CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

sexta-feira, 14 de março de 2014

1ª AULA - CURSO BASICO DE ESPIRITISMO 1º ANO - FEESP

PARTE C: ESPIRITISMO: FILOSOFIA – CIÊNCIA – RELIGIÃO

Embora represente uma face do Espiritualismo, cumpre esclarecer que o Espiritismo difere de toda e qualquer ramificação espiritualista religiosa, na medida em que não possui “dogmas” propriamente ditos, mas antes fundamenta-se na razão e nos fatos. Sob esse aspecto o Espiritismo é considerado uma Doutrina Tríplice, pois sua estrutura consiste em Ciência, Filosofia e Religião.

Ciência, pois possui como fundamento a parte experimental, ou seja, ideias organizadas sistematicamente a partir dos fatos, dos fenômenos mediúnicos, das manifestações em geral.

Para tanto, emprega, efetivamente, o método experimental.

Consciência Prática: O Livro dos Médiuns.

Filosofia, pois sua temática abrange essencialmente objetos de conhecimento que estão além da experiência sensível, qual: a existência de Deus, os Princípios constitutivos do Universo (Causas Primárias), as Leis Morais e outros. Para tanto, possui como instrumento seguro o método racional.

Consciência teórica: O Livro dos Espíritos.

Religião, na medida em que seu fim último consiste na restauração do Evangelho e na prática dos princípios cristãos. Importa, porém considerar que, embora de essência religiosa, o Espiritismo não se vale de formalismos exteriores, de práticas sagradas, rituais ou técnicas coletivas, mas a busca de religiosidade dá-se na intimidade afetiva de cada um, a partir de uma atitude interior consciente.

Consciência moral, religiosa, étnica: O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Esses três aspectos encontram-se bem definidos na Codificação de Allan Kardec, respectivamente: O Livro dos Médiuns, O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Em seus aspectos científicos e filosóficos, a Doutrina será sempre um campo de investigações humanas. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem para a grandeza de seu imenso futuro espiritual.

QUESTIONÁRIO:

c) Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião

1 – Sob que aspecto a Doutrina Espírita é uma Ciência?

2 – Em quais obras da Codificação encontram-se a parte científica?


3 – Por que o Espiritismo é uma religião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário