Elementos Gerais do Universo
DEUS, Espírito e Matéria
Há séculos que a chamada Trindade Universal tem sido o fundamento do Cristianismo, assim como de outras religiões. Historicamente, o dogma da Santíssima Trindade foi aprovado pelo Concílio de Nicéia no ano de 325. A partir desse momento, a Teologia Cristã influenciada pela filosofia judaica criou o mito antropológico de Deus, o qual tomou a forma de três pessoas distintas.
Nesta concepção mística de Deus, a Trindade erigiu-se no mais profundo mistério da Teologia Cristã.
A Doutrina Espírita, por sua vez, na busca de uma compreensão racional dessa realidade, substitui as três pessoas da Trindade pelas três realidades essenciais do Universo:
Deus, Espírito e Matéria - a trilogia fundamental ou causas primárias do Universo.
É assim que o surgimento da Doutrina Espírita marca a passagem do mito antropológico para uma filosofia cristã racional; a Trindade Universal não é regida por pessoas, mas formada por substâncias regidas por uma Inteligência Suprema.
DEUS: A causa primária de todas, não teve princípio, mas todas as coisas subsistem pelo influxo de seu poder criador. Em assim sendo, espírito e matéria são os princípios ou causas de Segunda Ordem, essências constituintes do Universo, que marcam os primórdios da criação. Por mais distante que se possa colocar o início dessa obra, é inaceitável compreender Deus ocioso por um segundo sequer, conforme a pergunta 21 de L.E.
ESPÍRITO: É o princípio inteligente do universo (LE, perg. 23). Por princípio entende-se aqui o fundamento que dá origem ao Universo, e nele permanece como essência universal. Portanto, por espírito entende-se, aqui o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades designadas por esse nome (LE, perg. 25a).
MATÉRIA: Em sua origem consiste no princípio material, ou seja, no Fluido Cósmico, matéria geratriz que passa por várias modificações até formar as coisas e seres materiais. É a partir dessas metamorfoses que surgem os elementos fundamentais da natureza, as aglomerações de átomos, que por sua vez darão origem às formas materiais.
De Deus originam-se assim esses dois princípios universais, de natureza diferentes e distintos um do outro, mas é fundamental a união do espírito com a matéria - em seu estado essencial - para dar inteligência a esta (LE, perg. 25), e portanto dar origem à multiplicidade de seres da criação.
BIBLIOGRAFIA: LE, Cap. II - ítens I e II - perg. 17 a 28.
QUESTIONÁRIO:
A) DEUS, ESPÍRITO E MATÉRIA
1) Como o Espiritismo compreende a Trindade Universal racionalmente?
2) O que é espírito?
3) De onde se origina a matéria? Dê exemplos de suas modificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário