CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

11a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


MISTÉRIOS OCULTOS – SÁBIOS E PRUDENTES

Por esse tempo, pôs-se Jesus a dizer: “Eu te louvo, o Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos”. (Mt. 11:25)

Pode parecer estranho que Jesus renda graças por haver revelado essas coisas aos simples e pequeninos, que são os pobres de espírito, ocultando-as aos sábios e prudentes, mais aptos, aparentemente a compreendê-las.

É preciso entender pelos primeiros os humildes, os que se submetem diante da vontade de Deus e não se consideram superiores aos outros; e pelos segundos, os orgulhosos envaidecidos com o seu saber humano, que se julgam prudentes, negam a Deus, tratando-o de igual para igual.

Emmanuel, através da psicografia de Francisco Candido Xavier, no livro “Caminho, Verdade e Vida” esclarece que frequentemente encontramos novos discípulos do Evangelho exultando de contentamento, porque os Espíritos perturbados se lhes sujeitam. Narram com alegria, os resultados de sessões empolgantes, nas quais esclarecem com êxito, entidades muita vez ignorantes e perversas. Perdem-se muitos no emaranhado desses deslumbramentos e tocam a multiplicar os trabalhos práticos, sequiosos por orientar, em contatos mais diretos, os amigos inconscientes ou infelizes dos planos imediatos da esfera carnal. Recomendou Jesus o remédio adequado a situações semelhantes, em que os aprendizes, quase sempre interessados em ensinar os outros, esquecem, pouco a pouco, de aprender em proveito próprio.

O Espiritismo, restaurando o Cristianismo, é universidade da alma. Nesse sentido, vale recordar que Jesus, o Mestre por excelência, nos ensinou, acima de tudo, a viver construindo para o bem e para a verdade, como a dizer-nos que a chama da cabeça não derrama a luz da felicidade sem o óleo do coração. Para cumprir a missão que nos cabe, não são necessários um cargo diretivo, uma tribuna brilhante, um nome importante ou uma fortuna de milhões.

Simples e pequeninos, mas úteis. Os pequeninos são aqueles que, em todos os tempos, procuram, na humildade e na conformação, manter-se em estrita observância das Leis de Deus. Enquanto que os “Sábios e Prudentes”, são os eternos recalcitrantes; não se submetem a vontade de Deus, são cheios de si e se acham acima de tudo e de todos. Nos variados setores da experiência humana, encontramos as mais diversas criaturas a buscarem posições de destaque e postos de diretiva. Jesus recomenda que qualquer um que desejar ser o maior seja esse vosso servo, como o filho do homem que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em redenção de muitos. Grande maioria toma a aparência do comando como sendo a melhor posição, e raros chegam a identificar, no anonimato da posição humilde, o posto de carreira que conduz a alma aos altiplanos da Criação. A chefia durável pertence aos que se ausentam de si mesmos, buscando os semelhantes para servi-los.

O poder de Deus se revela nas pequenas como nas grandes coisas. Ele não põe a luz sob o alqueire, mas a derrama por toda a parte; cegos são os que não a veem. Deus não quer abrir-lhes os olhos a força, pois que eles gostam de os ter fechados. Chegará a sua vez, mas antes é necessário que sintam as angústias das trevas, e reconheçam Deus, e não o acaso, na mão que lhes fere o orgulho.

Deus impõe condições, não se submete a elas! Ouve com bondade os que o procuram humildemente, e não os que se julgam mais do que ele. O orgulho é a venda que impede a visão espiritual. Que adianta apresentar a luz a um cego? Seria preciso, primeiro curar a cegueira, e Deus como um hábil médico, trata primeiro a ferida chamada orgulho. Não abandona os filhos desgarrados, pois sabe que, cedo ou tarde, seus olhos se abrirão; mas quer que o façam de vontade própria. E então, vencidos pelos tormentos da incredulidade, atirar-se-ão por si mesmo em seus braços, e como o filho pródigo lhe pedirão perdão.

A humildade é o escudo dos verdadeiros heróis, tem sido a coroa dos mártires, o sinal dos Santos e a característica dos sábios. Com a humildade o homem adquire grandeza interior, e considerando a majestade da Criação, como membro atuante da vida, que é, eleva-se e assim, eleva a humanidade inteira. No diálogo entre Jesus e Pilatos, esteve ela presente no silêncio do Amigo Divino e ausente no enganado representante de César.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap. VII - itens 7 a 10

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Caminho, Verdade e Vida: item 145

FRANCO, Divaldo Pereira (Espírito Joana de Angelis). Convites da Vida: Item 28

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Livro da Esperança: Itens 16 e 17

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). O Espírito da Verdade: Lição 65

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Novo Testamento (Mateus 11:25)

Questões para reflexão:

1) Descreva com suas palavras, o fenômeno da bicorporeidade e o da transfiguração.

2) Faça a diferença entre bicorporeidade e bilocação.

3) Explique o significado das palavras: “sábios e doutores, simples e pequeninos” na linguagem de Jesus.

4) Analise a afirmação: “O orgulho é a venda que impede a visão espiritual”.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário