Moisés e o Decálogo
O povo
hebreu permaneceu no Egito por volta de 430 anos. Esse período foi marcado por
grande prosperidade e crescimento populacional. Este fato despertou a
preocupação do Faraó Ramsés II, que passou a oprimir o povo hebreu. Adotando
medida extrema, tentando impedir o nascimento das crianças do sexo masculino,
determinou que as parteiras matassem todos os meninos hebreus recém-nascidos.
Foi nesse
cenário que a mãe de Moisés, Jocabel, da descendência de Levi, com intuito de
protegê-lo, escondeu-o até o terceiro mês de idade. Posteriormente, temendo ser
descoberta, o colocou num cesto no rio Nilo de onde foi retirado pela princesa
Termútis, filha de Ramsés II.
A princesa
adotou-o como filho, dando-lhe o nome de Moisés. Foi criado dentro do palácio e
recebeu toda a educação reservada a um nobre egípcio.
Na idade
adulta, certo dia, ao se deparar com um guarda egípcio agredindo um hebreu,
tomou-lhe a defesa e acabou por ocasionar a morte daquele guarda. O episódio
toma-se conhecido e o Faraó, tendo notícia do caso, procurava matá-lo.
Em fuga,
Moisés dirigiu-se para a terra de Madiã. La conheceu as filhas do sacerdote
Jetro, e depois de protegê-las de uma injusta agressão por parte de alguns
pastores da região, foi acolhido na casa de Jetro, e unindo-se a sua filha
Séfoxa, teve um filho de nome Gersam.
Vários anos
depois, quando apascentava o rebanho de seu sogro teve a visão de uma chama de
fogo no meio de uma sarça. Ali Moisés recebe a sua missão: “lahweh disse: Eu
vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos
seus opressores; pois eu conheço as suas angústias. Para isso desci a fim de
libertá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir desta terra para uma terra
boa e vasta, terra que emana leite e mel, o lugar dos cananeus, dos heteus, dos
amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Agora, o grito dos
israelitas chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os
estão oprimindo. Vai, pois, e eu te enviarei ao Faraó, para fazer sair do Egito
o meu povo, os israelitas“ (êxodo, 3:7-10).
Moisés parte
e encontra seu irmão Aarão no deserto que o auxiliaria frente ao Faraó. Quando
chegam ao Egito dirigem-se ao Faraó e procuram negociar a libertação do povo
hebreu.
Porém, como
o Faraó não concordou com aquele pedido, Segundo o relato bíblico, o Egito foi
acometido das dez pragas:
1. A água
transformada em sangue;
2. As rãs;
3. Os
mosquitos;
4. As
moscas;
5. A peste
dos animais;
6. As
úlceras;
7. A chuva
de granizo;
8. Os
gafanhotos;
9. As
trevas;
10. A morte
dos primogênitos.
Do ponto de
vista científico, as 10 pragas são interpretadas atualmente como uma série de
eventos que culminaram numa catástrofe ecológica. A própria enumeração das
pragas obedece a uma sequência lógica que, quando explicada pelos cientistas,
desmistifica o caráter miraculoso desses eventos.
Finalmente,
após todas essas tribulações, o Faraó permitiu a saída do povo hebreu do Egito
(Êxodo). A Páscoa Judaica é exatamente a comemoração desse momento crucial da
história hebraica.
O Faraó
arrependeu-se da permissão concedida e ordenou a seus exércitos que
perseguissem o povo hebreu.
Liderado por
Moisés, os hebreus atravessaram o Mar Vermelho; já o exército egípcio sucumbiu
sob suas águas.
O DECÁLOGO
Apos três
meses da partida do Egito, os hebreus, liderados por Moisés, alcançaram o Monte
Sinai. Lá Moisés é convocado por lahweh, e recebe os Dez Mandamentos
(Decálogo):
“I - Eu sou
o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não
terás deuses estrangeiros diante de mim. Não farás para ti imagens de
escultura, nem figura alguma de alguma que há em cima no céu, e do que há embaixo
na terra, nem de coisa que haja nas águas debaixo da terra. Não adorarás, nem
lhes darás culto”.
II - Não
tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
III -
Lembra-te de santificar o dia de sábado.
IV- Honrarás
a teu pai e a tua mãe, para teres uma dilatada vida sobre a terra que o Senhor
teu Deus te há de dar.
V – Não
matarás.
VI - Não
cometerás adultério.
VII – Não
furtarás.
VIII – Não
dirás falso testemunho contra o teu próximo.
IX- Não
desejaras a mulher do próximo.
X- Não
cobiçaras a casa do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu
boi, nem o seu jumento, nem outra coisa alguma que lhe pertença. (E.S.E. cap.I,
item 2).
Esta lei é
de caráter divino, revelação para todos os povos, sendo verdadeira em todos os
tempos. Por isso, o Decálogo é considerado, na visão espírita, a primeira
revelação, pois vem trazer a primeira constituição moral sintetizada visando o
progresso espiritual humano.
Porém, para
comandar esse povo bastante rude do ponto de vista moral e intelectual eram
necessárias outras leis, de natureza civil, que permitissem reger e ordenar a
vida em sociedade. Essas leis, de caráter transitório, foram instituídas pelo
grande legislador hebreu, para auxiliar a condução desse povo indisciplinado e,
por vezes, rebelde.
Essa
rebeldia pode ser constatada na própria história do recebimento dos mandamentos
divinos. Conforme relato bíblico, Moisés subiu ao monte Sinai para receber as
tabuas da lei e lá permaneceu por 40 dias e 40 noites. Em sua ausência, o povo,
que no Egito acostumou-se as práticas idólatras, fabricou um bezerro de ouro para
ser adorado. Quando Moisés desceu do monte e verificou o que vinha acontecendo,
encheu-se de ira e quebrou as tabuas da lei onde constavam os dez mandamentos.
Apos punir
de forma severa o povo em seus excessos, Moisés retoma ao Monte Sinai para
refazer as tábuas da lei. Essa postura dos hebreus nos leva a pensar quanto a
nossa dificuldade em sermos fiéis a Deus e confiar Nele em todos os momentos de
nossa existência.
Devido a
essa grave falta do povo, Moisés decide permanecer no deserto durante 40 anos,
para que houvesse uma renovação moral e de valores, e uma nova geração
adentrasse a Terra Prometida.
Além de sua
firme liderança junto aos hebreus e de suas apuradas faculdades mediúnicas que
permitiram o recebimento do Decálogo, a Moisés é creditada a autoria do
Pentateuco, ou seja, dos primeiros cinco livros do Antigo Testamento - a Tora,
como é denominada a Bíblia judaica. São eles:
- Gênese:
conta a história da criação do mundo e do Homem, e da formação da aliança entre
os patriarcas hebreus e Deus;
- Êxodo:
narra a saída dos hebreus do Egito sob a liderança de Moisés, e o recebimento
do Decálogo e a criação das leis civis;
- Levítico:
manual que regula o sacerdócio, os sacrifícios, e as punições devidas a cada
falta;
- Números:
refere-se a dois recenseamentos dos hebreus no deserto e a primeira tentativa
de adentrar em Canaã;
-
Deuteronômio: significa “Segunda lei“, aprofundando-a nos aspectos religioso e
jurídico. Contém os 3 discursos de Moisés ao povo.
Moisés,
embora tenha sido o grande líder do povo hebreu, não adentrou a terra de Canaã,
a “Terra Prometida“. Visualizou-a do monte Nebo, onde veio a falecer, antes,
porém, havia indicado Josué como seu sucessor (1.200 a.C.).
E Josué que
lidera o povo na travessia do rio Jordão, planeja a tomada de Jericó e, após
varias batalhas, instala-se na região de Canaã. Ele ainda organiza a partilha
das terras entre as doze tribos, e foi o responsável pela instalação do sistema
tribal.
QUESTÃO
REFLEXIVA
Comente a
importância do Decálogo, ou seja, dos Dez Mandamentos, para a humanidade.
Bibliografia
- A Bíblia
de Jerusalém.
- Kardec, Allan - A Gênese - Ed. FEESP.
- Kardec,
Allan - O Livro dos Espíritos - Ed. F EESP.
- Kardec,
Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Ed. FEESP
Fonte da imagem: Internet Google.
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