CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 29 de março de 2016

2ª Aula Parte B – CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 1º ANO – FEESP

O Novo Testamento

O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história da Nova Aliança, feita entre Jesus e os homens e as principais condições e leis dessa aliança.

Esses livros assim se dividem:

- Livros históricos (5): Mateus (Mt), Marcos (Mc), Lucas (Lc), João (Jo), Atos dos Apóstolos; “

- Livros doutrinais (21): Epístolas (cartas) de Paulo: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, e Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II, Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon e Hebreus; Epístola de Tiago; I e II Epístolas de Pedro; I,II,III Epístolas de João; Epístola de Judas.

- Livro profético (1): Apocalipse de João.

Os manuscritos originais desses textos, assim como suas cópias feitas nos três primeiros séculos, desapareceram totalmente, não somente porque o material usado (papiro, cerâmica) se deteriorava facilmente, mas também porque os perseguidores dos cristãos destruíam sistematicamente todos os escritos sagrados que lhes caiam nas mãos.

Os cristãos, por sua vez, os escondiam para não serem destruídos. Muitos desses textos foram enterrados e jamais recuperados; outros foram encontrados nas buscas arqueológicas mais recentes, como os riquíssimos manuscritos do Mar Morto, deixados nas cavernas de Qumran pelos Essênios, após a destruição de Jerusalém, e encontrados em 1947.

Apos essa descoberta, na Escola Bíblica de Jerusalém, teólogos e religiosos, de vários segmentos cristãos reunidos, compilaram uma bíblia atualizada com as novas informações, cuja tradução foi denominada A Bíblia de Jerusalém.

Os Evangelhos (Evangelho significa Boa Nova, livro portador da mensagem) nasceram do desejo dos fiéis de possuírem, por escrito, a pregação dos Apóstolos, narrando a vida e a mensagem de amor de Jesus. A Igreja Católica rejeitou inúmeros textos, por considerá-los de autenticidade duvidosa e aceitou como canônicos, isto é, divinamente inspirados, apenas quatro Evangelhos: Mateus, Lucas, Marcos e João.

Todos começaram a ser escritos muitos anos após a morte de Jesus, embora não se conheça as datas com exatidão.

É interessante notar que os Evangelhos são sempre intitulados da seguinte forma: “Evangelho segundo Mateus“, “Evangelho segundo João”, etc. É provável que nem todos os textos tenham sido escritos diretamente pelos evangelistas, mas sim por outras pessoas que se baseavam em seus depoimentos e anotações, pois, a exceção de Mateus e Lucas, os discípulos eram pessoas bastante simples do ponto de vista intelectual.

Por serem muito semelhantes entre si, os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como sinópticos. O Evangelho de João é considerado o mais espiritual de todos.

A influência dos ensinamentos evangélicos é sentida em todo o mundo, através de todos os tempos, trazendo o código moral que permite a criatura sua renovação interior, pensando nosso caminho evolutivo com maior serenidade, confiança, esperança, até a perfeição relativa e a felicidade para a qual fomos criados.

OS AUTORES DOS EVANGELHOS

EVANGELHO SEGUNDO MATEUS

Mateus - Também chamado Levi, era cobrador de impostos (publicano) em Cafarnaum. Seu Evangelho (O primeiro do NT) foi escrito em aramaico, narra principalmente as pregações na Palestina e era destinado aos judeus, para convencê-los de que Jesus era o Messias prometido ao povo hebreu. No seu Evangelho ha muitas citações do Antigo Testamento.

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS

Marcos - João Marcos, primo de Barnabé, discípulo de Pedro e seu companheiro nas pregações. Pedro falava aramaico, e era traduzido para o grego, por Marcos. Considerado o “eco da voz de Pedro“. Esse aprendizado deve ter influenciado os seus escritos. Ele também fez parte da primeira viagem de Paulo. Seu Evangelho (O segundo do NT) foi escrito em grego e procura demonstrar com clareza que Jesus era, verdadeiramente, Filho de Deus. Não era dirigido essencialmente aos judeus, mas aos cristãos da Igreja Romana convertidos do paganismo.

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS

Lucas - Era médico, pagão, natural de Antióquia, bastante culto. Não conheceu Jesus em vida, mas converteu-se ao Cristianismo graças à pregação de Paulo, seguindo-o em quase todas as suas viagens missionárias. Seus textos foram elaborados a partir de sua convivência e de seu acesso pessoal aos apóstolos e a Maria, mãe de Jesus.

Foi Lucas quem deu aos seguidores de Jesus o nome de cristãos. Além do seu Evangelho (O terceiro do NT), atribui-se também a ele a autoria dos “Atos dos Apóstolos“. Seu Evangelho também foi escrito em grego e é dirigido aos pagãos convertidos.

EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

João - O quarto Evangelho do NT foi escrito por um discípulo direto de Jesus, um dos doze apóstolos: João, conhecido como o Evangelista, testemunha da vida e da morte de Jesus. Ele foi o único apostolo a estar com Jesus na sua crucificação e foi a ele que o Mestre entregou Maria, sua mãe, para que ficasse sobre seus cuidados. João tornou-se, posteriormente, líder da comunidade crista de Jerusalém, ao lado de Tiago e Pedro.

Além do quarto Evangelho, é o autor do Apocalipse e de três Epistolas do NT.

ATOS DOS APÓSTOLOS

“Atos“ é o quinto livro do NT, escrito em grego. Lucas foi o autor de “Atos“, provavelmente entre 80 e 90 d.C., e se apresenta como a continuação de seu Evangelho. Ele descreve a igreja nascente, as primeiras comunidades cristas, seus triunfos e dificuldades, o esforço para seguir o ensino do Cristo e para divulgar a sua doutrina de amor e paz.

Embora o relato se refira aos atos dos Apóstolos, seus principais protagonistas são Pedro (12 primeiros capítulos) e Paulo (os 16 capítulos restantes) - dois personagens fundamentais no Cristianismo.

Lucas escreveu uma obra histórica: Seu Evangelho abrange os atos e ensinamentos de Jesus até sua ascensão aos céus; e “Atos“ é a comprovação de que Jesus, lá do Plano Espiritual, continua sua missão através de seus discípulos. Por isso, “Atos“ é chamado também de “Evangelho do Espírito Santo“ ou “Evangelho do Espírito de Jesus“. Para os espíritas é o “Evangelho da Mediunidade“.

AS EPÍSTOLAS

CARTAS DE PAULO

Paulo de Tarso é provavelmente o personagem mais conhecido e mais admirado do NT, depois de Jesus. A sua personalidade apaixonada, a sua vida dedicada a um ideal religioso, primeiro defendendo o Judaísmo e perseguindo os cristãos, posteriormente pregando com zelo e abnegação incansáveis a doutrina ensinada por Jesus, impressiona-nos profundamente.

Suas catorze cartas ou epistolas consistem em respostas a situações concretas do dia-a-dia difícil que viviam os cristãos da época; são explicações e orientações, conselhos, advertências, cuidados, dirigidos a pessoas ou comunidades cristãs e para além delas, a todos os que se decidiram seguir os ensinos do Mestre.

EPÍSTOLAS UNIVERSAIS OU CATÓLICAS

As outras sete Epístolas do NT foram escritas por diversos autores: uma de Tiago, três de João, duas de Pedro e uma de Judas. Foram reunidas e denominadas de “católicas ou universais“, porque a maioria delas não é direcionada a pessoas ou comunidades em particular, mas aos cristãos em geral.

O APOCALIPSE

Depois de perseguido, João, o quarto Evangelista, foi exilado na ilha de Patmos, na Grécia, onde escreveu também o Apocalipse, um livro considerado profético. O Apocalipse (Revelação) é considerado o livro profético do NT e tem até hoje as mais diversificadas interpretações dentro das várias religiões. Seu objetivo principal é sustentar a fé e a esperança nos momentos de testemunho e renovação da humanidade, alertando-nos para a nossa responsabilidade frente às escolhas evolutivas que fazemos.

OS EVANGELHOS APÓCRIFOS

O TERMO APÓCRIFO

Essa palavra tem origem no grego “apokrypha“, que significa “escondido“. Costuma ser usada por escritores e/ou autoridades religiosas para indicar temas, textos ou obras de origem ignorada ou duvidosa, falsa ou sem autenticidade comprovada.

Apócrifos (dicionário Aurélio): “Entre os católicos, Apócrifos eram os escritos de assuntos sagrados que não foram incluídos pela Igreja no Canon das Escrituras autêntica e divinamente inspiradas”.

O TERMO CANÔNICO

A palavra deriva de “Cânon“, que é o catálogo de Livros Sagrados admitidos pela Igreja Católica, livros divinamente inspirados. A maior parte dos textos considerados apócrifos surgiu entre os séculos II e IV d.C., na mesma época dos denominados canônicos.

A escolha dos Evangelhos canônicos e a rejeição dos apócrifos não foram pacíficas: houve inúmeros problemas e controvérsias, perseguições e exílios de bispos discordantes, jogos políticos, uso e abuso de poder, imposições pela forca e até lutas corporais, para que se definisse o que deveria ou não fazer parte da Bíblia.

O termo canônico surgiu a partir de 385 d.C., quando foi solicitado a São Jerônimo que avaliasse os evangelhos existentes. Foram aprovados como canônicos os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Em 1945, em Nag Hammadi, no Egito, foram encontrados diversos textos, entre os quais alguns que passaram a ser denominados Evangelhos apócrifos. Existem mais de 60 Evangelhos apócrifos, mas esse é um número que provavelmente esta longe de ser exato. Exemplos: Evangelho de Tomé, de Pedro, de Felipe, de Tiago, dos Hebreus, Judas, dos Nazarenos, dos Doze, dos Setenta, dos Judeus, dos Egípcios, de Madalena, entre outros.

O importante é que saibamos analisar cada obra pelo seu conteúdo, isto é, pela sua essência moral, que é a marca do Cristo. O conhecimento traz a responsabilidade da prática que se traduz pela vivência diária dos ensinamentos do Mestre.

QUESTÃO REFLEXIVA:

Os textos canônicos e os apócrifos fazem parte da história religiosa do ser humano. Qual deve ser a atitude do espírita em relação a esses testos?

Bibliografia

A Bíblia de Jerusalém.
Kardec, Allan - A Gênese - Ed. FEESP.
Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos - Ed. F EESP.
Lippelt, Waldyr C. - A Bíblia, um Estudo Sinóptico - Ed. F EESP.
Kardec, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Ed. F EESP.
Martins, Sebastião P. - História da Formação do Novo Testamento.


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário