CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 11 de junho de 2019

12a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


DO “MODUS OPERANDI” DOS ESPÍRITOS

- O Processo das Comunicações

- Os Aparelhos Mediúnicos

- A ldeoplasticidade do Pensamento

- A Psicometria

O “modus operandi” das entidades que se comunicam nos ambientes terrestres, tem a sua base no magnetismo universal dentro do qual todos os seres e mundos gravitam para a perfeição suprema; e incalculável é a extensão do papel que a sugestão e a telepatia representam nos fenômenos mediúnicos.

O processo das comunicações entre os planos visível e invisível verifica-se que invariavelmente, dentro de teledinamismo poderoso que estamos longe ainda de apreciar nas nossas condições de Espíritos encarnados.

Entidades sábias e benevolentes, que já se desvencilharam totalmente dos envoltórios terrenos, assim o desejando, vencem distâncias imensas, a fim de que os seus elevados ensinamentos sejam ministrados, desde que hajam cérebros possuídos de capacidade receptiva e que não lhes ofereça obstáculos insuperáveis.

As pesquisas de Allan Kardec e de outros experimentadores partiram da observação do fenômeno das mesas girantes, que constituía, como já sabemos, manifestação de ordem física. E, como raciocina o próprio Kardec, se os fenômenos então observados tivessem ficado restritos ao movimento dos objetos, teriam permanecido no domínio das ciências físicas. Até aí, tudo poderia parecer fruto do acaso. Mas em seguida, passaram a ser dadas respostas mais desenvolvidas, com o auxílio das letras do alfabeto. Esse fato, repetido a vontade por milhares de pessoas e em todos os países não podia deixar dúvida sobre a natureza inteligente das manifestações. O processo de comunicação com os Espíritos então era muito lento e incômodo. Foram os próprios Espíritos que sugeriram outros meios, que deram origem as comunicações escritas.

O Espírito que se quer comunicar compreende, sem dúvida, todas as línguas, pois, que as línguas são a expressão do pensamento e é pelo pensamento que o Espírito tem a compreensão de tudo; mas, para exprimir esse pensamento, torna-se necessário um instrumento, que é o médium (do latim médium).

Há alguns pontos importantes para a comunicação dada espontaneamente por um Espírito superior, que definem a questão do papel do médium nas comunicações. Qualquer que seja a natureza do médium, não varia essencialmente o processo de comunicação. Para que uma comunicação se torne mais fácil, os Espíritos dão preferência ao médium que tenha o cérebro povoado de conhecimentos adquiridos na sua encarnação atual e o seu Espírito rico de conhecimentos latentes, obtidos em encarnações anteriores. O Espírito comunicante deve encontrar no cérebro do médium os elementos adequados a dar vestidura às palavras que deseja transmitir. Com médiuns poucos adiantados, a comunicação se torna mais longa e penosa, porque os Espíritos se veem forçados a lançar mão de recursos mais complexos.

Ignoramos, na Terra, a maravilhosa ideoplasticidade do pensamento. Conhecendo a plenitude de suas faculdades, após haver triunfado em muitas experiências que lhes asseguram elevada posição espiritual, senhores de grandes poderes psíquicos, conquistados com a fé e com a virtude incorruptíveis, os Espíritos superiores possuem uma vontade potente e criadora de todas as formas e beleza. Às vezes, apresentam ao vidente grandiosas cenas da história do planeta, multidões luminosas, legiões de almas, quadros esses que, na maioria das vezes, constituem os pensamentos materializados das mentes envolvidas que os arquitetam, e que atuam sobre os centros visuais dos sensitivos, objetivando o progresso geral. A evolução, sob todos os seus aspectos, deve ser procurada com afinco, pois é dentro dessa aspiração que vemos a verdade da afirmação de Jesus - “A quem mais tiver, mais será dado”. A medida que progredimos moralmente, mais se aperfeiçoara o processo da nossa comunhão com os planos invisíveis superiores.

A comunicação dos Espíritos também tem acompanhado o desenvolvimento do homem, e vem se aperfeiçoando através do tempo, à medida que vamos nos desenvolvendo e nos tornando aptos a usar a ciência e a tecnologia que, no plano espiritual, já existem, sempre lembrando que o “modus operandi” tem a sua base no Fluido Universal.

No princípio os Espíritos utilizaram às pranchetas, as mesas girantes, a tiptologia. Depois chegou a vez das comunicações mais aprimoradas, utilizando-se como intermediário uma pessoa encarnada, o médium, ponte de ligação entre o mundo espiritual e o mundo material. A comunicação pelo pensamento é o próximo passo.

O pensamento é força, capaz até de ser fotografado, e a telepatia já é usada com sucesso por algumas pessoas. No plano espiritual o pensamento é a linguagem comum entre os Espíritos. O Espírito André Luiz nos mostra que, em Nosso lar, os Espíritos utilizam a ideoplastia para mentalizar e criar suas moradas lá. É a força do pensamento que molda, que idealiza, que realiza. Assim como o homem encarnado progrediu e alcançou níveis tecnológicos maravilhosos, permitindo o uso da eletrônica e dos modernos aparelhos na solução de seus problemas, na cura, nas modernas cirurgias etc., os Espíritos, por estarem no plano espiritual, tem condições que ainda não conhecemos de fazer o intercâmbio com o mundo material.

Assim como os homens nos dias de hoje não podem deixar de acompanhar os vestígios do progresso e a comunicação instantânea entre todos os povos pela internet sob pena de ficar à margem e perder o bonde da história, também os Espíritos agora podem utilizar os imensos recursos de que são possuidores e que não utilizavam antes por nos faltar estrutura para acompanha-los. Dia virá que não haverá necessidade de aparelho algum para que os Espíritos, encarnados ou desencarnados se comuniquem. Todos se comunicarão de modo direto, pelo pensamento, através do Fluido Universal, como o som se propaga através do ar.

A psicometria é uma faculdade anímica, mas também mediúnica. Faculdade pela qual o médium, tocando determinados objetos, entra em relação com pessoas e fatos aos mesmos ligados. Essa percepção se verifica em vista de tais objetos se acharem impregnados da influência pessoal do seu possuidor.

O Espírito André Luiz oferece-nos um conceito bem simples. “Faculdade de perceber o lado oculto do ambiente e de ler impressões e lembranças ao contato de objetos e documentos, nos domínios da sensação a distância.” (Nos Domínios da Mediunidade - Cap. 26).

“Toda pessoa, ao penetrar num recinto, deixa aí um pouco de si mesma, da sua personalidade, dos seus sentimentos, das suas virtudes, dos seus defeitos. Quando tocamos um objeto, imantamo-lo com um fluido que nos é peculiar” nos diz Hermínio C. Miranda, em “Estudando a Mediunidade” cap. 39. O volume de energias fluídicas que sobre o mesmo projetamos é de tal maneira acentuado que a nossa própria mente ali ficará impressa. Em qualquer tempo e lugar, a nossa vida, com méritos e deméritos, fica gravada no fluido universal, que é à base do modus operandi das comunicações e assim podem ser desvendadas através da psicometria, revelando o passado, conhecendo o presente e desvendando o futuro.

Bibliografia:

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Emmanuel - XXIX

KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns: Cap. XIX - n° 225

XAVIER, Francisco Candido (Espírito André Luiz). Nos Domínios da Mediunidade: Cap. 5 e 26

PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade: Cap. XXXIX

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Emmanuel – Cap. XXIX

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário