CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

19a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


ATIVIDADE ESPIRITUAL - AQUI E ALÉM

O Espírito esta sempre em atividade. Considerando a atividade espiritual como atividade do Espírito, esta ocorre durante o estado de vigília (desperto), como durante o repouso do corpo físico (durante o sono).

Durante a vigília, a alma ou Espírito encarnado, realiza suas atividades em seu dia a dia, pautando-as de acordo com seus Valores e crenças.

Todo aquele que se considera cristão deve orientar sua conduta no trabalho, na rua, no recinto doméstico, na comunidade, na pratica das máximas morais de Jesus. Desenvolver pensamentos positivos voltar à atenção a pratica do bem e reforma íntima, ou seja, substituir defeitos por virtudes. Mantendo esta conduta no cotidiano, teremos maior facilidade para entrar em sintonia com os bons Espíritos.

Durante o repouso para refazimento do corpo Físico, a alma ou Espírito encarnado, pode se emancipar, ou seja, retomar as suas atividades em outros planos. Neste momento, o corpo está inativo e não necessita de sua parceria, embora permaneçam ligados pelo cordão fluídico. Desta forma, pode entrar em contato com outros Espíritos. O sonho será a recordação de uma Parte dessa atividade, a qual o Espírito desenvolvera durante sua emancipação através do sono.

O Espírito será atraído para regiões e companhias harmonizadas e sintonizadas com ele, através das suas ações, pensamentos, desejos, intenções... Os iguais se atraem, dai a importância da conduta diária voltada para a moral Cristã, enquanto em estado de vigília.

O libertino buscara o erotismo, o avarento tratará astutamente de negócios lucrativos, o cônjuge costumeiramente queixoso encontrara quem incentive ainda mais seus reclamos, bem como amigos se encontrarão para conversas, inimigos continuarão suas disputas, aprendizes farão cursos, comparsas planejarão crimes... Assim, durante o sono, tanto podem se realizar encontros com Espíritos bons e amigos ou com desafetos ou parceiros para planejar atos menos dignos.

Quem planta espinhos não colherá rosas, aquele que não sabe viver em paz com seus semelhantes, que semeia a discórdia, a inveja, a maledicência, a ociosidade e tantos outros comportamentos desequilibrados, vai atrair Espíritos afins. Desta forma, durante o sono podem se estabelecer relações maléficas, que culminam em obsessões, vampirismos, perseguições, simbioses e tantos outros desequilíbrios.

O Espírito André Luiz, na obra Missionários da Luz, cita o exemplo de uma escola no plano espiritual onde se encontravam matriculados em tomo de 300 alunos encarnados. No momento do repouso físico, muitos se desviavam do Curso devido às paixões terrenas, buscando outros interesses, comparecendo assiduamente às aulas apenas em tomo de 10% dos 300 alunos matriculados.

A oportunidade de retorno diário a vida espiritual, durante o sono, é uma bênção de Deus e não deve ser desperdiçada ou mal utilizada.

O homem deve preparar-se para o sono, a fim de não ter pesadelos: realizar leituras edificantes, conversas salutares, meditação, oração, manter bons pensamentos, fazer refeições leves, mas o mais importante será sempre a conduta moral evangelizada.

O Espírito André Luiz apresenta orientações preciosas em sua obra “Os Mensageiros”, advertindo que o homem precisa aprender a “dormir para o bem”: viver de forma cristã durante o dia, para durante o sono atrair os bons Espíritos e junto a eles aproveitar sua estadia no plano espiritual para sua evolução. Estes podem levá-lo a participar de atividades produtivas na esfera espiritual: estudar, trabalhar em favor do próximo, receber tratamento e/ou orientações para ajudar a sanar problemas do cotidiano, encontros com entes queridos desencarnados, entre outros. Reuniões maravilhosas ocorrem na Pátria Espiritual com objetivos elevados, para instrução e trabalho em favor do próximo, a fim de dar seguimento ao lema do Espiritismo: “Fora da caridade não há salvação!”

Bibliografia:

PERALVA, Martins. Pensamento de Emmanuel: Capítulos 21 e 22
PERALVA, Martins. Mediunidade e Evolução; Cap. 34
KARDEC, Allan - Livro dos Espíritos: Livro 2, Cap. VIII, questão 401, 403, 407, 410, 410, 412, 413 a 418
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito André Luiz). Os Mensageiros: Cap. 38
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito André Luiz). Missionário da Luz: Cap. 08

Questões para reflexão:

1) Descreva as características mais comuns entre os sonâmbulos.

2) Faca um breve relato da visão espírita sobre o sonambulismo, bem como, a participação do perispírito no seu desenvolvimento.

3) Descreva algumas atividades da alma (Espírito encarnado) durante o estado de emancipação.

4) Explique o que é necessário ao homem para evitar pesadelos.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário