IDÉIAS INATAS
O Espírito evolui incessantemente e em cada encarnação acumula uma parcela considerável de novos conhecimentos, quando renasce em novo corpo, mantém, de forma inata, muito daquilo que aprendeu em existências precedentes.
- O Espírito encarnado conserva algum traço das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências sucessivas?
- “Resta-lhe uma vaga lembrança, que lhe dá o que chamamos ideias inatas” (LE, perg. 218).
Realmente, o Espírito não pode lembrar-se de tudo o que aprendeu em vidas passadas; seus gostos, propensões, conhecimentos adquiridos, posição social; não obstante, veem-se pessoas nascerem em condições paupérrimas que, apesar disto, pelo próprio esforço e determinação em virtude de vagas reminiscências do passado, tudo fazem para se elevarem na vida, graças às tendências que adquiriram em existências anteriores e que são conservadas de forma inata.
Existem numerosos casos de pessoas que nasceram em condições obscuras e, no entanto, conquistaram destaque na ciência, na política, nas artes, e outros ramos do conhecimento humano.
É notória também a existência de crianças precoces que, desde a mais tenra idade, manejam instrumentos musicais, tornando-se exímias artistas, matemáticos ou portadores de uma tendência para determinada arte, conhecimentos esses que somente seriam admissíveis quando adultos.
Considerando-se ter o Espírito a necessidade de evoluir moral e intelectualmente, pode acontecer que numa encarnação suas faculdades intelectuais, por exemplo, permaneçam adormecidas, para que ele possa evoluir mais no campo moral, pois nem sempre a evolução é simultânea. Assim, ideias inatas são reminiscências de vidas passadas que afloram no decurso de novas existências corporais.
Muitas pessoas chegam mesmo a reconhecer lugares onde parece terem estado anteriormente, e mesmo o encontro de pessoas que, logo à primeira vista, lhes parecem familiares ou já conhecidas, o que pode representar uma indicação de que conviveram com elas em encarnações anteriores.
QUESTIONÁRIO:
B - IDÉIAS INATAS
1 - O que são ideias inatas?
2 - Como se explica a precocidade de algumas crianças?
3 - Como a Doutrina Espírita encara os chamados "gênios"?
Fonte da imagem: Internet Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário