CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

9ª Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


QUEM SE ELEVAR SERÁ REBAIXADO

O que quis nos ensinar Jesus quando disse: “Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado” (Lucas, XIV: 11).

O Mestre nos indica a condição essencial para a felicidade, a humildade, virtude contrária ao orgulho e a vaidade. Orgulho e vaidade: defeitos terríveis e fatores de queda para os invigilantes, que são responsáveis, muitas vezes, por “jogarmos fora” uma encarnação inteira, causa de infelicidade futura. Com muita propriedade, Kardec perguntou no LE qual é o maior obstáculo ao progresso, o que lhe foi respondido: “São o orgulho e o egoísmo. Quero referir-me ao progresso moral”.

Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (cap. II, item 8), de Allan Kardec, há uma comunicação de uma antiga rainha da França que, ao adentrar o mundo espiritual, após uma vida de luxo e de orgulho, viu com imensa surpresa que Espíritos que ocupavam posições subalternas, obscuras, desfrutavam, no mundo dos Espíritos, de posições superiores a dela. Em certo trecho da sua comunicação, diz ela textualmente:

“O orgulho me perdeu sobre a Terra (...) Que humilhação, quando, em vez de ser ali recebida como soberana, tive de ver acima de mim, mas muito acima, homens que eu considerava pequeninos e os desprezava, por não terem nas veias um sangue nobre! Oh! Só então compreendi a fatuidade dos homens e das grandezas que tão avidamente buscamos sobre a Terra”.

No Evangelho de Mateus (cap. 18, versículos 3 e 4) disse Jesus Cristo: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus. Porquanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.”

Jesus toma a criança como modelo, como padrão de comportamento, a fim de exemplificar a simplicidade e a humildade. O Mestre quis demonstrar, assim, que somente seremos simples e humildes quando nos fizermos pequenos como a criança: sem orgulho, sem presunção, sem nenhum dos defeitos que nos impedem de alcançar a tão desejada felicidade; e que tanto cultivamos como o ódio, o ciúme, a inveja, a ambição (ver LE questão 967).

Novamente no Evangelho de Mateus (cap.20, versículos 26 a 28) lemos que o Mestre, dirigindo-se aos seus apóstolos disse: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo; tal como o Filho do Homem que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Em outro ensinamento, desta vez em Lucas (cap. 14, versículos 10 e 11), o Mestre ensina que “quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os convivas. Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”.

Digno de destaque é a afirmação de Jesus de que “ele havia descido a Terra para servir e não para ser servido”.

Se ele, que foi o maior e mais puro dos Espíritos que já encarnaram na Terra, veio para servir, o que dizer daqueles que ainda são imperfeitos, que estão nos primórdios da evolução espiritual? Se ele, que é o nosso Mestre, deu uma demonstração tamanha de humildade extrema lavando os pés de seus apóstolos, o que esperar de nós mesmos? Ainda seguiremos exigindo que os outros nos sirvam, sem dar nada em troca?

Podemos interpretar o gesto simbólico de Jesus como o mais autêntico exemplo de desapego pelas coisas terrenas e a mais sublime simplicidade, que devemos imitar.

Assim, finalizamos com o comentário de Kardec, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”: “O Espiritismo vem confirmar a teoria pelo exemplo, ao mostrar que os grandes do mundo dos Espíritos são os que foram pequenos na Terra e que frequentemente são bem pequenos os que foram grandes e poderosos na terra”.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap. VII - itens 3 a 6

BÍBLIA SAGRADA. Novo Testamento: Evangelhos de Mateus e Lucas

LE questão 785

ESE, Cap. VII, Item 6

Questões para reflexão:

1) Apresente os meios mais eficazes para se identificar o grau evolutivo do Espírito comunicante.

2) Com base no LM n° 267 descreva o tipo de linguagem dos Espíritos que serve de fonte inspirada para qualificação dos Espíritos.

3) Comente a diferença do ensinamento do Mestre Jesus: “Pois todo aquele que se exalta será humilhado” com a vivência do homem no nosso dia-a-dia.

4) Analise a afirmação: “Quem quiser tomar-se grande entre vós, esse será o que vos sirva”.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário