CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

23a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


MEDIUNIDADE DOS APÓSTOLOS

“Se alguém julga ser profeta ou inspirado pelo Espírito, reconheça um mandamento do Senhor nas coisas que estou escrevendo para vocês” (Paulo, aos Coríntios).

A mediunidade e Jesus

Quando Jesus recomenda a seus doze discípulos a divulgação de que o “reino do Céu esta próximo” fica evidenciado, aos que estudaram ou vivenciam esse fenômeno, que o Mestre se referia à era da faculdade mediúnica. Entretanto, por conta dos tradutores ou dos teólogos, essa realidade ficou comprometida no texto bíblico. Entretanto, como é impossível “tapar o sol com uma peneira”, podemos perfeitamente identificá-la, apesar de todo o esforço para escondê-la.

Abaixo, vários relatos do Novo Testamento, nos quais se observa a mediunidade dos apóstolos, como Jesus havia lhes falado.

O Evangelista Mateus narra o seguinte:

“Eis que eu vos envio como ovelhas entre lobos. Por isso, sedes prudentes como as serpentes e sem malicia como as pombas. Guardai-vos dos homens: eles vos entregarão ao Sinédrio e vos flagelarão em suas sinagogas. E, por causa de mim, sereis conduzido a presença de governadores e de reis, para dar testemunho perante eles e perante as nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em saber como ou o que haveis de falar. Naquele momento vos será indicado o que deveis falar, porque não sereis vós que estareis falando, mas o Espírito de vosso Pai é que falará em vós”. (Mt 10:16-20) Sobre a transfiguração de Jesus, em Marcos, cap. 9:2 a 8, encontramos:

“Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e os levou, sozinhos, para um lugar retirado sobre uma alta montanha”. Ali foi transfigurado diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, de uma alvura tal como nenhum lavadeiro na terra as poderia alvejar. E lhes apareceram Elias com Moises, conversando com Jesus: Rabi, é bom estarmos aqui. Façamos, pois, três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Pois não sabia o que dizer, porque estavam atemorizados. E uma nuvem desceu, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma Voz: “Este é o meu Filho amado; ouvi-o”

E de repente, olhando ao redor, não viram mais ninguém: “Jesus estava sozinho com eles”.

Referente ao dia de Pentecostes, afirma o livro dos Atos dos Apóstolos, que, estando os discípulos de Jesus reunidos num cenáculo, celebrando o Dia de Pentecostes, foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles, que passaram a falar varias línguas (mediunidade poliglota), de forma que ali se produzisse estrondosa manifestação espiritual, fazendo com que despontasse, de forma coletiva, a mediunidade dos apóstolos, o que, naquela época era um fato inusitado, e que passaram a se comunicarem facilmente com os forasteiros de todas as nações que naquela época estavam em Jerusalém. (Cap. 2:1-4).

Fato semelhante aconteceu, um pouco mais tarde, nomeado como o Pentecostes dos pagãos: “Pedro ainda estava falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a Palavra. Os fiéis de origem judaica, que tinham ido com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo também fosse derramado sobre os pagãos. De fato, eles os ouviam falar em línguas estranhas e louvar a grandeza de Deus...” (At. 10:44-46).

Xenoglossia, na definição do Dicionário Eletrônico Aurélio é: A fala espontânea em língua(s) que não fora(m) previamente aprendida(s).

A respeito da libertação de Pedro da cadeia: a libertação de Pedro da prisão é organizada por um Anjo do Senhor que nada mais é que um Espírito superior materializado. Ele o conduz pelos obstáculos e pelos guardas sem que haja qualquer dificuldade. Chega a liberá-lo das correntes que o prendiam. A clareza deste trecho é emocionante.

De repente, sobreveio o Anjo do Senhor e uma Luz brilhou no cubículo. Tocando a Parte de Pedro, o Anjo fê-lo erguer-se, dizendo: “Levanta-te depressa!” E caíram-lhe as correntes das mãos. (Ato dos Apóstolos 12:7).

Pedro cura um paralítico em Lida: “Aconteceu que Pedro, que se deslocava por toda parte, desceu também para junto dos santos que moravam em Lida. Encontrou ali um homem chamado Enéias, que havia 8 anos estava de cama: era paralítico. Pedro então lhe disse: “Enéias, Jesus Cristo te cura! Levante-se e arruma teu leito”. Ele imediatamente levantou-se. Viram-no todos os habitantes de Lida e da planície de Saron e se converteram ao Senhor”.

Conversão de Paulo: Saulo como Doutor da Lei, tinha plenos poderes de perseguir e efetuar prisões aos seguidores do Nazareno. Seguiu para cidade Damasco, à procura e prisão de Ananias.

Durante o percurso, uma espessa nuvem de poeira cobria a estrada. Já se avistava a cidade de Damasco quando Saulo, envolvido por um brilho estranho, jaz em terra, mergulhando na mais completa escuridão em pleno meio-dia. Estava cego. Seguiu-se outra luz que banhou seus olhos e nela surgiu um homem vestindo túnica com pontos luminosos e cabelos a nazareno, que lhe falou com Voz amorosa: “Saulo, por que me persegues”?

O Doutor da Lei não compreendia o que se passava. Como somente ele via aquela majestosa figura, perguntou: “Quem sois vós, Senhor”? Então o homem disse: “Eu sou Jesus, a quem persegues”.

Em prantos, Saulo perguntou: “Senhor, que queres que eu faça”? “Entre na cidade e saberás o que fazer”, foi à resposta.

Um homem objetivo e teimoso, quanto Saulo de Tarso, desenvolve a clarividência, de um momento para outro, vê o próprio Cristo, as portas de Damasco, e lhe recolhe as instruções. E porque Saulo, embora corajoso, experimente enorme abalo moral, Jesus, condoído, recorre a Ananias, médium clarividente na aludida cidade, e pede lhe o socorro para o companheiro que encetava a nova tarefa.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. A Gênese: Cap. XV itens 15, 43 e 44, 56 a 62
Bíblia de Jerusalém: Atos dos Apóstolos: 2:1-4; 4-6; 10:44-46; 12:7 - Mateus 10:16-20 - Paulo, I Coríntios
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito Emmanuel). Espírito de Verdade: item23
SCHUTEL, Cairbar. Vida e Atos dos Apóstolos

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário