CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 22 de março de 2016

2ª Aula Parte A – CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 1º ANO – FEESP

Noções Gerais Sobre A Bíblia

O Velho Testamento

A Bíblia é o livro considerado o mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado e já traduzido em mais de mil línguas e dialetos humanos, não havendo termos de comparação entre ela e todos os outros livros.

O termo Bíblia tem origem no grego “Biblos“, plural de “Biblion“, que significa livros.

Em “Visão Espírita da Bíblia”, Herculano Pires escreve: “A Bíblia (que o nome quer dizer simplesmente: O Livro) é na verdade uma biblioteca, reunindo os livros diversos da religião hebraica”.

Representa a codificação da primeira revelação do ciclo do Cristianismo. Livros escritos por vários autores estão nela colecionados, em numero de 42. Foram todos escritos em hebraico e aramaico e traduzidos mais tarde para o latim, por São Jerônimo, na conhecida Vulgata Latina, no século quinto da nossa era. As igrejas católicas e protestantes reuniram a esse livro Os Evangelhos de Jesus, dando a estes o nome geral de “Novo Testamento”.

Até o alemão Johann Gutenberg inventar a tipografia (processo de impressão com caracteres móveis) – no século XV - a Bíblia era um livro raro e extremamente caro, pois todas as cópias eram feitas artesanalmente, manuscritas em material muitas vezes difícil de obter e manipular.

Os textos bíblicos foram escritos nos mais diversos materiais. Encontramos inscrições em pedra no Egito e na Babilônia, datadas de 850 a.C., em argila e cerâmica, em madeira (utilizada durante muitos séculos pelos gregos, em couro, em papiro, em velino (preparado a partir da pele de bezerros), em pergaminho (pele de ovelhas ou cabras) e, mais recentemente, em papel, desde o comum até os extremamente delicados e finos, com bordas douradas. Hoje já podemos ouvi-la em CD e ler seus belos textos em livros virtuais na Internet.

Foi somente no século 16 que o padre católico Martinho Lutero, fundador do Protestantismo, traduziu a Bíblia para o alemão, deixando-a ao alcance das classes menos cultas. Posteriormente, as traduções para outras línguas se popularizaram, o que universalizou seu conteúdo, permitindo a todos o acesso aos seus ensinamentos.

Por causa das inúmeras traduções, da grande quantidade de símbolos, alegorias e sentidos ocultos, das interpretações diferentes dos textos e ate mesmo das alterações propositais de palavras e trechos inteiros, há, em muitos casos, distorções dos textos primitivos. Isso, no entanto, absolutamente, não invalida a Bíblia.

Em “A Gênese“, Cap. IV, item 6, Kardec escreve: “A Bíblia contém evidentemente fatos que a razão, desenvolvida pela ciência, não poderia aceitar hoje, e outros que parecem estranhos e inspiram aversão, porque se prendem a costumes que não são mais os nossos. Mas, ao lado disso, haveria parcialidade em não se reconhecer que ela contém grandes e belas coisas. A alegoria, nela, tem lugar considerável, e sob esse véu ela esconde verdades sublimes que aparecem se se buscar a essência do pensamento, pois nesse caso o absurdo desaparece

Em “O Livro dos Espíritos“, item 59, Kardec discorre sobre alguns pontos divergentes entre as afirmações bíblicas e a Ciência, como as questões da Criação em seis dias, a existência de Adão como o primeiro homem, o dilúvio universal, etc., e considera que as contradições entre ambas são mais aparentes do que verdadeiras, pois decorrem da interpretação dada a elas por homens que tomam ao pé da letra o que tem sentido simbólico ou alegórico. E Kardec questiona: “Devemos concluir, então, que a Bíblia é erro? Não; mas que os homens se enganaram na sua interpretação.”

Kardec mostra um enorme respeito e uma profunda compreensão quanto à importância e a beleza da Bíblia e essa deve ser também a atitude dos espíritas perante ela: devemos conhecê-la e estudá-la como um valioso patrimônio da Humanidade, um instrumento fundamental para trilharmos os caminhos espirituais a que estamos destinados.

COMPOSIÇÃO DA BIBLIA

Em sua forma inicial, a Bíblia não tinha a disposição atual e para facilitar sua leitura e entendimento, em 1227 d.C., convencionou-se dividi-la em capítulos. A subdivisão em versículos se aconteceria em 1551 d.C.

Foi também nesse período, durante o Concilio Ecumênico de Trento (1545-1563), na Itália, que se determinou que a Bíblia, para os católicos, seria composta de 73 livros, divididos em duas partes: Antigo Testamento (46 livros) e Novo Testamento (27 livros).

Esse número varia um pouco, dependendo da religião cristã que a adota, pois algumas rejeitam alguns textos e algumas os acrescentam ou os substituem.

Testamento significa “pacto“, “convênio“ ou “aliança“, e assim temos a Antiga Aliança ou Velho Testamento (Deus e os Hebreus) e a Nova Aliança ou Novo Testamento (Jesus, os Hebreus e toda a Humanidade).

Quanto ao assunto e a forma, seus textos podem ser divididos em três classes:

- Livros históricos;

- Livros doutrinais;

- Livros proféticos.

O Antigo Testamento (AT) é o conjunto dos livros escritos por inúmeros autores na Antiguidade: profetas, escribas, sacerdotes, reis, que relataram os acontecimentos, os costumes, as leis, as regras de convivência social e moral que regiam a vida dos povos da época.

Conta a história do povo de Israel, descrevendo a aliança feita por Deus com Abraão e seu povo, bem como as condições e as leis dessa aliança.

Os livros que o compõem estão assim divididos:

- Livros históricos (21): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus, II Macabeus. Cada um destes textos narra uma parte da história do povo hebreu;

- Livros doutrinais (7): Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico.

São escritos voltados a indicar a correta conduta moral para o Homem de bem;

- Livros proféticos - Muitos séculos antes de Jesus vir ao planeta, para aqui vieram profetas que anunciaram grandes acontecimentos futuros; entre eles, alguns se destacaram pela importância e abrangência de suas profecias:

- Profetas Maiores (6): Isaías (8 a.C.), Jeremias (7 a.C.), Lamentações de Jeremias (6 a.C.), Baruc, Ezequiel, Daniel;

- Profetas Menores (12): Oséias, Joel, Amos, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Os Cinco primeiros livros do Antigo Testamento (Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) formam o que se denomina Pentateuco. Desde os antigos judeus e também entre os cristãos, considera-se que eles são de autoria de Moisés, mas pode haver ali trechos e textos não escritos por ele, como a narração de sua própria morte ou a continuação de certas genealogias envolvendo personagens que viveram depois dele.

O estudo do Antigo e do Novo Testamentos, considerando-se os contextos histórico e cultural do momento da elaboração de cada um dos textos, permite-nos perceber a evolução histórica e moral da Humanidade, as razoes dos acontecimentos e transformações que, progressivamente, conduzem-nos a caminhos espirituais cada vez mais elevados.

Percebemos que homens primitivos, rudes, muito mais ligados as sensações materiais, que necessitavam de um Deus agressivo e vingativo, com a vinda de Jesus, passam a conhecer um Deus amoroso e compassivo, e que o Mestre não tinha vindo “destruir a Lei“, mas fazê-la cumprir, dando-lhe o seu verdadeiro sentido e preparando a Humanidade para a plena vigência interior da Lei Divina.

QUESTÃO REFLEXIVA:

Qual a importância do conhecimento do Antigo Testamento para nós, espírita?


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário