CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

22ª AULA PARTE B - CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO - FEESP

OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

OCUPAÇÕES: Todos os Espíritos de certa forma contribuem para a harmonia do Universo. É assim que também a vida espírita é uma ocupação contínua, mas nada tem de penosa como a da Terra, pois não está sujeita à fadiga corpórea nem às angústias da necessidade (LE. perg.558).

Todos os Espíritos têm deveres definidos a cumprir, inclusive os inferiores que têm um papel útil no Universo. Possuem atributos especiais de conformidade com a bagagem evolutiva; todos devem, assim, percorrer os diferentes graus da escala para se aperfeiçoarem.

O mesmo raciocínio que leva o médico, o advogado, o engenheiro, o dentista, o marceneiro, etc.. a buscar elementos básicos de conhecimento para o melhor exercício da função escolhida, é válido também em relação às tarefas espirituais.

ESPÍRITOS EVOLUÍDOS: Os Espíritos de maior evolução, que já atingiram a perfeição espiritual, não ficam na ociosidade, o que seria para eles um verdadeiro suplício. Suas ocupações consistem em, ao vivenciar em si mesmos as leis de Deus, transmiti-las por todo o Universo e velar por sua execução. Eles são encarregados de dirigir, nos diversos setores evolutivos do gênero humano, tarefas específicas que objetivam contribuir para o trabalho-tarefa grandioso de impulsionar o progresso.

Através desses bons Espíritos, são executadas as tarefas necessárias à recuperação da humanidade e do planeta, para que tudo esteja dentro das leis sábias do Criador. As ocupações dos Espíritos são incessantes, se entendermos que o seu pensamento está sempre em atividade, pois eles vivem pelo pensamento. Mas é necessário não equiparar as ocupações dos Espíritos com as ocupações materiais dos homens. Sua atividade é um gozo pela consciência que eles têm de ser úteis (LE, perg. 563).

ESPÍRITOS INFERIORES: No caso dos Espíritos inferiores, esses também têm ocupações apropriadas à sua natureza. E se alguns optam pela ociosidade, expiarão sua inutilidade, mas esse estado é temporário e subordinado ao desenvolvimento de sua inteligência.

Certamente que os há, como entre os homens, vivendo apenas para si mesmos; mas essa ociosidade lhes pesa e cedo ou tarde o desejo de progredir lhes faz sentir a necessidade de atividade, e são então felizes de poderem tornar-se úteis (LE, perg. 546).

A Doutrina Espírita ensina que a morte do corpo não santifica ninguém. Cada um continua no plano espiritual exatamente aquilo que é, com suas qualidades e defeitos, ignorantes ou sábios.

ESPÍRITOS MISSIONÁRIOS: Amar e servir são as diretrizes do Espírito que anseia alçar voo para à perfeição. Dividindo a felicidade com outros, o Espírito que se compraz em servir a Deus vivencia uma alegria e um bem-estar indefinível. É assim que muitos Espíritos têm missões a cumprir, as quais realizam-se tanto no plano espiritual quanto no plano material. No caso dos Espíritos encarnados, estes podem servir de instrumento a um Espírito para executar uma coisa útil, por exemplo, um Espírito julga que seria bom escrever um livro, que ele escreveria se estivesse encarnado; procura o escritor mais apto a compreender o seu pensamento e a executá-lo; dá-lhe então a ideia e o dirige na execução (LE,perg. 577). É assim que os Espíritos têm tarefas variadíssimas, alguns têm missões mais singelas ou locais, e sempre evoluem quando cumprem seu trabalho.

No entanto, a missão nunca lhes é imposta, mas escolhem-na e sentem-se felizes em poder executá-la. Um homem é reconhecido como tendo uma missão real, mais do que uma simples tarefa, pelas grandes coisas que realiza, pelo progresso a que conduz seus semelhantes. Sem dúvida, grande exemplo de missionário é Francisco Cândido Xavier, Dr. Bezerra de Menezes, Allan Kardec e tantos outros que desempenharam tarefas fulgurantes na face da Terra.

QUESTIONÁRIO:

B - OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS:

1 - Todos os Espíritos trabalham pela harmonia do Universo?

2 - Quais as ocupações dos Espíritos evoluídos?

3 - Como se caracterizam os Espíritos missionários?


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário