CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 10 de março de 2020

2ª Aula Parte A - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


DEUS E AS TRÊS REVELAÇÕES

A primeira questão de “O Livro dos Espíritos” expressa um dos grandes questionamentos da humanidade: o que é Deus?

Desde sua criação o homem sente, dentro de si mesmo, que há um Criador. A frase de Léon Denis explica bem tal sentimento ao afirmar que: “Há coisas, que de tão profundas, só se sentem, não se descrevem".

Os Espíritos nos revelam que encontraremos Deus onde a ciência dos homens ainda não alcança. “Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo aquilo que não é obra do homem e a vossa razão vos responderá”.

Ao observarmos a criação Divina, verificamos a grande harmonia do Universo, numa interação pensada e dirigida, produto de uma Inteligência sábia, onde tudo é elaborado de maneira minuciosa e perfeita. Kardec explica: “As obras ditas da natureza são produto de forças materiais que agem mecanicamente, como consequência das leis de atração e de repulsão, mas são empregadas, distribuídas, apropriadas para as necessidades de cada coisa, por uma inteligência que não é dos homens”.

Deus sempre será Deus, pois é Eterno. Suas leis também sempre são as mesmas, pois são naturais; o que muda, através dos tempos, é a maneira como o homem consegue concebê-Lo.

Sempre trouxemos dentro de nós o sentimento de adoração, pois trazemos a marca do Criador. Essa marca está gravada em nossa consciência o que nos traz a intuição de um Ser Superior - é uma consciência universal, pois encontramos tal crença em todos os povos.

No caminho percorrido pela humanidade na busca por essa força ou Ser Superior, vemos que a concepção de Deus muda conforme a nossa evolução. Enquanto primitivos, alguns povos entendiam que as forças da natureza eram governadas por vários deuses. Quanto a isso, explicam-nos os Espíritos: “A palavra deus tinha, entre os antigos, acepção muito ampla. Era uma qualificação genérica, que se dava a todo ser existente fora das condições da Humanidade.”

Mais tarde, incapazes ainda de compreender a essência Divina, personificamos Deus a nossa imagem e semelhança. Dessa maneira, Deus ganhou características humanas e imperfeitas, como a crueldade, vingança, ira etc.

Nesta trajetória, temos a primeira revelação com Moisés, o que representou um grande avanço para os homens da época. O Deus de Moisés é forte e poderoso e Lhe revelou os Dez Mandamentos, um código de conduta moral para um povo turbulento e indisciplinado. Contudo, o Deus revelado por Moisés ainda é duro e parcial.

Tal concepção muda com Jesus, que mostra-nos Deus não mais como o Ser vingativo, mas o Pai, o Criador que auxilia a Sua criação emanando amor, base de suas leis universais que regem a tudo.

A terceira revelação, trazida pelo Espiritismo, resgata os ensinamentos de Cristo e explicando-nos de onde viemos, para onde vamos e por que estamos na Terra.

Ao contrário das duas primeiras revelações, centralizadas em duas figuras - Moisés e Jesus - a Doutrina Espírita é fruto da comunicação de vários Espíritos, universalizando o seu ensino. “Deus quis que a nova revelação chegasse aos homens por um meio mais rápido e mais autêntico. Eis porque encarregou os Espíritos de a levarem de um polo a outro, manifestando-se por toda a parte, sem dar a ninguém o privilégio exclusivo de ouvir a sua palavra”, esclarece-nos Kardec.

Os Espíritos nos revelam que Deus é “a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas" e os seus atributos são: eterno, único, imutável, imaterial e soberanamente justo e bom. Deus, dentro de Sua misericórdia e amor, nos assiste sempre. E quanto mais desenvolvemos conquistas espirituais e libertamo-nos da matéria, mais nos aproximamos de Deus. O que nos resta, por hora, é a urgência de fazer com que Deus exista dentro de nossos corações, que se reflita em nossas atitudes, pensamentos e palavras.

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO

1) Onde podemos encontrar Deus?

2) No que Jesus se diferencia de Moisés na apresentação de Deus?

3) Qual a definição de Deus na Doutrina Espírita?

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário