A: DA INFÂNCIA
PARTE B: SIMPATIAS E ANTIPATIAS TERRENAS -
ESQUECIMENTO DO PASSADO
PARTE C: DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS
19ª AULA
PARTE A: SONO E OS SONHOS
PARTE B: VISITAS ESPÍRITAS ENTRE VIVOS - TRANSMISSÃO
OCULTA DO PENSAMENTO
PARTE C: OS INIMIGOS DESENCARNADOS
20ª AULA
PARTE A: PENETRAÇÃO DO NOSSO PENSAMENTO PELOS
ESPÍRITOS
PARTE B: INFLUÊNCIA OCULTA DOS ESPÍRITOS SOBRE NOSSOS
PENSAMENTOS E NOSSAS AÇÕES
PARTE C: PAGAR O MAL COM O BEM
21ª AULA
PARTE A: AFEIÇÃO DOS ESPÍRITOS POR CERTAS PESSOAS -
ANJOS DA GUARDA - ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES E SIMPÁTICOS
PARTE B: PRESSENTIMENTOS
PARTE C: MISSÃO DOS ESPÍRITAS
22ª AULA
PARTE A: OS ESPÍRITOS DURANTE OS COMBATES - PACTOS -
PODER OCULTO - TALISMÃS - FEITICEIROS - BÊNÇÃOS E MALDIÇÃO
PARTE B: OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS
PARTE C: RECONHECE-SE O CRISTÃO PELAS SUAS OBRAS
23ª AULA
PARTE UNICA: OS TRÊS REINOS
24ª AULA
PARTE A: HOMENAGEM A DR. BEZERRA DE MENEZES
24ª AULA
PARTE B: HOMENAGEM A ALLAN KARDEC
1ª AULA PARTE A CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO - FEESP
Os fenômenos
espíritas datam desde as mais remotas épocas da Antiguidade e estão disseminados
no tempo e no espaço. Estão presentes tanto entre os povos mais selvagens, quanto
aos homens civilizados, muito embora em algumas épocas tais fenômenos tivessem uma
presença mais acentuada, assumindo inclusive um caráter mais definido, como que
prenunciando a eclosão de um novo ciclo para a Humanidade.
Os traços de
interferência dos Espíritos ocorridos desde as origens do Homem diferem dos antecedentes
do Espiritismo, porque enquanto aqueles se apresentaram como casos esporádicos,
estes últimos têm as características de “uma invasão espiritual organizada”, na
França com um determinado objetivo: preparar ambiente para o advento da
Terceira Revelação.
A época que
costuma-se fixar como marco inicial da História do Espiritismo é o fenômeno das
“mesas girantes”, na França, paralelamente aos fenômenos produzidos a partir de
31 de março de 1848 no vilarejo de Hydesville, em Rochester, nos Estados
Unidos, por intermédio das irmãs Fox.
Precursores do Espiritismo
Swedenborg: Emmanuel Swedenborg é
considerado um dos pioneiros a anteceder a invasão dos Espíritos no mundo
físico, não só por ter sido um médium vidente de grande potencialidade, mas também
pela verdadeira antevisão dos princípios básicos da Doutrina Espírita em que se
constituiu sua teologia. Era dotado da chamada “vidência à distância” na qual a
alma emancipa-se do corpo e vai buscar informações à distância, voltando com
notícias do que se passou nesses lugares.
Swedenborg
afirmou a pluralidade dos mundos habitados e a inexistência de penas eternas, bem
como outros postulados semelhantes aos da Doutrina Espírita; para ele, anjos e
demônios eram seres humanos que haviam vivido na Terra, respectivamente
Espíritos altamente evoluídos e Espíritos retardatários. Embora os
acontecimentos mediúnicos vividos por Emmanuel Swdenborg fossem fatos isolados
dentro de sua época, eram, contudo indício de forças latentes que estavam por
eclodir em futuro bem próximo.
IRVING: Entre 1830 e 1833 nova
experiência psíquica ocorre desta vez com Edward Irving e com membros de sua
Igreja Escocesa.
Pastor
protestante, grande estudioso bíblico, desenvolveu num grupo fechado estudos
que levaram a manifestações internas. Em 1831 ocorreu o boato que membros da
congregação tinham sido tomados de maneira estranha em suas próprias
residências, e durante uma própria celebração o culto foi interrompido por
gritos de um possesso.
Nestes
fenômenos há sinais de verdadeira força psíquica atuando no mundo material.
OS SHAKERS: Além desses incidentes
isolados da igreja de Irving, houve uma outra manifestação psíquica naqueles
dias; foi o desabrochar de fenômenos espíritas nas comunidades “Shakers”, nos
Estados Unidos.
Os fenômenos
se iniciaram com costumeiros sinais de aviso seguidos pela obsessão de quando
em vez de quase toda a comunidade. Os principais visitantes eram Espíritos de
índios Peles Vermelhas que vinham em grupo como uma tribo. Os Shakers contavam
com um homem de notável inteligência chamado F.W. Evans que juntamente com seus
companheiros, depois da primeira perturbação física e mental causada pela
irrupção daqueles Espíritos, puseram-se a estudar o que aquilo realmente
significava; chegaram então à conclusão inesperada de que os índios não tinham
vindo ensinar, mas sim aprender.
Durante sete
anos as visitas continuaram. Quando os Espíritos os deixaram, disseram que iam,
mas voltariam, e que quando voltassem invadiriam o mundo tanto nas choupanas
quanto nos palácios. Foi justamente quatro anos após que começaram as batidas
de Hydesville.
O episódio
da manifestação dos Shakers é um elo distinto entre o trabalho pioneiro de Swedenborg
e o período de Davis e das irmãs Fox.
ANDREW JACKSON DAVIS: Nascido em 1826,
tinha somente a escola primária, mas naquela criatura mirrada dormiam estranhas
forças espirituais. Era portador de clarividência, mas também ouvia vozes que
lhe davam bons conselhos. Antes dos 20 anos já tinha escrito um dos livros mais
profundos e originais de filosofia produzidos até então. Isto era uma prova
clara que nada tinha vindo dele mesmo e de que não passava de um canal, através
do qual fluía o conhecimento daquele vasto reservatório espiritual.
As
observações de Davis não se limitavam aos que estavam em sua presença, pois sua
alma podia emancipar-se pela ação magnética.
Nesta fase
inicial, Davis não se recordava do que via em transe, mas tudo ficava
registrado em seu subconsciente e mais tarde recuperava com clareza. No seu
livro “Princípio da Natureza”, prevê o aparecimento do Espiritismo como doutrina
e prática mediúnica; a sua importância reside no fato de que com ele começou-se
a preparar o terreno para a eclosão da Doutrina Espírita.
FAMÍLIA FOX: Hydesville é um vilarejo
próximo a cidade de Rochester no condado de Wayne; no Estado de Nova Iorque,
Estados Unidos; é considerado como o berço do Novo Espiritualismo, ou seja, o
Espiritismo dos povos de língua inglesa. Numa casa humilde, alugada em 11 de
dezembro de 1847, vivia a família protestante composta de John Fox, sua mulher Margareth
e suas filhas menores, Margareth de 14 anos e Caterine (Kate) 11 anos. Em 1848 foram
surpreendidos por barulhos de arranhaduras e estes se intensificaram à medida
que o tempo se passava, as crianças se assustavam de tal maneira que não
queriam mais dormir sozinhas.
Finalmente a
31 de março de 1848 houve grande invasão de sons e Kate resolve desafiar o mistério,
travando um diálogo através de palmas. A cada palma de Kate era dada a resposta
com pancada correspondente. A menina então perguntou se as pancadas estavam
vindas de um Espírito; se fosse deveriam ser dadas duas batidas. A resposta foi
afirmativa.
Estabeleceu-se
assim neste dia a telegrafia espiritual. Um vizinho dos Fox, de nome Duesler, usando
o alfabeto para obter respostas mais rápidas consegue saber que ali houvera um crime.
Entretanto,
este episódio não teve como finalidade a punição do culpado, pois a finalidade destes
fenômenos era convencer a todos da imortalidade da alma.
Grande
número de adeptos da nova crença fizeram realizar em Rochester a 1ª. Reunião Pública
para investigar a veracidade dos fenômenos. Mas é preciso admitir a envergadura
moral do casal Fox que, embora renegados pela igreja a que pertenciam,
preferiram renunciar a negar os fenômenos espíritas, ou a abdicar da verdade de
que foram testemunhas.
AS MESAS GIRANTES: A publicidade que se
formou em torno das irmãs Fox teve também o mérito de chamar a atenção para o
grande número de médiuns que começaram a sair do anonimato e a revelar suas
faculdades, estimulados pelos acontecimentos de Hydesville.
Ocorreu
assim, paulatinamente, a anunciada invasão dos Espíritos que se manifestavam em
toda parte, pelos mais diferentes médiuns.
Foi em fins
de 1850 que os próprios Espíritos sugeriram a nova maneira de se comunicarem,
em substituição ao processo moroso das pancadas. Esses fatos apresentados aos
olhos de pesquisadores honestos sugeriam de forma drástica e inquestionável a
existência do Espírito. Mas, as respostas dos Espíritos às perguntas frívolas
dos participantes movidos mais pela curiosidade do desconhecido, passaram a
constituir motivo de grande interesse, mesmo porque as mesas moviam-se em todos
os sentidos, giravam vertiginosamente ou se elevavam no ar alcançando o teto,
produzindo os mais variados movimentos. Daí em diante as mesas girantes
passaram a constituir a grande atração nos salões da sociedade parisiense, como
se tais fenômenos fosse meros passatempos.
Na verdade
era uma determinação do Alto, despertando consciências para a imortalidade da alma
e para o recebimento do Consolador, prometido por Jesus há muitos séculos e consubstanciado
no Espiritismo que logo seria codificado, pois os tempos eram chegados.
ADVENTO DA DOUTRINA ESPÍRITA: Hippolyte
Leon Denizard Rivail aos 50 anos era um nome respeitado na França, portador de
inúmeras qualidades morais e intelectuais. Era grande estudioso dos fenômenos
psíquicos, interessando-se de modo especial pelo estudo do magnetismo. Ouvira
falar das mesas girantes e atribuiu estes fenômenos ao magnetismo impregnando nas
mesas, daí seus movimentos; tendo conhecimento da existência de algo inteligente
por detrás, admite a hipótese da atuação do mundo espiritual.
Resolve
então verificar a procedência dos fatos. E, assim, ano após ano o Prof. Rivail
trabalha metodicamente na elaboração da Doutrina Espírita. Allan Kardec é o
nome que adotou como Codificador da Doutrina Espírita.
Com a
expansão da Codificação Espírita os fenômenos mediúnicos já não despertam a
mesma curiosidade de outrora, pelo menos com o mesmo ímpeto; a atenção volta-se
atualmente para outro objetivo transcendental: a necessidade de elevação moral.
Assim, ultrapassada
a fase inicial da fenomenologia, abertos os caminhos deixados pelos
precursores, pode o homem atual iniciar um novo capítulo de cunho moralizante,
guiado pelos Espíritos que o assistem através das possibilidades tecnológicas:
das batidas e das mesas girantes à transcomunicação instrumental. Assim, dos
estudos sistemáticos desses fenômenos surgiu toda uma filosofia fundamentada
nos princípios cristãos.
QUESTIONÁRIO:
a)
Espiritismo – Antecedentes da Codificação:
1 – Resuma o
papel de Emmanuel Swedenborg, Edward Irving e Andrew Jakson Davis, enquanto
precursores do Espiritismo.
2 – Descreva
os fenômenos dos Shakers e o ocorrido com a família Fox.
3 – Qual a
relação dos fenômenos das mesas girantes com o advento da Doutrina Espírita:
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