CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

21ª Aula Parte A - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


O ESPIRITISMO COMO CONSOLADOR PROMETIDO

Próximo de partir para a espiritualidade, Jesus promete a seus discípulos que lhes enviaria um outro Consolador, o Espírito da Verdade, o Paráclito, que haveria de ensinar todas as coisas e lembrar o que ele dissera. (Jo, 14:15-17 e 26; 16:7-14)

No tempo determinado, o Espiritismo veio cumprir a promessa do Divino Mestre, revelando ao homem as leis que regem os fenômenos antes tidos como sobrenaturais ou milagrosos.

O Espiritismo, ou o Consolador Prometido, surge no horizonte terrestre em meados do sec. XIX como a Terceira Revelação. No século 12 a.C. Moises trouxe para a Humanidade a Primeira Revelação, materializando a ideia do Deus único; após Moisés veio o Cristo, encarnando a Segunda Revelação.

A Doutrina dos Espíritos, como a Terceira Revelação, é o Cristianismo Redivivo.

Em comunicação em O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Espírito da Verdade, que apresentou-se a Kardec como seu guia espiritual e que o orientou na confecção das obras da codificação (Obras Póstumas, 2ª parte, Meu guia espiritual), diz: “O Espiritismo deve lembrar aos incrédulos que acima deles reina a verdade imutável o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e que levanta as ondas”.

A revelação espírita possui um duplo caráter, visto que participa, ao mesmo tempo, da revelação divina e da revelação cientifica, as duas vias que levam o homem ao verdadeiro conhecimento. Nas palavras de Allan Kardec, “o que caracteriza a revelação espírita é que a fonte dela é divina, a iniciativa pertence aos Espíritos, e a sua elaboração é a ação do trabalho do homem”.

O Espiritismo, então, parte das próprias palavras do Cristo (da mesma forma que o Mestre muitas vezes remeteu seus discípulos as palavras de Moisés), sendo uma consequência direta da doutrina cristã. A ideia vaga da vida futura, acrescenta a revelação da existência do mundo invisível que nos cerca e que povoa o espaço infinito.

Define os laços que unem o Espírito ao corpo. Fundamenta-se no princípio da reencarnação. Estabelece as consequências morais da conduta humana frente às Leis Divinas.

Como uma doutrina de conhecimento, o Espiritismo chega no momento em que a humanidade está melhor preparada e a ciência encontra-se organizada, pronta para dar sustentação ao fenômeno espírita pois, sem ela, a doutrina espírita ficaria sem apoio e exame. Se tivesse surgido antes das descobertas cientificas dos séculos XVII e XVIII, a ação da espiritualidade fatalmente estaria condenada ao fracasso.

A doutrina consoladora mostra ao homem que a causa dos seus sofrimentos, muitas vezes, está em existências anteriores; que a Terra, no seu atual estágio, é um mundo de expiação e provas; que Deus, soberanamente Justo e Bom, a ninguém castiga, de sorte que as aflições vividas pela criatura humana conduzem a cura dos seus males, assegurando-lhe a felicidade nas existências futuras.

Por essa razão o Espiritismo, em seu tríplice aspecto de Ciência, Filosofia e Religião, responde aos mais diversos questionamentos humanos, fazendo o homem compreender de onde vem, para onde vai e o que está fazendo na Terra. Enfim, revela a sua natureza, a sua origem e a sua destinação, preparando-o para viver melhor.

Finalmente, tira de sob o véu o conceito mais avançado de Deus: Inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. Esclarece que não podemos conhecer a natureza intima de Deus, mas aponta alguns de seus principais atributos que nos mostram sua justiça e sua bondade presentes em toda a Criação.

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO:

1) Por que o Espiritismo é o Consolador Prometido?

2) O que caracteriza a revelação espírita?

3) O Espiritismo surgiu na época certa? Por que?

BIBLIOGRAFIA
- KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 9. ed., São Paulo: FEESP. 1993. Cap. XIX, Item 7, p.242.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário