CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 31 de março de 2016

3ª Aula Parte A – CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 1º ANO – FEESP

Gênese Mosaica e Kardequiana – Gênese Espiritual

Deus, Gênese Mosaica e Kardequiana

DEUS

Esta aula contém a análise do processo de formação do Universo, sob as óticas da Bíblia, da Ciência e da Doutrina dos Espíritos.

Atualmente, a teoria científica mais aceita para explicar a origem do Universo é a do “Big Bang”, desenvolvida a partir do inicio do século XX. Segundo esta teoria, ha cerca de 15 bilhões de anos, houve uma grande explosão que originou todo o Universo. O planeta Terra, por sua vez, formou-se por volta de 4,5 bilhões de anos atrás.

“A Gênese” de Kardec, eminentemente científica, refere-se a Deus como “a causa primária de todas as coisas, o ponto de partida de tudo, o eixo sobre o qual repousa o edifício da criação...” (GE, cap.II, item 1), sendo assim, é de suma importância que estudemos Deus antes de tudo.

Para tanto, uma vez que “Deus não se mostra, mas se afirma pelas Suas obras” (GE, cap.II, item 6), podemos estudá-lo a partir do principio de que “todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente” (GE, cap.II, item 3).

A Natureza nos mostra inúmeros exemplos de processos materiais e mecânicos que têm como aplicação um efeito inteligente, denotando então, uma causa inteligente. Conforme exemplo de Kardec, “A existência do relógio atesta a existência do relojoeiro; a engenhosidade do mecanismo atesta a inteligência e o saber do relojoeiro“ (GE, cap. II, item 6). O Universo, entendido em toda a sua complexidade, engenhosidade e intencionalidade, dá-nos mostras então da existência de um Ser divino responsável pela sua criação.

Aceitando-se a existência de Deus, ainda que não se possa compreendê-Lo em Sua essência, pode-se conhecer-Lhe os atributos, pois, segundo Kardec (GE, cap. II, item 8), “sem o conhecimento dos atributos de Deus, seria impossível compreender a obra da Criação;...”. Pode se afirmar que Deus é “a suprema e soberana inteligência; Ele é único, eterno, imutável, imaterial, todo poderoso, soberanamente justo e bom, infinito em todas as Suas perfeições.” (GE, cap. II, item 19).

Assim, poderíamos perguntar-nos: Se Deus esta em toda a parte, por que não O vemos?

Uma imagem muito interessante que nos permite compreender melhor a esta questão se encontra em “A Gênese“, cap.II, item 33: “Aquele que está no fundo de um vale, mergulhado numa bruma espessa, não vê o Sol; contudo, na luz difusa, ele imagina a presença do Sol (...). Somente após elevar-se completamente acima da camada brumosa, encontrando-se num ar perfeitamente puro, ele o vê em todo o seu esplendor.“ O mesmo se dá com o Espírito que, de acordo com o seu grau de evolução, tem uma percepção cada vez mais apurada de Deus. Assim, podemos senti-Lo cada vez mais, à medida que vivenciamos os ensinamentos de Jesus.

Remontando a história da origem de quase todos os povos, percebemos que os seus primeiros livros foram religiosos. Dentre todas Gêneses antigas, a que mais se aproxima dos dados científicos é a Moisés. A Gênese Mosaica, no entanto, apresenta-nos a formação do mundo em seis dias, de vinte e quatro horas. Fato que a Ciência atual afirma como inconcebível, a não ser que sejam negadas as leis físicas existentes. Em “O Livro dos Espíritos“, Cap. III, item 6, subitem 59, encontramos: “A formação do globo está gravada em caracteres indeléveis no mundo fóssil, e está provado que os seis dias da Criação representam outros tantos períodos, cada um deles, talvez, de muitas centenas de milhares de anos.”

A partir destas ideias, analisemos a seguir os quadros comparativos entre os dias da criação da Gênese de Moisés e as eras geológicas.

Deve-se notar uma concordância notável com relação à sucessão dos seres orgânicos, inclusive com a aparição do ser humano no último “dia”. Percebe-se também, no “terceiro dia” e no “terceiro período” que os continentes apareceram e a partir daí puderam surgir os animais terrestres.

Observação: nos quadros o termo “era” foi substituído por “período”, termo utilizado por Kardec no livro “A Gênese”.

CIÊNCIA e GÊNESE MOSAICA

CIÊNCIA: I. PERÍODO ASTRONÔMICO. A aglomeração da matéria cósmica universal num ponto do espaço. Condensação da matéria - origem das estrelas, Terra, Lua e os planetas.

Estado primitivo, fluídico e incandescente da Terra. Atmosfera imensa carregada de toda a água em vapor e de todas as matérias volatilizáveis.

GÊNESE MOSAICA: 1º DIA. No começo criou Deus o Céu e a Terra. Terra uniforme e nua; trevas e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Ora, Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita.

Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. Luz - dia e trevas - noite e da tarde e da manhã se fez o primeiro dia.

CIÊNCIA: II. PERÍODO PRIMÁRIO. Endurecimento da superfície da
Terra, pelo resfriamento; formação das camadas graníticas. Atmosfera espessa e ardente, impenetrável aos raios solares.

Precipitação gradual da água e das matérias solidas volatilizadas no ar. - Ausência completa de vida orgânica.

GÊNESE MOSAICA: 2º DIA. Disse Deus: Faça-se o Firmamento no meio das águas e que ele separe das águas as águas. E Deus fez o Firmamento e separou as águas que estavam debaixo do Firmamento das que estavam acima do Firmamento. E Deus deu ao Firmamento o nome de céu; da tarde e da manhã se fez o segundo dia.

CIÊNCIA: III. PERÍODO DE TRANSIÇÃO. As águas cobrem toda a superfície do globo. Calor úmido. O Sol começa a atravessar a atmosfera brumosa. Primeiros seres organizados da constituição rudimentar - Liquens, musgos, fetos, licopódios, plantas herbáceas. Vegetação colossal. Primeiros animais marinhos.

GÊNESE MOSAICA: 3º DIA. Deus disse ainda: Que as águas que estão sob o céu se reúnam em um só lugar (mar) e que o elemento árido apareça (terra). Produza a terra a erva verde que traz a semente e árvores frutíferas que deem frutos cada um de uma espécie, e que contenham em si mesmas as suas sementes. E da tarde e da manhã se fez o terceiro dia.

CIÊNCIA: IV PERÍODO SECUNDÁRIO. Superfície da Terra pouco acidentada; águas pouco profundas. Temperatura menos ardente; atmosfera mais depurada. Vegetação menos colossal; novas espécies; primeiras árvores. Peixes; cetáceos; animais aquáticos e anfíbios.

GÊNESE MOSAICA: 4º DIA. Deus disse também: Façam-se corpos de luz no firmamento do céu, a fim de que separem o dia da noite e sirvam de sinais para marcar o tempo e as estações, os dias e os anos. Deus então fez dois grandes corpos luminosos, um, maior, para presidir ao dia, o outro, menor, para presidir a noite; fez também as estrelas. E da tarde e da manhã se fez o quarto dia.

CIÊNCIA: V PERÍODO TERCIÁRIO. Crosta sólida; formação dos continentes. Retirada das águas para os lugares baixos; formação dos mares. Atmosfera depurada; temperatura atual produzida pelo calor solar. Gigantescos animais terrestres. Vegetais e animais da atualidade. Pássaros.

GÊNESE MOSAICA: 5º DIA. Disse Deus ainda: Produzam as águas animais vivos que nadem nas águas e pássaros que voem sobre a Terra.

Deus então criou os grandes peixes e todos os animais que têm vida e movimento e criou também todos os pássaros, cada um de uma espécie. E os abençoou, dizendo: Crescei e multiplicai-vos...

CIÊNCIA: VI. DILÚVIO UNIVERSAL. PÓS DILUVIANO. Terrenos de aluvião. Vegetais e animais atuais. O homem.

GÊNESE MOSAICA: 6º. DIA. Disse Deus: Produza a Terra animais vivos, os animais domésticos e os animais selvagens... Deus então criou o homem a sua imagem e o criou a imagem de Deus e o criou macho e fêmea. Deus os abençoou e lhes disse:

Crescei e multiplicai-vos...

Kardec finaliza o estudo da Gênese Mosaica, com a seguinte afirmação: “Não rejeitemos, pois, a Gênese Bíblica; estudemo-la ao contrário, como se estuda a infância dos povos. É uma epopeia rica de alegorias, das quais é preciso procurar o sentido oculto; que é necessário comentar e explicar com as luzes da razão e da ciência“ (GE cap. XII, item 12).

Após a análise comparada dos enunciados da Ciência e da Gênese Mosaica, vemos que o ponto culminante da criação foi o surgimento do Homem. Nós somos, assim, herdeiros da criação e responsáveis pela conservação planetária, cabendo a cada um de nós a execução de nossas tarefas para o alcance do bem estar comum e do progresso da humanidade.

QUESTÃO REFLEXIVA:

Comente a nossa responsabilidade como filhos de Deus e herdeiros da Sua criação.


Fonte da imagem: Internet Google.

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