CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

19a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


NÃO CENSURES

Jesus disse ... “Aquele dentre vós que estiver sem pecado atire a primeira pedra”.

Quando vós lançais a crítica, que conclusões se devem tirar de vossas palavras? É que vós, que censurais, não teríeis feito o que reprovas e que, portanto, valeis mais que o culpado.

Quando então julgareis os vossos próprios corações, os vossos próprios pensamentos, os vossos próprios atos, sem vos ocupardes do que fazem vossos irmãos?

Quando abrireis os olhos somente para vós mesmos?

Jesus nos ensina a ser indulgente com os erros alheios, não falar sobre eles nem divulga-los, a não ser com o propósito de auxiliar, amparar, reerguer, acalmar e encorajar a pessoa a prosseguir no bem, fortalecendo-a em suas qualidades e potencialidades, a recomeçar sua jornada de evolução.

Quando olharmos uma pessoa em erro, devemos compreender toda a misericórdia infinita de Nosso Pai e não nos esquecer de dizer em pensamento, mas principalmente em ações “Pai perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos aqueles que nos tem ofendido”.

O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade, ambas consistem em ver apenas superficialmente os defeitos dos outros e ressaltando neles o que há de bom. Ainda que o coração humano seja um abismo de corrupção, sempre existe, em algumas de suas regiões mais ocultas, o gérmen de bons sentimentos, centelha viva da essência espiritual.

A crítica negativa é característica de pessoas que não realizam nada de importante, não enfrentam desafios, nem se arriscam a mudanças. Ficam apenas observando o que as pessoas dizem, fazem e pensam, para depois, comentar de forma improdutiva.

Os verdadeiros realizadores deste mundo, não tem tempo para censuras e condenações, pois estão sempre ocupados, na concretização de suas tarefas no bem comum. Ajudam os fracos e inexperientes, ensinando os que ainda não descobriram seus talentos, em vez de maldizê-los.

O Mestre nos desperta para uma Reflexão quando diz “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, veras bem, para tirar o argueiro que está no olho do teu irmão”. (E.S.E.- cap. X)

Jesus nos mostra com essa frase que temos uma grande facilidade de perceber os conflitos e dificuldades nos outros, mas infelizmente ainda não conseguimos ver os conflitos e dificuldades existentes em nossa alma. Sendo assim, deixamos de nos transformar e desenvolver qualidades necessárias para nossa evolução.

Na perg. 903 do Livro dos Espíritos - Kardec pergunta: Incorre em culpa o homem, por estudar os defeitos alheios? “Incorrerá em grande culpa, se o fizer para criticar e divulgar, porque será faltar com a caridade.”

“... Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Tratai, pois, de possuir qualidades opostas aos defeitos que criticais no vosso semelhante. Se lhe censurais o ser avaro, sede generosos, se o ser orgulhoso, sede humildes e modestos, se o ser áspero, sede bondosos, se o proceder com pequenez, sede grande em todas as vossas ações.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: Cap. IX, Perg. 473 a 48o e 9o3

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo Espiritismo: Cap. X

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Rumo Certo: Lição 49

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário