CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

18a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


OBSESSÃO - OBSESSÃO SIMPLES

A obsessão é um dos maiores entraves da mediunidade, é também um dos mais frequentes. A obsessão é um obstáculo incontestável a pureza e a veracidade das comunicações.

A obsessão é sempre um processo bilateral, é preciso ter uma mente que emite outro que recebe, ou seja, existem dois fatores muito importantes, a afinidade e a sintonia, conforme esclarece André Luiz em Mecanismos da Mediunidade. O pensamento e o sentimento são formas de energia eletromagnética. Na mente humana, essas duas forças estão atuando tanto em nível consciente quanto inconsciente, sendo a intenção o gatilho que aciona a transmissão dessas energias, para o alvo que se deseja. Assim uma ideia emitida por uma entidade obsessiva, termina por fixar-se na mente de outra entidade, encarnada ou desencarnada, se houver afinidade (de pensamento ou sentimentos) entre elas. Estabelece então um “circuito mental” entre as duas mentes.

Afinidade significa identidade de características. Assim também, um pensamento (e sentimento, como o ódio, por exemplo) emitido por uma entidade, apenas conseguirá reproduzir-se em outra mente, que lhe tenha afinidade, isto é, que tenha em seu conteúdo, pensamentos e sentimentos de mesma característica. Havendo afinidade irá estabelecer o circuito mental e as mentes ficarão se alimentando reciprocamente dessa ideia, em identidade de sintonia.

Kardec em o livro dos Médiuns diz: “todos somos médiuns”, pois estamos sempre em contato mental e, portanto mediúnico com outras mentes. Se temos bons pensamentos e sentimentos, temos condições de ser inspirados pelos Espíritos Superiores, que nos orientam e nos ajudam. Se estamos retidos em pensamentos e sentimentos negativos, abrimos brecha para a ação de Espíritos perversos, vingativos etc. prontos para explorar o ponto fraco da vítima, oferecendo oportunidade para a instalação do processo obsessivo.

Pela lei de afinidade, os Espíritos maus, apegam-se àqueles a quem tem acesso, por uma atração perispiritual, muito forte e, quando chegam a dominar, impõem suas ideias, gostos e preferências. Pode-se afirmar que a obsessão é uma questão de atitudes mutuamente assumidas, pela similitude de pensamentos, crenças, pelos sentimentos, pelas emoções e pelas diferentes tendências para reagir.

A obsessão se apresenta em diferentes graus de intensidade:

Na obsessão simples o obsediado tem consciência da interferência de um Espírito adverso ou enganador, e este, por sua vez, não se disfarça, não esconde suas intenções e desejos.

A obsessão consiste na tenacidade de um Espírito, para impor sua vontade, da qual “não consegue desembaraçar-se a pessoa sobre quem ele atua.” Na obsessão simples, o obsediado nem percebe a influência, porque se compraz no pensamento do outro.

A obsessão lavra os maiores desastres espirituais no meio das pessoas sensíveis, que registram com mais clareza, a atuação dos Espíritos, sobretudo, as pessoas comprometidas com um passado faltoso. Somente com o tratamento espiritual adequado é possível conseguir apaziguar antigas rixas, antigos desafetos e desentendimentos. Por isso só o amor (vivido) e o esclarecimento da Doutrina Espírita, se tomam o antidoto mais poderoso para a cura definitiva.

Para isso os médiuns precisam estar sempre vigilantes, atentos, ao bem que fizerem, imunizar-se contra o orgulho e vaidade, policiar a língua contra a maledicência, desvincular dos maus pensamentos, direcionar a vontade na conquista da vivencia do amor e da paz íntima.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns: 2ª parte - Cap. XXIII

KARDEC, Allan. A Gênese: Cap. XIX, itens 45 a 48

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: Pergs. 473 a 480

XAVIER, Francisco Candido (Espírito André Luiz). Nos Domínios da Mediunidade: Cap. 23

XAVIER, Francisco Candido (Espírito André Luiz). Missionários da Luz: Cap. 18

PERALVA, Martins - Estudando a Mediunidade: Cap. XI, XIII, XIX, XXXV

XAVIER, Francisco Candido (Espírito André Luiz). Mecanismos da Mediunidade: Cap. XXIV

PIRES, José Herculano. O Espírito e o Tempo: IV parte - Cap. l

XAVIER, Francisco Candido (Espírito André Luiz). Libertação: Cap. IX

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário