CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

20a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


ESPIRITISMO E VOCÊ

Ultrapassada está a fase inicial da divulgação do Espiritismo, quando se associavam à doutrina crendices populares ou a ideia de seita milagreira. Hoje é possível visualizá-la, amplamente, nos seus três aspectos: como ciência, quando pesquisa os chamados fenômenos paranormais com métodos próprios; como filosofia, quando interpreta a natureza dos fenômenos e reformula a concepção do mundo e de toda a realidade segundo as novas descobertas científicas; como religião, em decorrência das conclusões filosóficas, baseadas na sobrevivência após a morte e nas ligações com o Cristianismo, desvinculada de aparatos formais, cultos e dogmas de fé.

No entanto, é preciso considerar que o Espiritismo se tomará uma crença comum e marcará uma nova era na historia da humanidade, porque é inerente à Natureza e chegou o tempo em que deve tomar lugar nos conhecimentos humanos.

Kardec esclarece que as ideias só se transformam com o tempo e não subitamente; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer com os que as professavam e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios.

Ao se deparar com a atitude preconceituosa diante de fenômenos espíritas, constata-se a referência aos poderes misteriosos da natureza, levando-os a toda espécie de superstições e crendices presas ao aspecto mágico, ao sobrenatural, diante de fenômenos que ainda não compreendem.

Com o Espiritismo, a humanidade deve entrar numa fase nova, a do progresso moral, que lhe é consequência inevitável, promovendo o desenvolvimento de ideias reformadoras, em etapas naturais caracterizadas por três períodos distintos. O primeiro é o da curiosidade provocada pela estranheza dos fenômenos; o segundo é o do raciocínio e da filosofia; o terceiro, o da aplicação e das consequências.

É oportuno transcrever as palavras conclusivas de Pedro: “Por isto mesmo, aplicai toda a diligência, acrescentai a vossa fé a virtude, a virtude o conhecimento...” (Segunda Epístola de Pedro, cap. 1, vers. 5), e, de Emmanuel:

“Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer: eu creio, mas afirmar eu sei, com todos os Valores da razão tocados pela luz do sentimento” (O Consolador, questão 354).

Bibliografia:

KARDEC, Allan - Livro dos Espíritos
A Bíblia de Jerusalém
PIRES, José Herculano - Curso Dinâmico de Espiritismo
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). O Consolador

Questões para reflexão:

1) Faça um comentário referente ao vestuário dos Espíritos.

2) Descreva os cuidados dos Espíritos Superiores para o fenômeno da materialização.

3) Explique porque o Espiritismo marcar é uma nova era.

4) Fale sobre superstições e crendices e as Suas consequências na evolução do Espírito.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário