CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

23a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


A CURA DE UM COXO E O DISCURSO DE PEDRO

Pela falta de conhecimento, as curas realizadas por Jesus e pelos seus Apóstolos, bem como as curas narradas no Antigo Testamento são entendidas como milagres, fenômenos sobrenaturais. Na realidade, nada mais são do que a manipulação de fluidos, através da ação psíquico-magnética, por terem o conhecimento de sua utilização, uma vez que fazem Parte das Leis Divinas. Estas manipulações fluídicas são realizadas em prol de auxiliar e socorrer os necessitados conforme os desígnios de Deus. Podemos estudar e observar estes fatos, narrados tanto no Antigo como no Novo Testamento, pelas elucidações neles contidas.

Quando o Mestre disse: “Ide por toda a parte, curai os enfermos, expeli os demônios e anunciai o Evangelho”, podemos compreender que através da força do nosso pensamento (energia em movimento) aliada ao magnetismo que cada um é detentor, somos capazes de irradiar, socorrer e auxiliar aos necessitados.

Durante o tempo que seguiram Jesus, os apóstolos deram início ao seu aprendizado, se alicerçaram para por em prática as suas atividades mediúnicas, após o regresso do Mestre à verdadeira vida que é na pátria espiritual. Fortaleceram-se depois de receber comunicações mediúnicas no Cenáculo, no dia de Pentecostes.

“Pedro e João subiram ao templo, para a oração da hora nona. Fora levado um homem, coxo de nascença, o qual punha cada dia à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam, e este vendo a Pedro e a João, que iam entrar no templo, implorava-lhes que lhe dessem uma esmola. Pedro fitando os olhos nele, juntamente com João, disse: Olha para nós. E ele, esperando receber deles alguma coisa, olhava-os com atenção. Mas, Pedro disse: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o Nazareno: anda! E tomando-o pela mão direita, o levantou; e logo seus pés e artelhos se firmaram e, dando um salto, pôs-se de pé, e começou a andar; e entrou com eles no Templo, andando, saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus, reconhecendo ser este o homem que se assentava a esmolar na Porta Formosa do Templo; todos ticaram cheios de admiração e pasmo pelo que lhe acontecera” - Atos - III – 1 a 10.

Nesta passagem observamos:

Os Apóstolos (eram destituídos de bens, eram na sua maioria pescadores); prata e ouro não tinham, mas tinham o “dom de Deus” que superava e supera a tudo que é material.

Que a cura do coxo foi feita por processo psíco-magnético (mente e fluido material), onde eles empregaram a fixação dos olhos (“olha para nós” - Pedro), e também ter estabelecido o contato com o doente (Pedro tomando-o pela mão direita, o levanta). Os membros entorpecidos do coxo adquiriram vigor, ele firmou-se nos pés. A cura fora rápida.

O povo daquela época, como é muito natural, pasmo e cheio de admiração pelo fato acontecido, ficou em torno de Pedro e João, com os olhos fixos, sem compreender como tinha ocorrido aquela cura e como puderam eles operar.

Pedro ao falar para o povo, exaltando o poder de Deus, de Abrahão, de Isaac e de Jacob, que glorificou a Jesus, que pela fé do coxo, o auxiliou, pela mediunidade de cura que ambos possuíam, aquele homem se restabelecera. Este acontecimento deu-se no Pórtico de Salomão.

“Histeria e Fenômenos Psíquicos - As Curas Espíritas”, obra de Cairbar Schutel, enriquece, ainda mais, nosso conhecimento sobre as curas.

Vale salientar apenas que, todos somos médiuns, cada um dentro do seu grau de evolução e necessidade de burilamento em busca da perfeição. “Dai de graça o que de graça recebeste” eis o que nos diz o Mestre. Que possamos doar o nosso melhor em auxilio ao nosso próximo, pois o primeiro a ser beneficiado somos nós próprios.

Aceitemos o convite que o Mestre nos faz, quando diz: “Levanta-te, toma o teu leito e anda“ - João 5:8. A palavra do Senhor é sempre luz direta, nos impulsionando para frente e para a evolução. Se ficarmos aprisionados no leito da ignorância e da imperfeição, nunca nos libertaremos das correntes maléficas.

Emanuel nos alerta que: “Se egoísmo e orgulho, inveja e ciúme, cobiça e vaidade ainda nos prendem o coração ao catre do infortúnio, ouçamos o convite do mestre e levantemos”. E ao erguer-nos pela fé, saberemos sofrer a consequência ainda amarga de nossa própria sombra, caminhando, por fim, ao encontro da Luz. Para fortalecimento, recorramos à oração, que nos entrosará as Leis Divinas.

Se a cura demorar, jamais nos aflijamos e busquemos o socorro da oração. E que lembremo-nos, no entanto, de que lesões e chagas, frustrações e defeitos, em nossa forma externa, são remédios da alma que nós mesmos pedimos à farmácia de Deus.

Bibliografia:

SCHUTEL, Cairbar. Vida e Atos dos Apóstolos: lição “A cura de um Coxo e o Discurso de Pedro”.
SCHUTEL, Cairbar. Histeria e Fenômenos Psíquicos: As Curas Espíritas
XAVIER, Francisco Cândido (Espíritos Diversos). Ideal Espírita: lição 42
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). Seara dos Médiuns: lição Oração e Cura

Questões para reflexão:

1) Comente a libertação de Pedro.

2) Descreva o que ocorreu com Saulo na Estrada de Damasco.

3) Comente a importância da mediunidade nos trabalhos de cura.

4) No caso específico da “cura do coxo” explique o processo utilizado.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário