CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

12a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


DENTRE OS OBREIROS - IMPERFEITOS, MAS ÚTEIS

“... e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” – Jesus (Lucas, 14:11)

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. VII, 6, temos o ensinamento que será maior no reino dos céus aquele que se humilhar e se fizer pequeno como uma criança, isto é, que nenhuma pretensão alimentar à superioridade ou à infalibilidade.

O Espírito Emmanuel, através da psicografia de Francisco Candido Xavier esclarece-nos de que não podemos desejar aparente grandeza para sermos úteis - Ninguém existe por acaso. Buscando entender os mandatos de trabalho que nos competem, orienta-nos o mentor espiritual a estudarmos algumas lições da natureza, dentre elas citamos alguns itens:

A usina poderosa ilumina qualquer lugar, à longa distância, contudo, para isso, não age por si só. Usa transformadores de um circuito a outro, alterando, em geral, a tensão e a intensidade das correntes. Os transformadores requisitam fios de condução. Os fios recorrem a tomada de força. Para que a luz se faça, é indispensável à presença da lâmpada, que se forma de componentes diversos.

O rio de muito longe, fornece água limpa a atividade caseira, mas não se projeta, desordenado, a serviço das criaturas. Cede os próprios recursos a rede de encanamento. A rede pede tubos de formação variada. Os tubos exigem a torneira de controle. Para que o líquido se mostre purificado, requere-se o concurso do filtro.

No dicionário das Leis Divinas, as nossas tarefas tem sinônimo de dever. Por isso, precisamos atender à obrigação para que fomos chamados no clima do bem. Não podemos dizer que somos inúteis, nem achar que somos incompetentes, porque ninguém é inútil.

“Busca e acharás” - prometeu nosso divino Mestre. Entretanto, em todos os lugares encontramos pessoas que se dizem inúteis ou que são demasiadas inferiores, e que, por isso, se declaram inabilitadas a servir. A construção do bem comum é obra de todos. Todos necessitamos trabalhar no sentido de aprender e construir, auxiliando os companheiros esclarecidos para que se tomem cada vez mais fiéis a execução dos compromissos nobilitantes que abraçaram. Todos nós, Espíritos em evolução no planeta, somos ainda imperfeitos, porém, isso não quer dizer que não podemos ser úteis. Somos chamados a contribuir no bem geral, embora não possamos alardear virtudes que não temos e nem fantasiar talentos que estamos longe de conquistar.

Podemos ser: imperfeitos, mas úteis.

Muitos colaboradores no campo do bem se diferenciam uns dos outros por estarem em faixas diversas da evolução humana. Encontramos aqueles que começam uma tarefa com grande entusiasmo, porém, logo em seguida a abandonam no início, com receio do sacrifício. Outros se afastam diante do esforço que devem fazer na semeadura da semente ou pelo peso das obrigações que exige uma determinada obrigação.

O obreiro digno do salário da felicidade e da paz, nos erários da vida imortal, será sempre aquele que caminha para frente com a obra no pensamento e no coração, em pleno esquecimento de si mesmo, trabalhando e servindo, compreendendo e auxiliando, amando e construindo, a serviço do bem de todos, até o fim.

Jesus no Evangelho de João, 6:27, recomenda-nos trabalhar não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, e Joana De Angelis, através da psicografia de Divaldo Pereira Franco, diz que apesar do apelo de Jesus ser claro e objetivo, na hora do desespero, exclamamos: “É demais”. Diante do sofrimento, dizemos: “Não suporto mais”. Vitimados pela incompreensão deduzimos que ninguém nos compreende. Dominados pelo cansaço proferimos: “Irei parar por aqui”. Na hora da ingratidão, desabafamos: “Nunca mais”. Entretanto, o trabalho é sempre veículo de renovação, processo dignificante, em cujo exercício a criatura se eleva, elevando a humanidade com ela. Por isso, sejam quais forem as nossas possibilidades sociais ou econômicas, trabalhemos! Trabalhando estaremos menos vulneráveis a agressão dos males ou a leviandade dos maus. O trabalho é mensagem de vida, colocando-nos na direção da construção da felicidade que tanto perseguimos. Portanto, sem desfalecimentos! Imperfeitos mas úteis.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap. XX – itens 4 e 5

FRANCO, Divaldo Pereira (Espírito Joana de Angelis). Convites da Vida: item 5 7

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Roteiro: itens 28 e 33

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Segue-me: Lição - Na Seara Mediúnica

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Livro da Esperança: item 16

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Rumo Certo: Lições 33 e 28

Questões para Reflexão:

1) Explique a seu modo o processo das comunicações.

2) Descreva o mecanismo da psicometria

3) Explique os ensinamentos de Emmanuel contidos no 2° parágrafo dessa Lição.

4) Analise a recomendação de Jesus em João 6:27, e compare com os ensinamentos da Doutrina Espírita com relação ao progresso da humanidade.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário