CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

24a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


O PODER DO BOM ÂNIMO

“No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo” (Jo 16:33)

O ânimo é uma disposição do Espírito, é um alento, refere-se, também a índole das pessoas, a coragem, valor, disposição - Dicionário Aurélio Buarque de Holanda.

Bom ânimo - relaciona-se com a fé, confiança em Deus.

Em todos os momentos de sua vida, Jesus exercitou e exemplificou o bom ânimo, a fé Nele e no Pai, relembremos:

“Os discípulos estavam num barco açoitado pela tempestade e Jesus dirigiu-se a eles caminhando pelas águas, assustaram-se achando que viam um fantasma, ao que o Mestre lhes falou “tende bom ânimo, sou eu, não temais” (Ev. Mateus 14,24-37). E, em todas as oportunidades o Mestre relembrava: Tenham fé; alguns exemplos: a cura da mulher hemorrágica, em que Ele coloca como o principal e único remédio para a cura, a fé da mesma.

O espírita já adquiriu o conhecimento necessário para superação de seus males, pois o Evangelho traz em seu bojo todo o conhecimento para o equilíbrio e a cura de suas doenças e mazelas, cujos maiores e melhores remédios que o Médico das nossas Almas prescreveu é: a fé e a perseverança em nós e em Deus para iniciarmos o processo de mudança interior e adquirirmos a verdadeira saúde.

Portanto, bom animo é um atributo da alma, uma virtude moral e social do ser humano, que o leva a tomar iniciativa quando tem de enfrentar dificuldade ou iniciar um empreendimento incomum.

Este termo é amplo, pois quando somos aconselhados a exercitar o bom ânimo, estamos iniciando o treinamento, para aprendermos a viver melhor, com alegria, mansuetude, ou seja, por mais dificuldades que tenhamos, sejamos positivos e acreditemos que venceremos as dificuldades que se nos apresentam.

Pois, o ser que tem confiança em si e em Deus. Aceita mudanças e é receptivo ao aprendizado.

Viver não é somente desenvolver os sentidos, satisfazer instintos naturais, e materiais, pois os animais também o fazem, o ser hominal, vai mais, satisfaz sim e protege o corpo físico, pois vive no Planeta Terra, e necessita da vida material, também para sua sobrevivência, busca desenvolver suas potencialidades estudando, trabalhando, progredindo, sempre, pois é da Lei de Deus que o homem progrida sempre.

Quando iniciamos o nosso processo de reforma interior, começamos a exercitar o poder da confiança em nós e no Pai Criador.

Porque é exatamente neste ponto da vida em que fazemos um balanço das nossas ações e percebemos que já vivenciamos ou vivenciaremos situações da nossa vida em que enfrentamos dificuldades, estados emocionais de insegurança e medo. E, percebemos a importância de desenvolvermos a coragem, que também é uma disciplina da nossa alma.

Iniciamos, aí, a Educação da nossa Alma, do nosso Espírito Eterno.

O bom ânimo vincula-se a fé e confiança em Deus, eliminando assim, estados de medo, depressão, ansiedade: os três males da atualidade.

Ter bom ânimo, equipara-se a ser corajoso, uma disposição voltada para o Bem e o Amor, portanto este ser posiciona-se, e tem um compromisso a ser realizado pela pessoa perante si mesma, perante a família e a sociedade. E, quando o mesmo é chamado para mostrar os seus talentos, ele o faz com alegria e uma grande satisfação íntima.

É necessário ter bom ânimo para trilhar o caminho do Bem, num mundo cheio de maldades, lutar pela justiça e amor entre os homens; altruísta numa sociedade egoísta.

É necessário ter fé para amar a todos, independentemente de raça, credo, ou posição social, reiniciar um trabalho que não teve o sucesso idealizado, ser receptivo a mudanças e buscar entender o outro ser no estágio em que o mesmo está, lutar pela verdade e justiça, quando outros a negam, lutar sempre para que a paz e o amor se façam entre os homens, e reconhecer que os seres humanos são todos filhos de um mesmo Pai e devem amar-se uns aos outros, aceitar que o Amor é a Lei Maior que está presente em todos os atos de nossa vida.

Portanto, o ser que adquire o bom ânimo é o HOMEM DE BEM, que nos fala o Evangelho segundo o Espiritismo no Capítulo XVII, item 3, ou seja ele tem fé em Deus, tem fé no futuro; entende que todas as dores ou decepções, são provas ou expiações e as aceita sem decepção, resigna-se; é bom, humano, benevolente, respeita os outros, e é respeitado, não tem ódio, nem rancor; é indulgente, não se envaidece, usa, mas não abusa dos bens que adquire em sua jornada terrena, quando é autoridade, usa-a com parcimônia, sabendo colocar-se para aqueles que estão sob sua ordem, não esmaga o subordinado, quando é subalterno, sabe portar-se como tal, desempenhando com amor e dedicação suas funções.

E, já reconheceu que os vícios e defeitos tem origem na alma, e busca combatê-los com força de vontade, já entende que as aflições tem origem nesta vida ou em outra e busca melhorar-se, interiormente para que a sua cura se reflita, inclusive no corpo físico. Busca respeitar todos os direitos que as Leis da Natureza proporcionam aos seus semelhantes, como pede que os seus sejam respeitados.

O Bom ânimo é um indicador daqueles que possuem a fé irrestrita em Deus, e, portanto conseguem superar suas dores e quedas, resignadamente, pois já adquiriram o CONHECIMENTO E O AMOR, e, portanto tem FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE.

Bibliografia:

BROGLIO, Dr. Roberto. Educação da Alma

XAVIER, Francisco Candido. Pão Nosso: Lição 113

KARDEC, Allan, Evangelho Segundo o Espiritismo: cap. V; cap. XVII, item 3; cap. XIX, itens 10 e 11

Questões para reflexão:

1) Explique o que você entendeu por faculdades paranormais.

2) Explique porque o animismo prova a realidade da alma.

3) Analise o ensinamento contido no Evangelho de João (16:33): “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo”.

4) Descreva os conhecimentos adquiridos por aqueles que se consideram espíritas.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário