CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

5ª Aula Parte A – CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 1º ANO – FEESP

As Profecias Sobre a Vinda do Messias - Os Domínios
Estrangeiros e o Mundo Romano

As Profecias Sobre a Vinda do Messias

O nome “Cristo” é o equivalente em grego à palavra “Messias”, assim, o nome Jesus Cristo significa “Jesus, o Messias” ou “Jesus, o Ungido”.

Nas duas passagens seguintes, ele próprio diz claramente que é “o Messias” que haveria de vir:

1) “Ele foi a Nazaré, onde fora criado, e, segundo seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga, e levantou-se para fazer a leitura. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaias; desenrolou-o, encontrou o lugar onde está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos presos e aos cegos a recuperação das vistas, para restituir a liberdade aos oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor. Enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se; todos na sinagoga olhavam-no, atentos. Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura... ’.” (Lc 4:16-21).

2) “A mulher lhe disse: ‘Sei que vem um Messias (que se chama Cristo). Quando ele vier nos explicara tudo’. Disse-lhe Jesus: ‘Sou eu, que falo contigo.” (Jo 4225).

Podemos encontrar por diversas passagens no Antigo Testamento profecias apontando para a chegada daquele que seria o Salvador. Estão presentes nos livros de Jeremias, Daniel, Miquéias, Oséias, Zacarias, etc.

Porém, de todos, o que mais se destaca em citações sobre a vinda do Messias é Isaias. Descreve-o ao mesmo tempo como um servo sofredor que morreria pelos pecados da humanidade e como um príncipe soberano que governara com justiça. Apreciemos algumas profecias: “Uma voz clama: ‘No deserto, abri um caminho para Iahweh’...”; Isaias 40:3. Esta profecia data do século VIII a.C e está comprovada no Novo Testamento no Evangelho de Mateus, 3:1; “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizendo: Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus esta próximo. Pois foi dele que falou o profeta Isaias...”

Ainda em lsaías 11:1-4 lemos: “Um ramo saíra do tronco de Jesse, um rebento brotara de suas raízes... Ele não julgara segundo a aparência. Ele não dará sentença apenas por ouvir dizer. Antes, julgara os fracos com justiça, com equidade pronunciará sentença em favor dos pobres da terra”.

Em Miquéias 5:1-5, encontramos: “E tu, Belém-Éfrata, pequena entre os clãs de Judá, de ti sairá para mim àquele que governará Israel...”

No livro de Daniel 9:25-26, lemos: “Fica sabendo, pois, e compreende isto: Desde a promulgação do decreto ‘sobre o retorno e a reconstrução de Jerusalém ’, até um Príncipe Ungido, haverá sete semanas... Depois das sessenta e duas semanas um Ungido será eliminado embora ele não tenha... E a cidade e o santuário serão destruídos...”

A profecia mostra uma sequência de fatos: a vinda do Messias, a sua morte e a destruição de Jerusalém, inclusive do templo. O cumprimento destas profecias esta em Lucas 2:1-7: “Naqueles dias, apareceu um edito de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado... E todos iam se alistar. Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, a cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi, para se inscrever com Maria, desposada com ele, que estava grávida...”.

O livro de Zacarias, 9:9 diz: “Exulta muito, filha de Sião! Grita de alegria, filha de Jerusalém! Eis que o teu rei vem a ti: ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento...”. Esta profecia sobre a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, em 500 anos a.C. está relatada em João 12:12-15: “... Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor.. Não temas, filha de Sião! Eis que vem o teu rei montado num jumentinho!”

Essas passagens anunciam o que seria o ponto inicial da lição salvadora do Cristo, como a dizer que a humildade representa a chave de todas as virtudes. Começava a era definitiva da maioridade espiritual da humanidade terrestre onde Jesus entregaria o código da fraternidade e do amor a todos os corações.

TODOS ESPERAVAM O MESSIAS

Além do povo hebreu, Jesus, na sua proteção e na sua misericórdia, desde os tempos mais distantes enviou missionários aqueles agrupamentos de criaturas que se organizavam, econômica e politicamente, entre as coletividades primarias da Terra. Emmanuel cita em “A Caminho da Luz”, cap. III: “Os enviados do Infinito falaram, na China milenária, da celeste figura do Salvador muitos séculos antes do advento de Jesus. Os iniciados do Egito esperavam-no com as suas profecias. Na Pérsia, idealizaram a sua trajetória, antevendo lhe os passos nos caminhos do porvir; na índia védica, era conhecida quase toda a história evangélica, que o sol dos milênios futuros iluminaria na região escabrosa da Palestina, e o povo de Israel durante muitos séculos, cantou-lhes as glórias divinas, na exaltação do amor e da resignação, da piedade e do martírio, através da palavra de seus profetas mais eminentes".

Essa espera teria sido iniciada muito antes do que se imagina. Emmanuel comenta que Jesus reunira no espaço infinito os proscritos que se exilaram na Terra, vindos de Capela, antes de sua reencarnação geral. Estes, jamais se esqueceram das palavras confortadoras do Messias em suas divinas promessas. “Suas vozes enchem todo o âmbito das civilizações que passaram... e, apresentado com mil nomes, Segundo as mais variadas épocas, o Cordeiro de Deus foi aguardado pela compreensão e pela memória do mundo...” (A Caminho da Luz - cap. IX).

A ESPERA PELO POVO DE ISRAEL

Foquemos nossos estudos junto ao povo de Israel, nação que se destacava pelo fato de, antecipando-se as conquistas dos outros povos, ter ensinado em todos os tempos a fraternidade, a par de uma fé soberana e imorredoura. Sua existência histórica, contudo, é Uma lição dolorosa para todos os povos do mundo, das consequências nefastas do orgulho e do exclusivismo.

Emmanuel acrescenta que “todas as raças da Terra devem aos judeus esse benefício sagrado, que consiste na revelação do Deus único, Pai de todas as criaturas e Providência de todos os seres.” (A Caminho da Luz, cap. VII).

TODAS AS PROFECIAS SÃO VERDADEIRAS?

No livro “Cristianismo: A Mensagem Esquecida”, Hermínio C. Miranda faz uma série de reflexões apontando que os redatores dos Evangelhos não eram historiadores que buscavam narrar com precisão a história tal qual ela é. Estariam assim, mais interessados em provar a tese de que Jesus é o Messias prometido pelos antigos e de que nele se cumpriram as profecias. Para isso, pode ter havido a escolha indiscriminada de profecias para dar apoio a eventos reais.

Entretanto, Hermínio é categórico ao afirmar que acima de qualquer adaptação que tenha havido e muito mais do que o Messias judaico previsto nos textos tidos como proféticos do Antigo Testamento: “Jesus é um Messias, no sentido de enviado, de missionário, incumbido de uma tarefa da mais alta relevância no processo evolutiva da humanidade; um indicador de rumos, um reformista religioso, social e ético, um Espírito de elevadíssima condição”.

Assim mudou para sempre as diretrizes do planeta, conforme vemos influenciando diretamente na conduta da Humanidade até os dias de hoje.

Questão Reflexiva:

Após a chegada do Cristo houve uma renovação dos valores da humanidade. Como a vinda de Jesus influenciou nossas vidas como Espíritos em jornada para a perfeição?


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário