CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

12ª AULA PARTE A CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO - FEESP

SORTE DAS CRIANÇAS APÓS A MORTE - SEXO NOS ESPÍRITOS

SORTE DAS CRIANÇAS APÓS A MORTE: O fato de uma criança desencarnar em tenra idade não significa que ela irá desfrutar das benesses reservadas aos Espíritos puros, como também não a isentará das provas que tenha que vencer e que são essenciais ao seu aprimoramento espiritual. Seria inadmissível crer que desfrutasse, sem esforço, das bem-aventuranças eternas.

Neste caso, seria uma injustiça divina liberar tais Espíritos das vicissitudes próprias da vida corpórea, normalmente cheia de tribulações e de dores. Em relação a esta questão, Allan Kardec indaga os Espíritos superiores: - O Espírito da criança que morre em tenra idade, não tendo podido fazer o mal, pertence aos graus superiores?

 - "Se não fez o mal, também não fez o bem, e Deus não o afasta das provas que deve sofrer. Se é puro, não é pelo fato de ter sido criança, mas porque já se havia adiantado" (LE, perg. 198).

Segundo o princípio da reencarnação, as oportunidades de crescimento espiritual são iguais para todos, sem exceção e sem privilégios, e quem se retardar somente a si mesmo cabe queixar-se, pois assim como os homens têm o mérito de suas ações, também têm o de suas responsabilidades.

Existem várias causas para a interrupção da vida de um Espírito em plena infância corpórea; dentre elas, a que pode constituir uma prova ou expiação para seus pais, ou ainda o fato de que o Espírito tenha vivido apenas o suficiente para complementar uma vida anterior, interrompida antes do tempo devido.

O Espírito de uma criança desencarnada em tenra idade poderá ser tão adiantado quanto o de seus pais, sendo-o algumas vezes muito mais, porquanto pode dar-se que muito mais já tenha vivido e adquirido maior soma de experiências, sobretudo se progrediu (LE, perg. 179).

Não se pode também considerar a infância como um estado de inocência, pois frequentemente surgem crianças portadoras de maus instintos, numa idade em que a educação ainda não pode exercer sua influência. Muitas crianças trazem de forma inata tendências negativas, não obstante o exemplo do meio em que vivem; tais tendências somente podem vir do estado de inferioridade do Espírito.

O Espírito que retorna à espiritualidade ainda na infância corpórea, e não teve por isso tempo suficiente para manifestar suas virtudes adquiridas ou suas imperfeições, terá de retornar ao plano material para completar sua programação evolutiva. Aqueles que são viciosos, é que progrediram menos e têm então de sofrer as consequências, não dos seus atos da infância, mas das suas existências anteriores. É assim que a lei se mostra a mesma para todos e a justiça de Deus a todos abrange (LE, perg. 199a).

SEXO NOS ESPÍRITOS: Em relação a esta questão, Allan Kardec indaga aos Espíritos benfeitores: - Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?

 - "Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar (LE, perg. 202). Os Espíritos, enquanto essência inteligente não tem sexo, da forma que se entende, uma vez que o sexo depende da constituição orgânica. Entre eles existe amor e simpatia, mas baseados na afinidade de sentimentos, na afeição que conseguiram amealhar no transcorrer de outras existências".

Os Espíritos, enquanto seres psíquicos guardam em si uma tendência masculina ou feminina.

No entanto, podem por vezes habitar um corpo de um homem ou o corpo de uma mulher, depende das provas que tenha que vencer, ou das expiações pelas quais tenha que passar.

No decurso do seu processo evolutivo, o Espírito necessita realizar o maior número possível de experiências, para enriquecer-se e atingir o estado de angelitude. Ele precisa, pois, encarnar nas mais diversas posições sociais, intelectuais e morais. Necessita por isso passar pela vivência de ambas as polaridades sexuais, sendo levado, portanto, a algumas vezes encarnar como homem e outras como mulher.

QUESTIONÁRIO:

A - SORTE DAS CRIANÇAS APÓS A MORTE - SEXO DOS ESPÍRITOS

1 - Quando o Espírito desencarna em tenra idade, qual será a sua conduta evolutiva?

2 - A inocência da criança significa que o seu Espírito é evoluído?

3 - Os Espíritos têm sexo na forma como entendemos?


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário