CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 5 de março de 2020

1a Aula Parte Única - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


O SURGIMENTO DO ESPIRITISMO

Embora as manifestações espirituais sejam de todos os tempos, foi assinalado como 18 de abril de 1857 (data da publicação de “O Livro dos Espíritos”) o início da doutrina espírita. Contudo, bem antes dessa data, iniciou-se o que Arthur Conan Doyle denominou de “invasão organizada”, ou seja, manifestações espirituais persistentes que culminaram com o aparecimento do Espiritismo.

Surgiram médiuns, fatos e comunicações espirituais que preparam o terreno para a codificação de Kardec – os chamados antecessores.

Emmanuel Swedenborg (1688-1772)

Sueco, vidente, mas também um gênio científico e tecnológico de seu tempo. Graduou-se em Engenharia de Minas e também era profundo conhecedor da Bíblia, teólogo, autoridade em Mineração, Metalurgia, Engenharia Militar, Astronomia, Física, Zoologia, Anatomia, Economia, Política e Finanças.

Desde criança, Swedenborg já manifestava sinais de uma mediunidade de elevado potencial. Com notável clarividência, certa noite, em um jantar em Gothenburg, percebeu e narrou fielmente, para mais de 16 testemunhas, um grande incêndio que ocorria a cerca de 400 km de distância, em Estocolmo, da casa de seu vizinho.

Descreveu com nitidez a vida espiritual, além do fenômeno da exteriorização do ectoplasma, que definiu como “uma espécie de vapor que se exalava dos poros de meu corpo. Era um vapor aquoso muito visível e caia no chão, sobre o tapete”.

Edward Irving (1792 - 1834)

Ministro da Igreja da Escócia (presbiteriana), Edward Irving nasceu em Annan.

Foi na Inglaterra que fatos mediúnicos marcantes o fizeram conhecido. De personalidade vibrante, carismático e com um porte físico avantajado, possuía grande eloquência. O brilhantismo de suas pregações logo conquistou um grande número de adeptos, motivo que o fez ser transferido para a igreja escocesa de Regent Square, em Londres.

Em 1831 surgiu em sua comunidade um surto de manifestações mediúnicas de xenoglossia, quando fiéis começaram a falar em línguas estranhas. Algumas pessoas entravam em convulsão e se pronunciavam em latim, com voz cavernosa, e em outras línguas desconhecidas.

Posteriormente começaram a aparecer possessões por entidades inferiores, o que levou ao fim das manifestações psíquicas na comunidade.

Andrew Jackson Davis (1826 - 1910)

Também conhecido como o profeta da nova revelação, nasceu em Blooming Grove, às margens do Rio Hudson, Nova York (EUA).

De família de poucos recursos materiais e intelectuais, possuía apenas a educação primaria. Desde a infância, porém, manifestou a clarividência e a clariaudiência.

Em transe magnético, o corpo humano era como que transparente para Davis, o que lhe dava oportunidade de fazer diagnósticos precisos de pessoas doentes. Também magnetizado, com 19 anos de idade, ditou várias comunicações mediúnicas, entre as quais, sua grande obra “The Principles of Nature, Her Divine Revelation, and a Voice to Makind”. Ainda em estado mediúnico, trouxe comunicações em hebraico e demonstrou enormes conhecimentos de Geologia, Arqueologia, Historia, Mitologia, origem das Línguas e de fatos bíblicos.

O aparecimento do Espiritismo foi previsto por ele em “Os Princípios da Natureza” (1847), onde diz: “É verdade que os Espíritos se comunicam entre si, quando um está no corpo e outro em esferas mais altas - e, também, quando uma pessoa em seu corpo é inconsciente do influxo e, assim, não pode se convencer do fato. Não levará muito tempo para que essa verdade se apresente como viva demonstração”.

As Irmã Fox

Golpes produzidos por um Espírito desencarnado em uma humilde casa no Vilarejo de Hydesville, Estado de Nova Iorque (EUA) deram origem ao que, posteriormente, foi chamado de Moderno Espiritualismo.

No centro dos acontecimentos, encontramos Margaret (1833-1893), Kate (1837-1892) e Leah (1814-1890) Fox, médiuns de efeitos físicos.

Em dezembro de 1847, a família Fox, composta por pai e mãe metodistas e duas filhas, Margaret então com 14 anos e Kate, de 10 anos, alugou a casinha modesta e já com fama de mal-assombrada. Leah, à época, morava em Rochester, onde ensinava música.

Em meados de marco de 1848, certos ruídos começaram a acontecer na casa dos Fox e foram Crescendo em intensidade. Por vezes, eram batidas, em outras, sons como o de arrastar de móveis. Na noite de 31 de março, os fenômenos se intensificaram de modo que o barulho se tomou mais alto e numa frequência mais acentuada.

Foi, então, que a jovem Kate desafiou a forca invisível a repetir as batidas que ela ininterruptamente fornecia com os dedos. Embora o desafio tivesse sido feito com palavras suaves, foi prontamente respondido. Após uma investigação realizada, os Fox souberam que tratava-se de um Espírito assassinado naquele local e enterrado na adega, a dez pés de profundidade.

As comunicações por meio de pancadas continuaram até que, para convencer os detratores de que o fenômeno era autêntico, as irmãs Fox começaram a fazer demonstrações públicas. A primeira delas se deu em 14 de novembro de 1849, no Corinthian Hall, o maior salão de Rochester, resultando na organização do primeiro núcleo de estudantes do Espiritualismo moderno.

Várias comissões foram organizadas para estudar o fenômeno e Kate, Margaret e Leah foram exaustivamente expostas e estudadas.

Em Lyle Dale, atualmente encontra-se a sede central regional dos Espiritualistas Americanos, junto com a velha casa da família Fox.

As mesas girantes e Kardec

Na América do Norte foi desenvolvido o método da comunicação com os Espíritos usando-se o alfabeto. Falava-se o alfabeto e se pedia ao Espírito para indicar, por batidas ou pancadas, as letras que compunham as desejadas palavras. No final de 1850, surge uma nova maneira de comunicação - bastava, simplesmente que os médiuns se colocassem ao redor de uma mesa sentados, em cima da qual punham as mãos. Erguendo um de seus pés, a mesa daria uma pancada toda vez que fosse proferida a letra que servisse ao Espírito comunicante para completar palavras e frases. Esse processo, apesar de muito lento, produzia excelentes resultados; foi o início das mesas girantes ou falantes.

No fim de 1854, o Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais tarde Allan Kardec, expressa sua opinião sobre tais manifestações: “Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que se possa tornar sonâmbula. Até lá, permita que eu não veja no caso mais do que um conto para fazer-nos dormir em pé”.

Rivail era um homem de ciência e não se dava a credulidade gratuita, sem análises racionais. A incredulidade inicial, contudo, foi vencida. Na primeira vez que presenciou o fenômeno das mesas girantes, em maio de 1855, afirmou: “Entrevi, naquelas aparentes futilidades, no passatempo que faziam daqueles fenômenos, qualquer coisa de sério, como que a revelação de uma nova lei, que tomei a mim estudar a fundo”.

A continuidade dos estudos permitiu a Rivail aplicar nesta nova ciência o método experimental. Percebeu, nas primeiras observações, que os Espíritos, por serem os homens desencarnados, eram limitados como nós e também sujeitos a enganos. Esse pensamento o levou a estruturar o trabalho da Codificação de maneira metódica; utilizava-se de inúmeros médiuns para realizar a comparação e a fusão de todas as respostas coordenadas, classificadas e outras vezes refeitas.

Esse trabalho resultou na primeira edição de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril 1857. A obra foi lançada sob a autoria de Allan Kardec, pseudônimo que fora revelado pelo Espírito Zéfiro, nome utilizado em uma das encarnações anteriores, na qual Rivail era um sacerdote druida.

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO:

l) Qual a importância dos antecessores para o surgimento do Espiritismo?

2) Qual a contribuição das mesas girantes para o Espiritismo?

3) Como Kardec analisou as comunicações espirituais? Qual trabalho surgiu dessas primeiras observações?

BIBLIOGRAFIA
- Doyle, Arthur Conan - A História do Espiritismo- Ed. Pensamento.
- Kardec, Allan - Obras Póstumas - Ed. Lake
- Wantuil, Zêus - As Mesas Girantes e o Espiritismo - Ed. FEB

Fonte da imagem: Internet Google.

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