CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

25a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


RENOVAÇÃO NECESSÁRIA (DIZES-TE)

A Doutrina Espírita nos mostra os efeitos da aplicação da Lei de Amor no cotidiano. Gradativamente, aperfeiçoamo-nos durante as existências, por meio da renovação de pensamentos, conceitos e atitudes.

Paulo nos diz na 1ª Epístola aos Tessalonicenses (5:19): “Não extingais o Espírito’, isso significa que não devemos deter as nossas possibilidades de engrandecimento e na condição de encarnados, sempre podemos operar a transformação do homem velho para o homem novo, buscando a cada dia, vivemos com alegria e entusiasmo, regozijando-nos sempre e agradecendo as bênçãos que recebemos através da misericórdia divina.

No livro “O Espírito da Verdade” lição 54, os Espíritos nos convidam à reflexão: “Assim, escuta no íntimo, em cada lance das próprias atividades, a austera palavra do Condutor Divino, convocando-te a coerência entre o ideal e o esforço, entre a promessa e a realização”, busquemos nos conhecermos intimamente, tracemos uma rota a seguirmos, estabelecendo normas para nos guiarmos e, somente assim, estaremos valorizando a benção da encarnação.

Não basta apenas nos convertermos a esta ou aquela fé, é preciso conquistarmos e cultivarmos valores morais e imperecíveis, nos preparando para um futuro repleto de bênçãos. Jesus nos deixou o meio de nos redimirmos pelo amor e pela renovação. Devemos nos tomar fiéis e sinceros aos propósitos divinos reservados para cada um de nós; muitas vezes nos convertemos a uma crença, porém, não nos transformamos e, por não aceitarmos a Verdade com humildade, os sofrimentos surgem para nos alertar de que não estamos nos conduzindo bem perante as Leis Divinas.

Ao despertarmos para a realidade espiritual e para as responsabilidades assumidas perante o Criador; necessário se faz o esforço no combate ao egoísmo e ao orgulho; que tão somente pela caridade, assentemos os tijolos de nossa construção individual; que preparemos com fé e otimismo, a argamassa da boa vontade, canalizando a água da Verdade com pleno conhecimento da Lei de amor, ligando-nos a Corrente da luz em busca do equilíbrio e da harmonia.

Paulo, nas suas cartas dirigidas às comunidades por ele fundadas, vislumbrou, como ninguém, as claridades dos ensinamentos divinos, e na 1ª Carta aos tessalonicenses (5:8): “Mas nós que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da nossa redenção”, e em Efésios (4:32) “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-nos uns aos outros, como também Deus nos perdoou em Cristo”, mensagem de fácil compreensão para que ecoe em nós a renovação com o Cristo, para o Cristo e pelo Cristo.

Na questão n° 886 de “O Livro dos Espíritos”- Qual o verdadeiro sentido da palavra Caridade, como a entendia Jesus? “Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias e perdão para as ofensas”, enfim, caridade é o amor em ação, é a prática do bem, porque abrange todas as fases do nosso aperfeiçoamento e, Jesus é o Caminho para a renovação, a verdade para a libertação e a vida para vivermos em plena harmonia.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos
Internacionais, os Gideões. O Novo Testamento - Edição revista e corrigida 1995 - Sociedade Bíblica de Londres e do Brasil.
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo
VINÍCIUS (Pedro de Camargo). Em tomo do Mestre
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito Emmanuel). Vinha de Luz

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário