PROVAS E ATRIBUTOS DA DIVINDADE – PANTEÍSMO
PROVAS:
A) NÃO HÁ
EFEITO SEM CAUSA (LE, perg. 4)
A Doutrina
Espírita fundamenta a concepção de Deus a partir do axioma: Não há efeito
inteligente sem causa inteligente, e à grandeza do efeito corresponde a
grandeza da causa (LE, Prolegômenos). O universo mostra-se organizado
inteligentemente em todas as suas dimensões. Seria absurdo supor que a
inteligência da estrutura universal fosse resultado de um simples acaso.
B)
UNIVERSALIDADE DO SENTIMENTO INTUITIVO DE DEUS
Poder-se-ia
pensar que o conceito de Deus fosse uma questão relativa à cultura dos homens,
ou seja, o efeito da educação ou produto de ideias adquiridas. No entanto, se o
sentimento da existência de um ser supremo não fosse mais que o produto de um
ensinamento, não será universal, nem existiria, como as noções científicas,
senão entre os que tivessem podido receber esse ensinamento (LE, perg. 6).
C) A ORDEM
DO UNIVERSO:
A
Inteligência de Deus revela-se como uma tendência à ordem e harmonia no
universo material, e a uma tendência moralizante no universo espiritual. A
harmonia que regula as forças do Universo revela combinações e fins
determinados, e por isso um poder inteligente.
Atribuir a
formação primária ao acaso, seria uma falta de senso, porque o acaso é cego e
não pode produzir efeitos inteligentes. Um acaso inteligente já não seria acaso
(LE, perg.8).
B) Provas e
Atributos da Divindade
ATRIBUTOS:
1) DEUS É
ETERNO: Por eterno entende-se aquilo que não tem começo nem fim. Se Deus
tivesse tido um princípio, teria saído do nada; ora, o nada não existe. Por
outro lado, se tivesse sido criado por outro ser, então este último é que seria
Deus.
2) É
IMUTÁVEL: Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não
teriam nenhuma estabilidade (LE, perg. 13).
3) É
IMATERIAL: Sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra
forma Ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria (LE,
perg. 13).
4) É ÚNICO:
Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na
organização do Universo (LE, perg. 13)
5) É
TODO-PODEROSO: Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais
poderosa ou tão poderosa quanto Ele, que assim não teria feito todas as coisas.
E aquelas que Ele não tivesse feito, seriam obra de um outro Deus. E então não
seria único (LE, perg. 13).
6) É
SOBERANAMENTE JUSTO E BOM: Sua sabedoria revela-se pela natureza de suas leis
de amor, que regem a justiça por todo o Universo (LE, perg. 13).
PANTEÍSMO:
Deus
define-se, portanto, especificamente pelas suas qualificações, e a prova de sua
existência está no princípio da causalidade, segundo o qual Deus é o fundamento
primário que torna possível o Universo e os seres. No entanto, não se deve por
isso compartilhar da opinião de que todos os seres e corpos do Universo seriam
partes da divindade, tal qual afirma o Panteísmo.
O Panteísmo
(Pan=tudo, teo=Deus), entende-se o sistema filosófico que identifica a
divindade com o mundo, e segundo o qual Deus é o conjunto de tudo quanto
existe. Mas, ao confundir o Criador com as criaturas ter-se-ia uma concepção
materialista, onde Deus e matéria identificar-se-iam. Ora, a matéria se
transformando sem cessar, Deus nesse caso, não teria nenhuma estabilidade e
estaria sujeito a todas as vicissitudes e mesmo a todas as necessidades da
humanidade; faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a
imutabilidade (LE, perg. 16). Deus não é o Universo, mas nele permanece em suas
leis imutáveis que lhe conferem ordem e harmonia.
A
inteligência de Deus se revela nas suas obras, como a de um pintor no seu
quadro; mas as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o
pintor que o concebeu e executa (LE, perg. 16).
Consequentemente,
o pintor e o quadro não se confundem, mas permanece a ideia do autor enquanto
sendo a essência do quadro; da mesma forma Deus e a criação não se confundem,
mas permanece a inteligência como sendo a própria essência geradora e
mantenedora da obra.
QUESTIONÁRIO:
B) Provas e
Atributos da Divindade
1 – Em que
axioma fundamenta-se o conceito espírita de Deus?
2 – Quais os
atributos de Deus?
3 – Sob que
aspecto o Panteísmo pode ser considerado uma concepção materialista de Deus?
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