CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

20a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


DOUTRINAÇÃO E DOUTRINADOR

É chamado de Doutrinação, a forma de dialogar com os Espíritos desencarnados necessitados de auxílio.

Doutrinação é a técnica usada pela Doutrina Espírita para conduzir os Espíritos desencarnados a luz através do esclarecimento e socorrer as pessoas envolvidas que precisam de ajuda para sair do processo obsessivo que por vezes vem de longa data (outras encarnações), para que possam modificar-se.

Doutrinar, Segundo o dicionário significa instruir em uma doutrina, ou ensinamento de uma doutrina.

Não é o caso aqui. Não estamos doutrinando o necessitado que ali comparece, a nossa intenção é dialogar com esse Espírito que se manifesta e muitas vezes expõe os seus problemas, suas aflições, necessitando de amparo, de socorro, e porque não dizer: de conscientização da sua real situação.

Essa técnica foi criada e desenvolvida por Allan Kardec para substituir as práticas arbitrárias do exorcismo. O conceito de doente mental como possessão demoníaca criou a ideia de espancar o doente para retirar o demônio do seu corpo.

A doutrinação espírita humanizou o tratamento das doenças mentais e psíquicas, inclusive perante a medicina.

As pesquisas espíritas, do século passado, levaram Kardec a instituir e praticar intensivamente a doutrinação como forma persuasiva de esclarecimento do obsessor e do obsedado, através de sessões de desobsessão, pois ambos necessitam de esclarecimento evangélico para superarem os conflitos do passado.

Objetivo essencial da doutrinação espírita é o esclarecimento da entidade comunicante quanto ao seu estado transitório de perturbação, as causas de seus sofrimentos e a forma pelo qual poderá encontrar solução para seus problemas.

O trabalho de doutrinação só é possível quando existe total integração do grupo, dirigente, médiuns, doutrinador e equipe Espiritual Superior.

Nesse trabalho há uma equipe de Espíritos Benfeitores responsáveis para ajudar e orientar a doutrinação.

Nessa reunião mediúnica são trazidos pelos Benfeitores, Espíritos obsessores, sofredores, ignorantes e viciosos na prática do mal, e todos aqueles que buscam respostas para sua nova forma de viver.

Todos os Espíritos que comparecem aos trabalhos, seja qual for sua condição, interagem com as forças geradas no ambiente do grupo e recebem altos benefícios seja pelas doutrinações ouvidas, pelos fluidos reparadores da corrente magnética ou ainda pelo efeito vibratório das concentrações e das preces.

E é assim que em uma reunião de doutrinação os Espíritos são esclarecidos pelo doutrinador sob orientações espirituais dos Benfeitores, revitalizados por energias sãs e estimulados para o bem, passando a viver então uma vida espiritual melhor.

O grupo de médiuns precisa ser firme, solidário, pontual, esquecer seus problemas e dedicar-se ao próximo.

O Evangelho de Jesus deve ser a base de todos os procedimentos.

Doutrinador em um grupo mediúnico é um médium encarregado de dialogar com os companheiros desencarnados, necessitados de ajuda e esclarecimento.

Quando se forma um grupo para a cura do semelhante, não podemos esquecer que as forças inferiores farão tudo para dissolvê-lo.

“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele.” - Paulo (Colossenses, 2:6)

Numa reunião mediúnica, o doutrinador é apenas um trabalhador na Seara de Jesus. Não dita ordens ou impõe rituais, utilizando formas. Usa do respeito e do efeito moral.

Sua formação doutrinária é de extrema importância. Seu conhecimento doutrinário é fator importante como base de sustentação.

Deve estudar constantemente, manter-se sempre harmonizado, cultivando através da reforma íntima a autoridade moral, a fé e o amor.

Ele deve estar convicto de que a doutrina espírita dispõe de todos os informes de que necessita para o desenvolvimento de um bom trabalho.

O doutrinador precisa ter humildade e paciência para ouvir o comunicante e esclarecer com amor e respeito.

Ele deve confiar e trabalhar sempre sintonizado junto aos Benfeitores Espirituais. Não deve trabalhar mediunizado e sim com amor fraterno, pois só assim conseguira tocar o íntimo do Espírito comunicante.

A doutrinação, não é um amontoado de palavras difíceis ou decoradas e não existe fórmula. A doutrinação é simples, amorosa, compreensiva e benevolente.

O doutrinador deve “ser atencioso, sereno e compreensivo no trato com os enfermos encarnados e desencarnados, aliando humildade e energia, tanto quanto respeito e disciplina na consecução das próprias tarefas. Somente a forja do bom exemplo plasma a autoridade moral.” - André Luiz (Conduta Espírita)

Bibliografia:

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Caminho, Verdade e Vida: Cap.143

XAVIER, Francisco Candido (Espírito André Luiz). Missionários da Luz: Cap. 17 e 18

ARMOND, Edgard. Mediunidade: Cap. 28 e 29

MIRANDA, Hermínio C. Diálogo com as Sombras: Cap. 2 - Os Médiuns - O Doutrinador

BÍBLIA SAGRADA. Novo Testamento: 1° Coríntios - Cap. 12: 14

XAVIER, Francisco Candido (Espírito André Luiz). Conduta Espírita dos Dirigentes de Reuniões Doutrinárias - Cap.3

XAVIER, Francisco Candido - Espírito ANDRE LUIZ - Expansão - Decálogo para Doutrinação, Cap. 45 e 53

PIRES, José Herculano. Obsessão: Cap. O Passe - A Doutrinação

PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade: Cap. 6 (Irmão Raul Silva)

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Doutrinações – item 145

Apostila: Preparação De Médiuns e Doutrinadores para tarefas Especializadas - DEPASSE – FEESP

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário