A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
“E eis que
se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre que farei
para herdar a vida eterna?
E ele lhe
disse: Que está escrito na lei? Como lês? E respondendo ele, disse: Amarás o
Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de todas as tuas forças, e de todo o
teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste
bem, faze isto e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse
a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem
de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o
despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E
ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou ao
largo. E de igual modo também um levita, chegando aquele lugar; e, vendo-o,
passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e,
vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. E aproximando-se, atou-lhe as feridas,
deitando-lhes azeite e vinho; e pondo sobre sua cavalgadura, levou-o para uma
estalagem e cuidou dele. Partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, deu-os ao
hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que demais gastares eu te pagarei
quando voltar”.
“Qual, pois,
destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos
salteadores? E ele disse: “O que usou de misericórdia para com ele. Disse,
pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira”. (Lucas, 10:25-37)
Indaga-se
pela ortodoxia a fé? Faz-se alguma distinção entre o que crê de uma maneira e o
que crê de outra?
Não, pois
Jesus coloca o samaritano (considerado herético), que tem amor ao próximo,
sobre o ortodoxo a quem falta caridade. Jesus não faz da caridade uma das condições
da salvação, mas a única. Se ele coloca a caridade na primeira linha entre as
virtudes, é porque ela encerra implicitamente todas as outras: a humildade, a
mansidão, a benevolência, a justiça, etc., e porque é ela a negação absoluta do
orgulho e do egoísmo.
Amor e Sabedoria
Hoje,
procuramos entender o que significam vários daqueles personagens citados por
Jesus na “Parábola do Bom Samaritano”
Cairbar
Schutel diz que “o viajante ferido é a Humanidade saqueada de seus bens
espirituais e de sua liberdade, pelos poderosos do mundo; o sacerdote e o
levita, em vez de tratarem dos interesses da coletividade, tratam dos
interesses dogmáticos; o samaritano que se aproximou e atou as feridas, é Jesus
Cristo. O azeite, é o símbolo da fé, o vinho, é o espírito da sua Palavra, os
dois denários, são a caridade e a sabedoria.”
Amor e
Sabedoria, as duas asas simbólicas que o Espírito, meditando e agindo no bem,
pouco a pouco vali tecendo, e com que, mais tarde, desferirá venturosamente os
voos sublimes e supremos, na direção da perfeição.
Quase dois
mil anos se passaram e aqui retornamos sucessivas vezes para este planeta, que
é uma escola, a fim de conquistarmos a sabedoria e o amor (as duas asas), com
que nós alçaremos ao Reino de Deus, que é liberdade e felicidade.
A simbologia
dessas asas (do Amor e Saber), conseguimos após buscarmos o esclarecimento,
aprendendo, interpretando, ouvindo e aplicando; após isso obtemos o
Conhecimento verdadeiro, não o puramente intelectual, mas o que, aplicado sob a
forma de caridade, é o amor em ação.
Amor é o que
buscamos ter hoje, não somente pelos mais próximos, mas aplicando os
ensinamentos de Jesus, com a visão de quem o encontra na sua Estrada de
Damasco, e percebe a oportunidade de tirar dos olhos as traves do orgulho e das
vaidades desmedidas do passado, após séculos de obscurecimento do Espírito.
Muitos cresceram
ao praticar o bem, com o uso do livre-arbítrio; outros, ainda hoje, apenas leem
as páginas belíssimas em que se afirma que Fora da Caridade não há Salvação; e
há os que desejam ser os samaritanos de hoje e que sabem, também, que o
verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão, são uma só pessoa.
FIXAÇÃO DO
APRENDIZADO:
1) Por que
devemos cultivar o amor e o saber?
2) Por que
Jesus narrou a Parábola do Bom Samaritano?
3) Qual a
principal lição dessa parábola?
BIBLIOGRAFIA
- Kardec,
Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Ed. FEESP.
- Schutel,
Cairbar - Parábolas e Ensinos de Jesus – Ed. O Clarim.
- Xavier,
Francisco Cândido - Roteiro – Ed. FEB.
Fonte da imagem: Internet Google.
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