CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

17a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


A CANDEIA DO CORPO

“Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la em lugar escondido ou debaixo do alqueire, e sim sobre o candelabro, a fim de que os que entram vejam a luz. A lâmpada do corpo é o teu olho. Se teu olho estiver são, todo o teu corpo ficara também iluminado”. Lucas (11:33 a 35).

“Ora, eu vos digo, conduzi-vos pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne, pois a carne tem aspirações contrárias ao Espírito e o Espírito contrárias à carne. Eles se opõem reciprocamente, de sorte que não fazeis o que quereis”. Paulo (Gálatas, 5: 16 a 26). “Nenhuma carne é igual às outras, uma é carne dos homens, outra a carne dos quadrúpedes, outra a dos pássaros, outra a dos peixes. há corpos celestes e corpos terrestres. São, porém, diversos o brilho dos celestes e o brilho dos terrestres. Um é o brilho do sol, outro o brilho da lua, e outro o brilho das estrelas. E até de estrela para estrela há diferenças de brilho. O mesmo se dá com a ressurreição dos mortos; semeado corruptível, o corpo ressuscita incorruptível; semeado desprezível, ressuscita reluzente de gloria; semeado na fraqueza, ressuscita cheio de força; semeado corpo psíquico ressuscita corpo espiritual.” – Paulo (Coríntios : 15:39 a 44)

Paulo A. Godoy em sua obra, “Os Quatro Sermões de Jesus”, cita os seus ensinamentos: “Os vossos olhos são a candeia de vosso corpo. Se os vossos olhos forem bons, todo o vosso corpo será luminoso, entretanto, se eles forem maus, todo o vosso corpo será treva, e quão grandes serão essas trevas.” Essas afirmações, disse Jesus, refletem o que vai dentro de nossas almas. Com base nesse ensinamento devemos usar os nossos olhos no sentido do bem, de forma que as nossas almas sejam beneficiadas. Em outra ocasião disse o Mestre: Se teu olho direito te escandalizar, arranca-o e tira-o para longe de ti, pois, te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o seu corpo lançado no abismo.

“Caminhai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apreenda: quem caminha nas trevas não sabe para onde Vai!”. Jesus. (João, 12:35)

“O homem de meditação encontrará pensamentos divinos, analisando o passado e o futuro. Ver-se-á colocado entre duas eternidades - a dos dias que se foram e a que lhe acena do porvir. Examinando os tesouros do presente, descobrira suas oportunidades preciosas. No futuro, antevê a bendita luz da imortalidade, enquanto que no pretérito se localizam as trevas da ignorância, dos erros praticados, das experiências mal vividas”.

A vida humana, pois, apesar de transitória, é a chama que vos coloca em contato com o serviço de que necessitais para a ascensão justa. Nesse abençoado ensejo, é possível resgatar, corrigir, aprender, ganhar, conquistar, reunir, reconciliar e enriquecer-se no Senhor. Refleti na observação do Mestre e apreender-lhe-eis o luminoso sentido. Andai enquanto tendes luz, disse Ele. Quem Vive, Segundo as leis sublimes do Espírito, respira em esfera diferente do próprio campo material em que ainda pousa os pés. Avançada compreensão assinala-lhe à posição íntima. Nas dificuldades e aflições da estrada, recolhe recursos à própria iluminação e engrandecimento. Ampara sem inclinações doentias. Serve sem escravizar-se. Permanece atento para com as obrigações da sementeira, todavia, não se inquiete pela colheita, porque sabe que o campo e a planta, o sol e a chuva, a água e o vento pertencem ao Eterno Doador.

Bem-aventurado o homem que segue vida afora em Espírito! Para ele, a morte aflitiva não é mais que alvorada de novo dia, sublime transformação e alegre despertar! (Espírito Emmanuel- “Pão Nosso”, lições 6 e 82).

Emmanuel, descrevendo o corpo humano, o chama de Santuário Divino e diz: Raros estudiosos, no entanto, se recordam dos prodígios do corpo humano, realização paciente da Sabedoria Divina, nos milênios, templo da alma, em temporário aprendizado na Terra. Por mais se nos agigante a inteligência, até agora não conseguimos explicar, em toda a sua harmoniosa complexidade, o milagre do cérebro, com o coeficiente de bilhões de células; o aparelho elétrico do sistema nervoso; a câmara ocular onde as imagens viajam, da retina para os recônditos do cérebro, em cuja intimidade se incorporam as telas da memória, como patrimônio inalienável do Espírito; o parque da audição com seus complicados recursos; o centro da fala; e outros sistemas que integram o corpo humano, o mais sublime dos santuários e uma das super maravilhas da Obra Divina. Dia surge, porém no qual o homem reconhece a grandeza do templo vivo em que se demora no mundo e suplica o retorno a ele, como trabalhador faminto de renovação, que necessita de adequado instrumento de conquista do abençoado salário do progresso moral para a suspirada ascensão as Esferas Divinas. As energias mentais dos habitantes da Terra tecem o envoltório que os retém na superfície do Globo. Raros são aqueles cuja mente vara o teto sombrio com os raios de luz dos sentimentos sublimados que lhes fulguram no templo intimo. O pensamento é o gerador dos infracorpúsculos ou das linhas de forca do mundo subatômico, criador de correntes de bem ou de mal, grandeza ou decadência, vida ou morte, segundo a vontade que o exterioriza e dirige. (Emmanuel/FCXavier- Roteiro, Lições 3 e 30).

Bibliografia:

Bíblia de Jerusalém:Lucas (11:33 a 35)
Bíblia de Jerusalém:Paulo (I Coríntios 15: 39 a 44)
18ª Aula - 55
Bíblia de Jerusalém:Paulo (Gálatas 5: 16 a 26)
Bíblia de Jerusalém:João (12:35)
GODOI Paulo Alves. Os quatro Sermões de Jesus: Lição, A Candeia do Corpo
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito Emmanuel). Roteiro: Lições 3 e 30
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito Emmanuel). Pão Nosso: Lições 6 e 82
PUGLIA, Silvia C. S. C. – CDM

Questões para reflexão

1) Explique a formação da aura segundo André Luiz.

2) Explique a interferência do pensamento na exteriorização da aura.

3) Comente os ensinamentos de Paulo quando ele diz que nenhuma carne é igual à outra.

4) Analise o significado da afirmação de Emmanuel: “Bem-aventurado o homem que segue a vida afora em Espírito!”

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário