CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

3a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 2º ANO FEESP


O TEU DOM

“Não desprezes o dom que há em ti.” - Paulo (I Timóteo, cap.4:14.). Essa recomendação foi dada pelo Apóstolo Paulo á Timóteo, em relação a sua mediunidade, incentivando-o no desenvolvimento.

Recomenda ainda, o exemplo na palavra, no trato com as pessoas, no amor, no Espírito, na pureza e na fé, para que o aproveitamento fosse para o bem de todos.

Na visão Espirita, onde se procura vivenciar o Cristianismo, o problema da mediunidade tem sido discutido frequentemente, em relação à parte fenomenológica, levando muitas vezes ao esquecimento da parte essencial do trabalho fraterno. Há pessoas que anseiam um desenvolvimento mais rápido de sua mediunidade, sem, contudo, lembrar que para isso é preciso muito trabalho.

Quando se compreende o dever de servir, o intercâmbio com Jesus se fará em toda parte. “O campo de lutas e experiências terrestres é a obra extensa do Cristo, dentro da qual cada trabalhador se impõe certa particularidade de serviço”, diz Emmanuel.

A mediunidade pode e deve ser trabalhada no sentido do bem, para que possa, assim, haurir condições nobres de serviço e funcionar como instrumento propulsor ao aprimoramento espiritual. As bênçãos conquistadas devem ser repartidas, amorosamente, com todos aqueles que necessitam, e nunca devem ser comercializadas.

Todo o mérito é conquistado pelo trabalho, pelo esforço próprio de cada um. A luta é individual. É necessário que haja vontade sincera de servir ao semelhante. Neste trabalho de amor, diz Emmanuel: “Diariamente, haverá mais farta distribuição de luz espiritual em favor de quantos se utilizam da luz que já lhes foi concedida, no engrandecimento e na paz da comunidade. Não é razoável, porém conferir instrumentos novos a mãos ociosas, que entregam enxadas à ferrugem”.

Os Apóstolos eram portadores desse dom, por isso, no Dia de Pentecostes (Atos, 2:1 a 13) ocorreu uma manifestação coletiva de suas mediunidades, como fenômenos físicos, psicofonia, sinais luminosos, etc. Os ensinamentos de Jesus foram ditados em várias línguas, aos estrangeiros que habitavam em Jerusalém (árabes, romanos, gregos, babilônios, cretenses, judeus e outros). Desde então, os acontecimentos mediúnicos tornaram-se habituais entre eles.

No mesmo dia, o Apostolo Pedro, fazendo uso da palavra, cita o profeta Joel dizendo: “E nos últimos dias acontecera, diz o Senhor, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos anciões sonharão sonhos.” - (Atos, cap. 2: 17).

“Desde esse dia, as claridades do Pentecostes jorram sobre o mundo incessantemente. Estabelecera-se a era da mediunidade, alicerce de todas as realizações do Cristianismo, através dos séculos.” Emmanuel.

Bibliografia:

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Vinha de Luz: Lição 127

XAVIER, Francisco Candido (Espírito Emmanuel). Caminho, Verdade e Vida: Lição 10

BIBLIA SAGRADA. Novo Testamento: I Epistola de Paulo a Timóteo: 4:14

BIBLIA SAGRADA. Novo Testamento: Evangelhos de Marcos e Mateus

BIBLIA SAGRADA. Novo Testamento: Atos dos Apóstolos: 2: 1 a 17

Questões para reflexão:

1) De acordo com a escala espírita questão 100 do Livro dos Espíritos, faça uma análise de si mesmo e identifique a ordem e a classe alcançada pelos terráqueos.

2) Faça a diferença entre uma comunicação séria e uma Comunicação frívola.

3) Descreva o significado do dia de Pentecostes.

4) Explique como deve ser trabalhada a mediunidade e quais os requisitos que ela exige para que seja bem desenvolvida.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário