CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 17 de março de 2020

3ª Aula Parte A - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


O EVANGELHO NO LAR

Conta-nos o Espírito Néio Lucio, no livro “Jesus no Lar” (psicografia de Francisco Candido Xavier), que Jesus fez o primeiro Evangelho no Lar na casa de Simão Pedro, reunindo ali corações ávidos de esclarecimento. Com isso, o Mestre ensinou-nos que a harmonia e a paz tão desejada para o mundo começam dentro da nossa casa, onde devemos exercer primeiramente nossos deveres como cristãos.

Néio Lucio narra assim as palavras de Jesus a respeito do lar: “O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem é a legitima exportadora de caracteres para a vida comum. Se o negociante seleciona a mercadoria, se o marceneiro não consegue fazer um barco sem aperfeiçoar a madeira aos seus propósitos, como esperar uma comunidade segura e tranquila sem que o lar se aperfeiçoe?”

Por isso, devemos organizar o nosso ambiente doméstico a Luz do Evangelho, já que a paz do mundo começa ali.

Seremos fora, no grande campo da sociedade, aquilo que aprendermos no lar. Portanto, os pais não devem falhar com os filhos, do contrário, esses falharão com a sociedade, com o próximo e com eles mesmos; serão como a casa edificada na areia movediça - vindo os rios da mudança, os ventos da renovação, haverá grande ruína.

Devemos conservar entre nossos familiares a esperança, estudando em casa a Boa Nova de Jesus, praticando a fraternidade e crescendo em amor e sabedoria.

A respeito da oração, ensinou-nos Jesus: “Onde estiverem duas ou mais criaturas reunidas em meu nome, eu entre elas estarei.” (Mateus, 18:20).

Como começar?

Convidaremos nossos familiares para o estudo do Evangelho, marcando dia e hora apropriados para todos, que deve ser seguido sempre. Esse dia será especial e o horário nobre, pois receberemos a visita de Jesus, através de seus mensageiros. A partir de então, a Luz adentrará o nosso lar e as trevas baterão em retirada.

Preparação para o Evangelho no Lar:

No dia do Evangelho, desde a manhã, buscaremos ter pensamentos elevados, conversação edificante e trabalho normal.

Aproximando-se a hora do Evangelho, podemos colocar música clássica ou música a luz da oração (opcional), assim como a água para ser fluidificada. Se houver alguém doente, pode-se colocar um copo com água em nome da pessoa.

Se o telefone tocar, atenderemos e diremos que estamos fazendo o Evangelho e, quando terminarmos, retornaremos a ligação.

Se for a campainha, iremos à porta e convidaremos a pessoa para entrar. Explicaremos em rápidas palavras a reunião, convidando a visita a participar dela. Na hora das vibrações, envolver os visitantes em muita paz, saúde e agradecer-lhes a presença.

Roteiro para realização:

Em primeiro lugar, designaremos uma pessoa para conduzir o Evangelho e as restantes para todos os itens. Em seguida, prosseguiremos dessa maneira:

1 - Início da reunião. Iniciar com uma prece simples e espontânea, recepcionando carinhosamente o Mentor Espiritual e todos aqueles, dos dois planos, que estão presentes. Buscaremos o silêncio interior, para sentirmos a presença de Jesus e pedir-lhe a inspiração para a leitura mais apropriada do Evangelho, além de podermos assimilar seus ensinamentos e colocá-los em pratica no nosso dia a dia.

2 - Leitura do Evangelho. Ler, a cada reunião, um trecho pequeno de O Evangelho segundo o Espiritismo, começando da pelo Prefácio, pulando a introdução, ir para o Cap. I, com Voz audível, calmamente, para que todos possam entender. A leitura deve ser metódica e na sequência, tendo o caráter de aula. Dessa maneira, o nosso lar será a escola de Jesus, onde a matéria estudada é o Evangelho, os alunos carentes somos nós e o Mestre é Jesus.

3 - Comentários sobre o texto lido. Os comentários são breves, feitos por todos e cada um expõe o que entendeu da leitura. Se tivermos dificuldade, leiamos de novo. Certamente, os mentores espirituais estarão nos ajudando a compreender a lição, para que a assimilemos com facilidade. Importante frisarmos que não é comunicação mediúnica, mas sim a inspiração divina de Amigos abnegados que nos trazem amorosamente as orientações necessárias não só da leitura, como também sobre os problemas atuais que podem e devem ser comentados a luz do Evangelho. Cuidado para não trazer a tona fatos desagradáveis e que possam ser motivo de discussão. A hora do Evangelho é sagrada e momento de paz.

4 - Vibrações. É o momento mais importante da reunião. Lembremo-nos das palavras de Jesus: “Vós sois a luz do mundo, podeis fazer o que eu faço e muito mais” (Mateus, 5:14). Jesus referia-se a potencialidade do Espírito, ao poder da mente quando canalizada para o bem, quando passamos à condição de doadores. Todos temos algo de bom para dar ao próximo, em benefício da humanidade. Destacaremos um membro da reunião para dirigir as vibrações (com Voz moderada) e os demais acompanharão com o pensamento, procurando doar paz, amor, saúde, equilíbrio. O valor da vibração está no impulso mental que é dado, na vontade firme e sincera de querer ajudar, na dedicação e amor aos semelhantes, acreditando no poder da fé raciocinada.

5 - Prece de encerramento. Aprece será simples e espontânea, um agradecimento ao Senhor da Vida e ao plano espiritual, que nos deram a sustentação para o nosso Evangelho.

A reunião tem duração de quinze a trinta minutos; podemos fazer o Evangelho sozinhos, seguindo todas as etapas acima descritas e em Voz alta.

Se houver crianças, podemos introduzir livros infantis específicos, como o “O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância” (Edições Feesp).

A conversação no lar, após o Evangelho, deve ser edificante, iluminada pelo amor e pela pratica da compreensão mútua, sem o que o objetivo da reunião não terá sido atingido. Procuremos estender tal comportamento para todos os dias, sempre permanecendo nessa calma, Vivenciando as lições aprendidas durante a reunião – o Evangelho no Lar serve para harmonizar a nossa casa e nossas relações com os familiares.

A prática das orientações é imprescindível; nossa conduta, em todas as situações, deve se pautar pelas vibrações radiantes do Evangelho, para que nos tornemos seu exemplo Vivo. Recordemos o ensinamento de Tiago (2:14): “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?”.

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO

1) Qual a finalidade do Evangelho no Lar?

2) Quais os itens que compõem o roteiro da reunião?

3) Na sua opinião, qual a maior motivação para a pratica do Evangelho no Lar?

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário