O MAIOR MANDAMENTO
Certa feita
reuniram-se os fariseus, e um deles, doutor da lei, fez a Jesus a seguinte
pergunta para prová-lo: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu
Jesus: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e
de todo o teu espírito”.
Este é o maior
e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este é : ”Amarás teu próximo
como a ti mesmo”. Nesses dois mandamentos se reúnem toda a lei e os profetas
(MT 22:34-40).
Quando Jesus
exorta-nos a esse imperativo moral, ele propõe aos homens a vivência do amor, pois
este consiste na expressão da natureza divina, assim como a natureza originária
que caracteriza a alma humana. O amor permanece, assim, como sendo a essência
divina, ou seja, o liame que liga os homens entre si e com Deus.
Efetivamente,
esse primeiro mandamento está necessariamente vinculado ao segundo, visto que
não se pode amar a Deus sem amar aos homens, nem amar aos homens sem amar a
Deus.
Toda busca
do ser humano consiste em chegar a Deus, o qual converte-se em objeto de conhecimento
e de adoração. Amar a Deus é uma lei natural haja vista a universalidade do sentimento
divino, inerente a todo ser humano.
Essa
ligação, porém, dá-se em pensamento, em sentimento, através da prece, da
adoração e da doação de si.
O amor a
Deus, porém, não se restringe a um determinado templo ou altar, mas antes
consiste em uma vivência interior, que se dá na intimidade de cada indivíduo. É
assim que, certa feita, uma samaritana interpela Jesus: Nossos pais adoravam
neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve orar. Ao que Jesus
respondeu: Não adorareis o Pai neste monte, nem em Jerusalém. Vós adorais quem
não conheceis, nós adoramos o que conhecemos (...). Mas, vem a hora, e já
chegou, quando os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e
verdade (Jô 4:20-25).
Adorar em
espírito consiste em uma ligação interior com Deus a partir de uma consciência espiritualizada.
No entanto, a adoração sem conhecimento acaba por ser uma relação abstrata, algo
misterioso e, portanto, não vivenciado plenamente. A verdadeira adoração é
aquela que busca a identificação com Deus em essência, pela consciência dessa
essência divina em si mesmo – e no próximo.
“Amar ao
próximo como a si mesmo significa fazer aos outros o que quereríamos que nos fizessem”,
eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume todos os deveres para
com o próximo.
Não se pode
ter, neste caso, guia mais seguro do que tomando como medida do que se deve
fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo (ESE-Cap. XI, item 4).
Com esta
máxima, Jesus ensina-nos a virtual fusão dos seres entre si em um sentimento universal,
induzindo os homens, assim, à superação do egoísmo, do personalismo, os maiores
entraves ao progresso do Espírito.
Amar a Deus
consiste em submeter-se às Suas leis, atendendo, ao mesmo tempo, ao imperativo
da prática do bem sincero para com os semelhantes.
QUESTIONÁRIO:
C) O Maior Mandamento
1 – O que
significa amara a Deus na visão espírita?
2 – Como
devemos compreender o mandamento: “amar ao próximo como a si mesmo”?
3 – Qual a
relação do primeiro com o segundo mandamento?
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