CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

6a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


MUITO SE PEDIRÁ ÀQUELE QUE MUITO RECEBEU

“O servidor que soube a vontade de seu senhor e que, todavia, não estiver preparado e não tiver feito o que esperava dele, será batido rudemente; mas aquele que não soube sua vontade, e que tiver feito coisas dignas de castigo, será menos punido. Muito se pedirá àqueles a quem se tiver muito dado, e se fará prestar maiores contas aqueles a quem se tiver confiado mais coisas”. Lucas, XII: 47 e 48

Todo aquele que conhece os ensinamentos do Cristo é culpável, seguramente de não os praticar. Se faz necessário, diante do Evangelho, possuir uma postura de verdadeiro cristão, aproveitando os preceitos de Jesus para o adiantamento espiritual, para que cada coração seja tocado pela humildade, altruísmo, desapego dos bens materiais e acima de tudo amor ao próximo e amor a Deus.

Os médiuns que obtém boas comunicações são ainda mais repreensíveis em persistir no mal, porque, frequentemente, escrevem sua própria condenação e, se não estivessem cegos pelo orgulho, reconheceriam que é a eles que os Espíritos se dirigem. Mas em lugar de tomar para eles as lições que escrevem, seu único pensamento é de as aplicar aos outros, realizando assim estas palavras de Jesus: “Vedes um argueiro no olho do vosso irmão, e não vedes a trave que está no vosso”. Ou ainda, por estas outras palavras: “Se fosseis cegos não teríeis pecado”. Jesus quer dizer que a culpabilidade está em razão do conhecimento que se possui; pois, os Fariseus, que tinham a pretensão de ser, e que eram a parte mais esclarecida da nação, eram mais repreensíveis aos olhos de Deus do que o povo ainda menos esclarecido. Ocorre o mesmo hoje.

Aos espíritas será pedido muito, porque receberam muito, mas, também, aqueles que tiverem aproveitado, será dado muito. O primeiro pensamento de todo espírita sincero deve ser o de procurar, nos conselhos dados pelos Espíritos, se não há alguma coisa que possa lhe dizer respeito. O Espiritismo vem multiplicar o número dos chamados; pela fé que proporciona, multiplicará também o número dos escolhidos.

O cristão é sempre chamado a servir em toda parte. Na casa do sofrimento, ministrara consolação. Na toca das trevas, acenderá a luz. No confronto com o ódio, multiplicara as bênçãos do amor. Na praça da maldade, dispensará o bem. Em todos os ângulos do caminho, encontraremos sugestões do Senhor, desafiando-nos a servir.

Ao portador da responsabilidade mediúnica, inquire Jesus pela aplicação dos talentos que lhe foram confiados.

A cada criatura que desperta em mais altos níveis da fé raciocinada, soa a interpelação do Senhor: “Que buscais?” é um verdadeiro convite às obras em que se afirme a caridade real.

Assim, é nossa a responsabilidade de escutar no íntimo, em cada lance das nossas atividades, a palavra do Condutor Divino, convocando-nos a coerência entre o ideal e o esforço, entre a promessa e a realização.

Analisar o que fazemos, observar o que dizemos, meditar em torno das nossas aspirações mais ocultas.

Se a perturbação, por ventania gritante, rugir à nossa porta, não nos entreguemos aos pensamentos desordenados. É preciso parar e refletir. Se desatinos dessa ou daquela procedência visitam a nossa alma, busquemos o nosso Íntimo e acendamos a luz da prece, reexaminando atitudes e reconsiderando problemas, entendendo que a renovação somente será verdadeira renovação para o bem se partir do nosso coração e do nosso pensamento.

A nossa felicidade, neste mundo ou no outro, depende de nossos próprios méritos, erigindo, assim, a responsabilidade pessoal em princípio fundamental de nossa filosofia de vida. Preceitua o evangelho que “a cada um será dado segundo as suas obras”. Quando toda a humanidade pensar e agir deste modo, a Terra se transformará e o amor será uma realidade em todas as criaturas.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap. XVIII - item 10 a 14

BÍBLIA SAGRADA. Novo Testamento: Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, XII: 47 e 48

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). O Espírito da Verdade: item 54

XAVIER, Francisco Candido (Espírito André Luiz). Agenda Cristã: item 45

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Livro da Esperança: item57

CALLIGARIS, Rodolfo. Páginas de Espiritismo Cristão: item 52

Questões para reflexão:

1) Explique o que você entendeu por fenômeno anímico, como e porque ele se processa.

2) Faca um breve relato sobre a mediunidade poliglota.

3) Analise a afirmação de Jesus: “Vedes um argueiro no olho do vosso irmão, e não vedes a trave que está no vosso”

4) Como espírita analise a interrogação do Senhor: “Que buscais?”

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário