CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

4a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


O LABOR DAS ALMAS

“Eu estou entre vós como quem serve” Jesus (Lucas, 22:27)

“Jesus caminhou na Terra a feição do servidor. Fundador da Boa Nova, não se limitou a tecer-lhe a coroa com palavras estudadas, mas estende-a e consolida lhe os Valores com as próprias mãos”. (Emmanuel - Segue-me!...)

Dentro das suas atividades, nos tempos modernos, os espíritas sinceros não podem desconhecer o sentido revolucionário da tarefa que lhes cabe. Não se atingira a finalidade dos ideais elevados e luminosos que alimentam a doutrina, sem a formação da base espiritual, mantenedora da estabilidade das grandes realizações.

Encontram-se apressados os que buscam apenas o dinheiro, os títulos convencionais, as situações de destaque, os desejos satisfeitos, sob o ponto de vista planetário. Os homens, identificados no mesmo ideal mundano, abraçam-se, na comunhão do interesse, nesses encontros fortuitos. Os demais saúdam-se ligeiramente, em atitudes suspeitosas, temendo a alheia intromissão nos seus inferiores desígnios, pois quase todas as criaturas marcham ansiosas, na valorização da oportunidade falsa, e chegam esgotadas ao término da luta, esbarrando na realidade da morte, desprevenidas e infelizes.

O Espírito Emmanuel, quando se refere ao labor das almas, passamos o valoroso ensinamento: “Descerradas às pesadas cortinas materiais que ai na Terra nos cobriu os olhos do Espírito, experimentamos, aliado às emoções de êxtase diante da imensidade, o desejo de comunicar a verdade a todas as criaturas. Obstáculos inúmeros se nos antolham avultando o da falta de estabelecimento direto entre o plano físico e espiritual. Todavia, o porvir humano nos faz entrever essa ligação mais intima dos Espíritos, pertençam ou não ao orbe carnal”.

No livro “Estude e Viva”, lição 6, os Espíritos Emmanuel e André Luiz, nos passam valiosos ensinamentos que nos levam a refletir, pois nos dão o grande alerta quando dizem que, ninguém vive deserdado da participação nas boas obras, de vez que todos retêm sobras de valores específicos da existência. Não somente disponibilidades de recursos materiais, mas também de tempo, conhecimento, amizade, influência. Todos nós, Espíritos em evolução no educandário do mundo, assemelhamo-nos a viajores demandando eminências que conduzem a definitiva sublimação.

Emmanuel em “Vinha de Luz”, falando sobre o ensinamento de Paulo: “E sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses, 3:14) diz o seguinte: “Todo discípulo do Evangelho precisará coragem para atacar os serviços da redenção de si mesmo. Nenhum dispensara as armaduras da fé, a fim de marchar com desassombro sob tempestades. O caminho de resgate e elevação permanece cheio de espinhos. A nobreza de caráter, a confiança, a benevolência, a fé, a ciência, os dons e as possibilidades são fios preciosos, mas o amor é o tear divino que os entrelaçará, tecendo a túnica da perfeição espiritual”.

Continuando na sua missão de orientador, Emmanuel em sua obra “Segue-me!”, faz-nos entender que a evolução em qualquer território da vida, é construída nas bases do intercâmbio, e cita o lavrador como exemplo, pois o mesmo retém o solo e os elementos da natureza, mas aspira aos prodígios da colheita que deve plantar.

O Mestre Jesus nos chamou a fim de compreendermos e auxiliarmos, construirmos e reconstruirmos para o bem de todos, e, portanto, devemos aceitar os ensinamentos de Paulo (I Coríntios, 3:16): “Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus”.

Bibliografia:

Xavier, Francisco Cândido (Emmanuel). Emmanuel: Cap. VII
Xavier, Francisco Cândido (Emmanuel).Segue-me! Lição - O Grande Servidor
Xavier, Francisco Cândido/Vieira Waldo. Estude e Viva: Cap. 6
Xavier, Francisco Cândido (Espíritos Diversos). Coletânea do Além: Lições, Revolução Espiritual e A Oportunidade.
Xavier, Francisco Cândido (Emmanuel). Vinha de Luz: Cap. 5

Questões para reflexão

1) De exemplo de algumas propriedades do perispírito.

2) Explique o envolvimento do perispírito no fenômeno mediúnico.

3) Analise a profundidade do ensinamento de Jesus quando disse: “Eu estou entre vós como quem serve”.

4) Comente o ensinamento de Emmanuel: “todo discípulo do Evangelho precisara coragem para atacar os serviços da redenção de si mesmo”.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário