CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

20a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


LABORATÓRIO DO MUNDO INVISÍVEL

Como os Espíritos atuam sobre os Fluidos espirituais?

Os fluidos mais conhecidos são:

Fluido Cósmico ou Fluido Cósmico Universal: que se constitui da matéria elementar primitiva da qual derivam os vários corpos da natureza.

Fluido Vital: que tem por função vitalizar e energizar os corpos Físicos.

Os Espíritos atuam sobre os fluidos espirituais empregando o pensamento e a vontade, diferente dos homens que ao manipular os gases utilizam meios materiais.

Para os Espíritos o pensamento e a vontade são o que as mãos são para os encarnados. Pelo pensamento eles imprimem a determinados fluidos na direção que desejam; os aglomeram, combinam ou dispersam; organizam com eles conjuntos que têm uma aparência, uma forma e uma coloração determinada.

Vestuário dos Espíritos

As pessoas dotadas de visão psíquica (vidência) descrevem sempre os Espíritos vestidos com túnicas, com roupas de outras épocas ou como sempre estiveram.

Um Espírito pode se fazer visível a um encarnado sob a aparência que tinha quando vivo, na época em que essa pessoa o conheceu, mesmo que o Espírito tenha encarnado outras vezes depois disso. Pode apresentar-se com o vestuário e até sinais exteriores, tais como, deformidades, cicatrizes, membros amputados, que tinha nessa mesma época. Isso não quer dizer que tenha conservado essa aparência no espaço, apenas utilizou-se desse recurso para se fazer reconhecer.

Quando um Espírito quer utilizar a aparência que tinha em determinada encarnação, retrocede o pensamento a essa existência e seu perispírito retoma então, instantaneamente, o aspecto que apresentava na época.

Essa aparência deixa de existir assim que o seu pensamento pare de agir nesse sentido.

E quanto à formação de objetos? Como é que bengalas, cachimbos, lanternas, livros e armas, entre outras coisas, são observados com os Espíritos? Os Espíritos são vistos algumas vezes (vidência) com os objetos que ainda permanecem aqui na Terra. Tomemos como exemplo um Espírito que se apresenta usando um anel e que este mesmo anel está sendo usado hoje por um descendente seu que está encarnado. Se o anel esta aqui na Terra, de onde o Espírito tirou aquele que esta usando no plano espiritual?

Para os Espíritos que possuem poder sobre os elementos materiais (fluidos) que se encontram no espaço e que nós nem podemos imaginar, sabem como utilizá-los em criações fluídicas.

Eles tiram do Fluido Cósmico, que é matéria, os elementos necessários para formar objetos que terão a aparência que quiserem (materialização).

Citamos como exemplo um militar que terá as suas armas e seu uniforme; um fumante o seu cigarro e assim por diante.

Em “Nosso Lar”, o pai de André Luiz, no umbral, tomava conta de uma porção de barro, acreditando tratar-se de um tesouro.

A matéria elementar (o fluido cósmico) dá origem aos corpos da natureza e suas transformações. Essas transformações (da matéria elementar) confere a mesma, certas propriedades especiais diferenciadas.

Por exemplo, se pegarmos dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O) formamos uma molécula de água. Todavia, se juntarmos a esses átomos mais um de oxigênio (O), obteremos um liquido corrosivo, ou seja, “água oxigenada” (transformação).

Os Espíritos possuem essa capacidade que é inerente a eles e muitos a utilizam sem dar-se conta do que eles fazem.

Os objetos criados pelos Espíritos têm existência temporária e estão submetidos a sua vontade ou necessidade; podem fazê-los ou desfazê-los livremente.

Existe formação e não criação. Os Espíritos formam e transformam, porém, quem cria é somente Deus.

Algumas vezes esses objetos podem, além de visíveis ser também tangíveis, com o aspecto real (materializações).

Materialização

O fator moral esta sempre presente em qualquer realização espírita, inclusive nas de efeitos físicos, onde os Espíritos concordam em materializar-se desde que o motivo seja elevado.

Sendo um trabalho altamente responsável exige muito tanto do médium, como também dos presentes.

São raros os encarnados que possuem condições espirituais que esses trabalhos exigem, impondo grande preparação nas sessões de materialização.

Os superiores espirituais tomam inicialmente três providências:

Isolamento do local através de fronteiras vibratórias.

O isolamento do local se faz por meio de extenso cordão de obreiros esclarecidos a fim de evitar o acesso de entidades inferiores, que perturbariam os trabalhos, afetariam a saúde dos médiuns e a pureza do ectoplasma.

Ionização da atmosfera

A ionização (formação de íons) é uma espécie de eletrificação do ambiente, facilitando a manipulação de efeitos elétricos e magnéticos, tais como: focos de luz, lampejos, etc. Eletrizar é carregar de eletricidade.

Ionização do ambiente

A destruição de bactérias se dá através de aparelhos elétricos invisíveis (espirituais) para que o ectoplasma não seja contaminado.

Sendo assim, é fácil entender porque só por motivos elevados os Espíritos se materializam:

- Atender aos sofredores encarnados nos serviços de cura;

- Facilitar investigações científicas em benefício da humanidade, previamente planejadas no Plano Superior.

Com tanto preparo espiritual é natural que os encarnados também se preparem. Nessa preparação são ajudados por trabalhadores desencarnados, principalmente o médium de efeitos físicos que é preparado física e psicologicamente, adequando-o ao trabalho.

Devolução do Ectoplasma.

Como o médium fornece ectoplasma do seu próprio corpo, é importante preservar a pureza da doação.

Os componentes de um grupo de materialização devem tomar precauções necessárias para o bom andamento dos trabalhos e para tanto devem abster-se do consumo de álcool, fumo, alimentação pesada e pensamentos inadequados, os que não correspondem devem ser isolados.

Elementos essenciais

Nos fenômenos de materialização, os Espíritos precisam contar com três elementos essenciais para que possam ter êxito no trabalho.

O Assistente Aulus (“Nos Domínios da Mediunidade”) classifica os fluidos:

- Fluidos mais puros representando as forcas superiores e sutis de nossa esfera.

- Fluidos do médium e demais presentes;

- Recursos e energias tomadas da Natureza terrestre, nas águas, nas plantas, etc. são fluidos dóceis e facilitam a execução do trabalho.

De modo geral, no processo de materialização, enquanto o médium, é assistido pelo plano espiritual, permanece em recinto separado (cabine) o Espírito materializado anda, conversa, distribui gentilezas e faz curativos entre os encarnados.

Há manifestações que chamaríamos de sublimes que podem dispensar o concurso ostensivo de um médium, isto é, o médium em transe. Essas manifestações podem ocorrer em qualquer lugar fora das reuniões espíritas.

Embora o ectoplasma não apareça aos olhos daqueles que presenciam essas manifestações, ele existe e se associa aos dois outros elementos: a energia dos planos superiores e os recursos tomados da natureza.

Alguém esta fornecendo de forma sutil e que transcende à nossa capacidade de percepção.

Ectoplasma

Todas as pessoas da Terra possuem essa energia? No livro “Nos Domínios da Mediunidade”, encontramos:

“O ectoplasma se situa entre o corpo e o perispírito”.

É recurso peculiar não só ao homem, mas a todas as formas da Natureza. Em certas pessoas existem em maiores proporções e possibilidade de exteriorização.

É um elemento amorfo (que não apresenta organização interna), ou seja, é de aparência tal que uma pasta flexível, como uma geleia viscosa e semilíquida.

Porém, apresenta grande potência e vitalidade; esta subordinada ao pensamento e vontade do médium; infinitamente plástico dá forma as entidades que se fazem visíveis e a todos os elementos necessários a levitação ou formação de imagens criadas pelos presentes. Portanto, nas materializações se exige muito cuidado para não sofrer o domínio de inteligências sombrias.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. Livro dos Médiuns: Cap. VIII
KARDEC, Allan. A Gênese: Cap. XIV; item 14
PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade: Cap. XLII, XLIII (Materialização)
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). Nos Domínios da Mediunidade: Cap. XXVIII
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). Missionários da Luz: Cap. X

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário