CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

20ª Aula Parte ÚNICA - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


A GÊNESE

“A Gênese”, quinta obra da codificação, foi colocada à venda a partir de 06/01/1868 em Paris, França, pela Librarie Nationale.

Na obra Allan Kardec, fundamentado em informações dos Espíritos superiores e com base nos conhecimentos científicos da época, faz um estudo de pontos diversamente interpretados e comentados, como o processo da Criação e os milagres e as predições do Evangelho, relacionando-os às novas leis que decorrem da observação dos fenômenos espíritas.

“Esta obra vem a ponto, no sentido que a Doutrina está hoje bem estabelecida do ponto de vista moral e religioso. O que importava antes de tudo, eram as aspirações da alma. O Espiritismo entra numa nova fase." - São Luiz.

Assim, os ensinamentos de Jesus ganham um complemento, entretanto, Kardec nos adverte na obra: “Não rejeitemos a Gênese bíblica; estudemo-la, ao contrário, como se estuda a história da infância dos povos com a ajuda das luzes da razão e da Ciência”. (Cap. XII, item 12).

Os seus 18 capítulos tratam de temas doutrinários da maior importância, como: caracteres da revelação espírita, Deus e a sua natureza Divina, a origem do bem e do mal, a diferença entre instinto e inteligência, a criação do Universo e da Terra, os milagres do Evangelho, etc.

Allan Kardec disserta sobre o papel da ciência, auxiliando o entendimento dos fenômenos espirituais e da criação Divina, tema que ainda é hoje é alvo de muita discussão, entre religiosos e cientistas.

“O Espiritismo e a Ciência se completam um pelo outro; a Ciência sem o Espiritismo se acha impossibilitada de explicar certos fenômenos apenas pelas leis da matéria; o Espiritismo, sem a Ciência, teria falta de apoio e de controle.” (Cap. I, item 16).

E, sobre o papel da ciência na Gênese, esclarece-nos: “a ciência é chamada a constituir a verdadeira Gênese, segundo as leis da Natureza.” (Cap. IV, item 3).

Outro importante estudo que A Gênese expõe é a noção científica sobre tempo, espaço, leis e forças, abordando assuntos relativos ao Universo e a diversidade dos mundos. Kardec complementa essa parte com a teoria sobre a formação dos seres vivos, o principio vital, a escala dos seres orgânicos e o homem, mostrando que, sem a união de um princípio inteligente e perfectível agindo recíproca e ininterruptamente sobre a matéria, não se pode explicar a evolução moral e intelectual do princípio espiritual, assim como o papel da própria matéria.

Os milagres do Evangelho são analisados no sentido teológico e a sua interpretação espírita, mostrando-nos que os considerados milagres encaixam-se perfeitamente dentro das leis naturais.

Sobre o fato de Jesus ter realizado tantas curas consideradas milagrosas e sobre sua superioridade, diz Kardec: “A superioridade de Jesus sobre os homens não se prendia às qualidades particulares de seu corpo, mas as de seu Espírito, que dominava a matéria de maneira absoluta, e as de seu perispírito tirado da parte mais quintessênciada dos fluidos terrestres.” (Cap. XV item 2).

A obra aborda ainda o conhecimento do futuro que, por vezes, nos é facultado. A respeito disso, Allan Kardec esclarece que a percepção das realidades que escapam ao controle dos sentidos materiais é uma faculdade inerente do Espírito e que “Deus permite, às vezes, que uma ponta do véu seja levantada; mas é sempre com um fim útil, e nunca para satisfazer uma vã curiosidade.” (Cap. XVI, item 4).

“A faculdade de pressentir as coisas futuras é um dos atributos da alma.” (Cap. XVII - Item 20).

No capítulo final, denominado Sinais dos Tempos - A Nova Geração, Kardec fala-nos sobre a marcha progressiva da Terra no plano físico e moral, impulsionada pela Lei do Progresso e estudada em O Livro dos Espíritos: “Este duplo progresso se realiza de duas maneiras: uma, lenta, gradual e insensível; outra, por mudanças mais bruscas”. (Cap. XVIII, item 2).

Allan Kardec fechava assim o Pentateuco Espírita, o que representaria para o gênero humano, no correr dos tempos, a fé inabalável, aquela que segundo suas próprias palavras era a única capaz de “enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade."

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO

1) O que é “A Gênese”?

2) De que forma Allan Kardec relaciona na obra a ciência e o Espiritismo?

3) Como “A Gênese” explica a superioridade de Jesus?

BIBLIOGRAFIA
- Kardec, Allan - A Gênese - Ed. FEESP.
- KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 9.ed., São Paulo - FEESP, 1993, Cap. V, Item 23, p.83.
- KARDEC, A. Revista Espírita. São Paulo: Ed., 1966, Fevereiro/1868, p.54.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário