CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

14ª Aula Parte A – CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 1º ANO – FEESP

Casamento, Família e Divórcio

Casamento e Família

A família é uma instituição de origem divina. Kardec em “O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capitulo XXII, item 3, esclarece: “...Deus quis que as seres se unissem, não somente pelos laços carnais, mas também pelos da alma, a fim de que a mutua afeição dos esposos se estenda aos filhos, e para que sejam dois, em vez de um, a amá-los, tratá-los e fazê-los progredir...”

Nesta bela descrição do casamento, vemos como é grande a sua abrangência, pois implica no desenvolvimento da capacidade de amar, implica na expansão da afeição que existe entre os cônjuges para que este sentimento de afeto e ternura também alcance os filhos e estes possam progredir.

Emmanuel, na obra “Vida e Sexo”, traz o seguinte conceito de casamento: “O casamento ou a união permanente de dois seres, como é óbvio, implica o regime de vivência pelo qual duas criaturas se confiam uma a outra, no campo da assistência mútua. Essa união reflete as Leis Divinas que permitem seja dado um esposo para uma esposa, um companheiro para uma companheira, um coração para outro coração ou vice-versa, na criação e desenvolvimento de valores para a vida”.

Em “O Livro dos Espíritos”, na questão nº 695, encontramos: P. “O casamento, ou seja, a união permanente de dois seres é contrária à Lei da Natureza?” R. “É um progresso na marcha da Humanidade”.

Refletindo sobre as causas desse progresso, podemos constatar que quanto mais regressarmos na história, mais encontraremos, nos estados primitivos, as uniões livres que, nas palavras de Kardec em comentário a questão nº 696, pertence ao estado de natureza, e, ainda, a abolição do casamento representaria o retomo a infância da Humanidade.

O matrimônio na Terra pode ser um meio de fortalecer laços de pura afinidade espiritual, ou, em outros casos, pode ser o reencontro para o necessário reajuste.

Desse modo, por vezes, o lar é um templo para se vivenciar o amor sublimado, onde reina a compreensão, a união; outras vezes os lares são cadinhos de purificação, pelos quais por meio de provações e sofrimentos, Espíritos caminham em direção à evolução.

Há, pois, uma diversidade de situações que podem ser consideradas como determinantes das uniões conjugais. Em nosso planeta, que é um mundo de expiação e prova, podemos concluir que a grande parte das uniões matrimoniais decorre de compromissos diante da Lei de Causa e Efeito.

Nesse sentido, Emmanuel, na mesma obra acima citada, afirma: “Acontece, no entanto, que milhões de almas, detidas na evolução primária, jazem no Planeta, arraigadas a débitos escabrosos perante a lei de causa e efeito e, inclinadas que ainda são ao desequilíbrio e ao abuso...”

Mas, podemos questionar: todos os casamentos e nascimentos são programados no plano espiritual? Isto é, ninguém se casa com a pessoa errada ou tem mais ou menos filhos do que foi programado? A Doutrina Espírita ensina-nos que muitos dos nossos compromissos são definidos no plano espiritual, porém, devemos lembrar que o Espírito tem o livre arbítrio, e a partir de suas escolhas pode avançar mais rápido, ou, às vezes, desistir de alguma provação e ficar estacionado por tempo indeterminado.

Reencarnação

Sobre o casamento ha uma passagem no Evangelho de Marcos, no capitulo 12, versículos 18 a 27, em que os Saduceus, interrogam Jesus:

“Mestre, Moises deixou-nos escrito: Se alguém tiver irmão que morra deixando mulher sem filhos, tomará ele a viúva e suscitará descendência para seu irmão. Havia sete irmãos. O primeiro tomou mulher e morreu sem deixar descendência. E o mesmo sucedeu ao terceiro. E os sete não deixaram descendência. Depois de todos também a mulher morreu. Na ressurreição, quando ressuscitarem, de qual deles será a mulher? Pois que os sete a tiveram por mulher Jesus disse-lhes: ‘Não estais errados, desconhecendo tanto as Escrituras como o poder de Deus? Pois quando ressuscitarem dos mortos, nem eles se casam, nem elas se dão em casamento, mas serão como anjos nos céus. Quanto aos mortos que há de ressurgir não lestes no livro de Moisés, no trecho sobre a sarça, como Deus lhe disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas sim de vivos. Estais muito errados!”.

Nesta passagem vemos que os Saduceus, maliciosamente – eis que não acreditavam em ressurreição - queriam enredar Jesus com alguma palavra.

O Mestre então responde, de forma alegórica, figurada, que os mortos, quando “ressuscitarem”, serão como os “anjos nos céus”.

Jesus, como bem sabemos, numa época em que ainda não era chegada a hora, falava de forma simbólica, pois todo grande conhecimento, toda grande verdade depende de bases solidas, depende de um alicerce, de uma pedra fundamental. Esse conhecimento então, de forma clara, aberta, publica, caberia a Doutrina Espírita.

O Espiritismo então, em seu tempo, revelou-nos, a propósito, que:

- Os Espíritos não têm sexo da forma que entendemos, porque sexo depende da constituição orgânica. (LE q. 200).

- São os mesmos Espíritos que ora animam um corpo de homem, ora animam um corpo de mulher. (LE q. 201).

- Há duas espécies de família: as famílias por laços espirituais e as famílias por laços corporais. Estas; as de laços corporais, são frágeis como a própria matéria, extinguem-se com o tempo. Por outro lado, as famílias por laços espirituais são duradouras e se perpetuam no mundo dos Espíritos. (ESE, XlV item 8).

Vemos, pois, que o estudo do Espiritismo conduz-nos a observações e reflexões que nos impelem ao aprimoramento dos laços familiares, impelem-nos a tolerância, ao entendimento, a compreensão, que se obtém da vida o que se lhe da, colhe-se o material do plantio.

A consciência da realidade de nossas vidas passadas impulsiona-nos a renovação. Sendo assim, a Doutrina Espírita exerce influência salutar na vida, no destino, e na felicidade do ser humano.

E por meio da reencarnação que amigos se aproximam no mesmo lar, e também no mesmo ambiente, adversários se encontram para definitiva extinção de ódios cuja origem se encontra em alguma preexistência.

Sem a reencarnação não teríamos a oportunidade de reconciliação com aqueles a quem ofendemos ou ferimos, ou que nos ofenderam ou feriram.

Diz Emmanuel na mesma obra “Vida e Sexo”: “Os débitos contraídos por legiões de companheiros da Humanidade, portadores de entendimento verde para os temas do amor; determinam a existência de milhões de uniões supostamente infelizes, nas quais a reparação de faltas passadas confere a numerosos ajustes sexuais, sejam eles ou não acobertados pelo beneplácito das leis humanas, o aspecto de ligações francamente expiatórias, com base no sofrimento purificador. De qualquer modo, é forçoso reconhecer que não existem no mundo conjugações afetivas, sejam elas quais forem, sem raízes nos princípios cármicos, nos quais as nossas responsabilidades são esposadas em comum”.

Sem a reencarnação, como poderíamos buscar a reconciliação com almas que semearam espinhos em nosso caminho e com almas que tiveram em seu caminho pedras colocadas por nós?

Sem a reencarnação não teríamos a oportunidade de retomarmos na condição de filhos, esposos, esposas, parentes e amigos que tiveram suas vidas e seus destinos complicados pela nossa ignorância aos preceitos do evangelho. O divino Mestre disse: “Ninguém verá o reino de Deus se não nascer de novo”.

Há, assim, que haver esforço para aprimorarmos nossos relacionamentos. Na obra “Sinai Verde”, André Luiz deixa-nos diversas recomendações para a vida conjugal. Vejamos algumas:

- Não deprecie os ideais e preocupações do outro;

- Antes de observar os possíveis erros ou defeitos do outro, vale mais procurar-lhe as qualidades e dotes superiores para estimulá-los ao desenvolvimento justo;

- Não sacrifique a paz do lar com discussões e conflitos, a pretexto de honorificar essa ou aquela causa da Humanidade, porque a dignidade de qualquer causa da Humanidade começa no reduto doméstico.

- E a Doutrina Espírita diz: “Nascer, crescer; morrer, renascer ainda, progredir continuamente, tal é a lei”.

QUESTÃO REFLEXIVA:

Reflita e comente: O casamento pode ser um caminho de reajuste, perante as nossas faltas em vidas anteriores.


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário