CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

17a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


AURA

Aura, do latim: aura, ae = o ar em movimento, vento, sopro, eflúvio, exaltação, no sentido figurado: brilho, cintilação. (Dicionário Aurélio).

“É claramente compreensível que todas as agregações celulares emitam radiações e que essas radiações se articulem, através de sinergias funcionais, a se constituírem de recursos que podemos nomear por “tecidos de força” em tomo dos corpos que as exteriorizam. Todos os seres vivos, por isso, dos mais rudimentares aos mais complexos se revestem de um “halo energético” que lhes corresponde à natureza”. (A. Luiz,Evolução em dois Mundos, Capitulo XVII)

André Luiz não classifica as emanações dos seres não humanos como (auras), porém, de “halo energético”, constituído por “tecido de força”, sinalizando-nos sensível diferença entre as irradiações humanas das dos demais reinos da Terra. “A alma encarnada ou desencarnada esta envolvida na própria aura ou túnica de forças eletromagnéticas, em cuja tessitura circulam as irradiações que lhe são peculiares. Essas irradiações, de maneira condensada, até um ponto determinado de saturação, contendo as essências e imagens que lhe configuram os desejos do mundo intimo, em processo espontâneo de auto- exteriorização, ponto esse do qual a sua onda mental se alonga adiante, atuando sobre todos os que com ela se afinem e recolhendo naturalmente a atuação de todos os que se lhe revelem simpáticos”. (“Mecanismos da Mediunidade”, Cap. X).

Cada ser tem o fluido próprio, que o envolve e o acompanha em todos os seus movimentos, como a atmosfera acompanha e envolve cada planeta. (O.P, Manifestações dos Espíritos, item 1).

Em torno do ano 1939, o casal russo Kirlian desenvolveu na Universidade de Kirov, antiga União Soviética, uma câmera que consegue fotografar as emanações de um corpo submetido a um Campo elétrico de alta voltagem e de baixa amperagem, e fotografou o que seria a aura das plantas e dedos humanos.

Já em 1968 admitiu-se que a aura seria o Corpo Bioplasmático descoberto por cientistas russos da Universidade de Kirov. Falou-se também que ocorreriam irradiações em corpos materiais inorgânicos, como rochas, moedas; etc.

Nos corpos inorgânicos há um campo magnético formado pelo magnetismo emanante do estado vibratório dos átomos. O ímã e os astros-celestes são exemplos desse campo de irradiações. No ser orgânico existe algo mais que no inorgânico, pois é um ser dotado de vitalidade, fluido vital, o que enriquece a aura, fazendo-a mais complexa e rica. No ser orgânico pensante, a complexidade energética da aura é muito maior. O pensamento orientado pela vontade pode dar um maior significado a aura, visto que sob seu controle ele pode expandir se ao infinito.

A Aura humana

Além do corpo físico há uma camada leitosa, emanação do próprio corpo. E a aura material, a qual se dá o nome de duplo etéreo, ou etérico, ou aura vital, comum a todos os seres orgânicos, existindo, portanto, nos vegetais, nos animais e nos homens. Esta aura material, emanação de nosso corpo físico, interpenetra-o, ao mesmo tempo em que parece dele emergir, emitindo continuamente, uma emanação energética que se apresenta em formas de raias ou estrias que partem de toda a superfície. Na codificação encontramos na Gênese, Cap. 15: “os movimentos mais secretos da alma repercutem no envoltório fluídico”. É assim que uma alma pode ler outra alma como um livro, vendo o que não é perceptível aos olhos do corpo

A aura humana constitui, portanto, a fotosfera psíquica do homem apresentando cores variadas, Segundo a onda mental emitida, retratando lhe os pensamentos em cores e imagens, conforme os objetivos escolhidos, nobres ou deprimentes.

Na obra “Nos Domínios da Mediunidade”, no Cap. 2, André Luiz cita um aparelho do plano espiritual, o “psicoscópio”, que se destina a auscultação da alma, com o poder de definir lhe as vibrações e com capacidade para efetuar diversas observações em tomo da matéria. A moralidade, o sentimento, a educação e o caráter são claramente perceptíveis, através de ligeira inspeção.

“A leitura da aura é Uma técnica de avaliação das condições espirituais das pessoas através da vidência. Mas é ponto pacífico no Espiritismo que a vidência não oferece nenhuma condição de segurança para servir como instrumento de pesquisa” (J.H.Pires - “Mediunidade”, capitulo 13).

A aura espiritual compõe-se de:

- um campo estável, fundamental, indicativo do caráter das pessoas e de seu grau de espiritualidade (Parte fixa);

- faixas ondulantes que revelam as reações do Espírito encarnado às inúmeras circunstancias da vida exterior (Parte variável).

- conjunto de estrias que são cintilações, radiações que indicam impulsos momentâneos, de caráter passageiro.

Nos trabalhos de cura espiritual, os videntes chamados a proceder a exames espirituais para determinação de perturbações físicas e psíquicas; isso impõe a necessidade de conhecimentos sobre o corpo humano e do Perispírito, do qual a aura é uma espécie de espelho exterior. Os médiuns, para fazerem exames espirituais, devem apenas deter-se no campo físico, estável da aura. Ela reflete saúde, doença, caráter, os pensamentos, sentimentos, virtudes e vícios. Nas moléstias graves a aura se desvanece.

A aura humana acrescida das vibrações dos pensamentos humanos forma a chamada aura espiritual do homem.

Temos na obra de Emmanuel, “Pensamento e Vida”, Cap. 8: “Na vida comum, a alma entra em ressonância com as correntes mentais em que respiram as almas que se assemelham. Assimilamos os pensamentos daqueles que pensam como pensamos. É que sentindo, mentalizando, falando ou agindo, sintonizamo-nos com as emoções e ideias de todas as pessoas, encamadas ou desencarnadas, da nossa faixa de simpatia. Estamos invariavelmente atraindo ou repelindo recursos mentais que se agregam aos nossos, fortificando-nos para o bem ou para o mal, segundo a direção que escolhemos”.

Verificamos assim que “a aura” é a nossa plataforma onipresente em toda comunicação com as rotas alheias, antecâmara do Espírito, em todas as nossas atividades de intercâmbio com a vida que nos rodeia, através da qual somos vistos e examinados pelas Inteligências Superiores, sentidos e reconhecidos pelos nossos afins, e temidos e hostilizados ou amados e auxiliados pelos irmãos que caminham em posição inferior a nossa. É por essa couraça vibratória, espécie de carapaça fluídica, em que cada consciência constrói o seu ninho ideal, que começaram todos os serviços de mediunidade na Terra. (Andre Luiz, Evolução em Dois Mundos, Cap. 17)

Quando nossos pensamentos estiverem num padrão vibratório elevado, em prece ou estudos edificantes, por exemplo, nossa aura apresenta-se, geralmente, ampliada e mais iluminada.

Bibliografia:

XAVIER, Francisco Cândido (Espírito André Luiz). Evolução em Dois Mundos: Cap. XVII
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito André Luiz). Mecanismos da Mediunidade: Cap. X
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito André Luiz). Nos Domínios da Mediunidade: Cap. XI
KARDEC, Allan. A Gênese: Cap. XV
KARDEC, Allan. Obras Póstumas: Manifestações dos Espíritos
PIRES, J. Herculano. Mediunidade: Capitulo XIII
MELO, Jacob. O Passe: cap. IV item 2
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito Emmanuel). Pensamento e Vida: Cap.8

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário