As 5 Alternativas da Humanidade
As alternativas da
humanidade em relação ao mundo espiritual resultam das seguintes doutrinas:
materialismo, panteísmo, deísmo, dogmatismo e Espiritismo.
Doutrina
Materialista:
A inteligência do
homem é uma propriedade da matéria; nasce e morre com o organismo. O homem nada
é antes, nem depois da vida corporal.
Consequências.
Tendo o homem apenas
matéria, os gozos materiais são as únicas coisas reais e desejáveis; as
afeições morais carecem de futuro; a morte quebra os laços morais sem remissão
e para as misérias da vida não há compensação; o suicídio vem a ser o fim
racional e lógico da existência,
quando não se pode esperar atenuação para os sofrimentos; o bem e o mal, meras
convenções; por freio social, unicamente a força material da lei civil.
Doutrina
Panteísta:
O princípio
inteligente, ou alma, independente da matéria, é extraído do todo universal; individualiza-se
em cada ser durante a vida e volta, por efeito da morte, à massa comum, como as
gotas de chuva ao oceano.
Consequências.
Sem individualidade e
sem consciência de si mesmo, o ser é como se não existisse. As consequências
morais desta doutrina são exatamente as mesmas que as da doutrina materialista.
Doutrina
Deísta:
Deísmo compreende duas
categorias de crentes: os deístas crentes e os deístas providencialistas. Deus,
dizem os dependentes, estabeleceu as leis gerais que regem o universo; mas, uma
vez estabelecidas, estas leis funcionam por si só e aquele que as promulgou de mais nada
se ocupa. O deísta providencialista crê não só na existência e do poder criador
de Deus na origem das coisas, como também crê na sua intervenção incessante na
criação e a ele ora, mas não admite o culto exterior e o dogmatismo atual.
Doutrina
Dogmática:
A alma, independente
da matéria, é criada por ocasião do nascimento do ser; sobrevive e conserva a
individualidade após a morte; desde esse momento, tem irrevogavelmente determinada
a sua sorte; nulos lhe serão quaisquer progressos ulteriores; ela será, pois,
por toda a eternidade, intelectual e moralmente, o que era durante a vida.
Sendo os maus condenados
a castigos perpétuos e irremissíveis no inferno, completamente inútil lhes
resulta todo arrependimento. Os casos que possam merecer o céu ou o inferno,
por toda a eternidade, são deixados à decisão
e ao juízo de homens falíveis, aos quais é dada a faculdade de absolver ou
condenar.
Consequências.
Esta doutrina deixa
sem solução os graves problemas seguintes:
- De onde vêm as
disposições morais e intelectuais, inatas aos homens.
- Qual a sorte das
crianças que morrem em tenra idade?
- Qual a sorte dos
idiotas que não têm consciência dos seus atos?
- Onde está a justiça
das enfermidades de nascença, uma vez que não resultam de nenhum ato da vida
presente?
- Qual a sorte dos
selvagens e de todos os que forçosamente morrem no estado de inferioridade moral
em que foram colocados pela natureza, se não lhes é dado progredirem
ulteriormente.
- Por que cria Deus
umas almas mais favorecidas do que as outras?
- Por que criou Deus
anjos em estado de perfeição sem trabalho, ao passo que outras criaturas são
submetidas às mais rudes provações em que têm maior probabilidade de sucumbir,
do que de sair vitoriosas?
Doutrina
Espírita:
O princípio
inteligente independe da matéria.
A alma individual
preexiste e sobrevive ao corpo.
O ponto de partida ou
de origem é o mesmo para todas as almas, sem exceção; todas são criadas simples
e ignorantes e sujeitas ao progresso indefinido.
Nada de criaturas
privilegiadas e mais favorecidas do que outras.
Os chamados anjos são seres
que chegaram à perfeição, depois de haverem passado, como todas as criaturas,
por todos os graus de inferioridade.
As almas ou Espíritos
progridem mais ou menos rapidamente, pelo uso do livre-arbítrio, pelo trabalho
e pela boa vontade.
A vida espiritual é
vida normal.
O Espírito progride no
estado corporal e no estado espiritual.
As crianças que morrem
em tenra idade podem ser Espíritos mais ou menos adiantados, porquanto já
tiveram outras existências em que praticaram o bem ou cometeram ações más.
A alma dos idiotas é
da mesma natureza que a de qualquer outro encarnado; possuem muitas vezes
grande inteligência, da qual abusaram em existências pretéritas e aceitaram voluntariamente
a situação de impotência para usá-la, a fim de expiarem o mal que praticaram.
Princípios Básicos
A doutrina espírita
tem por princípios básicos:
- A preexistência da
alma ao nascimento e sua sobrevivência após a morte do corpo físico, com um
corpo espiritual ou perispírito.
- Pluralidade das
existências e justiça das aflições.
- Progressão dos
Espíritos.
- Comunicação com os Espíritos
desencarnados e a intervenção destes no mundo corpóreo.
Alternativas
Em resumo, quatro
alternativas se apresentam ao homem, para o seu futuro além-túmulo:
1°) o nada, segundo a
doutrina materialista;
2°) a absorção no todo
universal, segundo a doutrina panteísta;
3°) a conservação da
individualidade, com fixação definitiva da sorte, segundo a doutrina dogmática;
4°) a conservação da
individualidade, com o progresso infinito, segundo a doutrina espírita.
De acordo com as duas
primeiras, os laços de família são rompidos pela morte e não há nenhuma
esperança de se reencontrarem; com a terceira, há possibilidade de se reverem,
desde que estejam no mesmo meio, podendo ser esse meio o inferno ou o paraíso;
com a pluralidade das
existências, que é inseparável do progresso gradual, existe a certeza da continuidade
das relações entre os que se amam, e é isso o que constitui a verdadeira
família.
Espiritismo
e Espiritualismo
Espiritualista é
aquele que segue uma doutrina oposta ao materialismo. Quem crê haver em nós
outra coisa além da matéria é espiritualista, o que não implica na crença nos
Espíritos e nas suas manifestações.
Espiritismo é a
doutrina revelada por Espíritos Superiores, por meio de médiuns, e organizada por
Allan Kardec, que diz na "Introdução" ao Livro dos Espíritos:
portanto se adotei as palavras Espiritismo e Espiritualismo, é porque elas
exprimem sem equívoco, as ideias relativas aos
Espíritos.
Todo espírita é,
necessariamente espiritualista
sem que todos os espiritualistas sejam
espíritas.
Podem ser chamados de
Espíritas aqueles que professam a Doutrina Espírita, que é Filosofia, Ciência e
Religião.
Codificação Espírita
A Doutrina Espírita
está contida nas obras básicas: O Livro dos Espíritos (Paris, 18 de abril de 1857);
O Livro dos Médiuns (Paris, 15 de janeiro de 1861); O Evangelho Segundo o
Espiritismo (Paris, abril de 1864); O Céu e o Inferno ou a Justiça de Deus Segundo
o Espiritismo (Paris, 1°de agosto de 1865); A Gênese, os Milagres e as
Predições Segundo o Espiritismo (Paris, 6 de janeiro de 1868); Obras Póstumas
(Paris, 1890).
QUESTIONÁRIO:
1 - Quais as
alternativas da humanidade em relação ao mundo espiritual, segundo Allan Kardec?
2 - Cite as
consequências da doutrina dogmática?
3 - Quais os
princípios básicos da Doutrina Espírita?
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