CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

9ª AULA PARTE B CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO - FEESP

DA ALMA - MATERIALISMO

Alma é um Espírito encarnado, segundo a definição dos próprios Espíritos, na resposta à questão 134 do L.E. Allan Kardec, na Introdução da referida obra, no item II, chama alma ao ser imaterial e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo. Portanto, alma é o princípio inteligente que habita o corpo físico, utilizando-o como instrumento de sua atividade no mundo material, enquanto que Espírito é a alma do desencarnado, mera questão de terminologia para facilitar o entendimento. Kardec, no comentário à questão 135a diz que o Homem é formado de três partes essenciais:

a - O CORPO - ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo princípio vital;

b - A ALMA - Espírito encarnado, do qual o corpo é a habitação;

c - O PERISPÍRITO - princípio intermediário, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo.

A alma é indivisível e não pode animar dois corpos diferentes ao mesmo tempo. O que às vezes acontece é a produção de um fenômeno denominado BICORPOREIDADE, que, no entanto é apenas aparente: um dos corpos é o real, ao passo que o outro decorre de exteriorização da alma, em virtude do desdobramento ou projeção da consciência, que se materializa, tornando-se temporariamente tangível. Essa exteriorização advém do fato de que a alma não está encerrada no corpo como um pássaro na gaiola; ela irradia e se manifesta no exterior, como a luz de um globo de vidro (LE, perg. 141).

MATERIALISMO

Materialismo é a corrente doutrinária que afirma existir somente a realidade material e nada mais do que ela. Segundo seus adeptos, a realidade é exclusivamente de natureza material, sendo a "espiritual" apenas uma propriedade ou um produto da matéria. A alma é para eles um efeito e não uma causa. Desse ponto de vista, os seres orgânicos nada mais seriam do que simples ação da matéria. A inteligência, o pensamento, seriam apenas decorrências de propriedades da matéria.

Esta posição doutrinária leva os cientistas à busca da verdade segundo os padrões científicos de conhecimento do homem encarnado, portanto bastante limitados independentemente da crença em Deus. No entanto, muitos que se proclamam adeptos dessa corrente doutrinária, são de boa formação moral, embora, para eles Deus e a vida futura não existam.

O homem materialista, por lhe faltar a compreensão do futuro, procura sempre sua felicidade nos bens perecíveis e efêmeros. No entanto, embora a felicidade não esteja neste mundo, aqui se encontra o campo infinito de realização e desenvolvimento do seu potencial.

QUESTIONÁRIO:

B - DA ALMA - MATERIALISMO:

1 - Como definir alma?

2 - O Espírito pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? Explicar.

3 - Em que consiste o materialismo?


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário