CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 12 de março de 2020

2ª Aula Parte B - CURSO O QUE É O ESPIRITISMO FEESP


O MAIOR MANDAMENTO

“Mas os fariseus, tendo sabido que Ele fizera calar os saduceus, se reuniram em conselho. E um deles, que era doutor da Lei, para o tentar fez esta pergunta: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Respondeu Jesus:

Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o Segundo, semelhante ao primeiro é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contém toda a lei e os profetas.” (Mateus, 22:34-40).

Verdadeiramente, Jesus proclamou que ao cumprirmos esses dois mandamentos - “Amar a Deus e ao próximo” - vale muito mais que seguir todas as formulas e todos os cultos, ou fazer todos os sacrifícios, porque no amor a Deus e ao próximo encontramos a única e universal religião. Se o gênero humano praticar esses ensinamentos, chegará à unidade e a realização de seus destinos, pela solidariedade e a fraternidade.

Na maravilhosa mensagem de Jesus, Deus é Pai e todos os homens são irmãos!

Com esses dois mandamentos, o Mestre substitui o Decálogo, ou seja, os Dez Mandamentos de Moises, pois quem ama a Deus sobre todas as coisas, a Ele unicamente presta culto, não adorando imagens de qualquer espécie; respeita o Seu nome e O santifica, não somente um dia, mas todos os dias da semana, todas as horas e todos os minutos. E quem ama o próximo como a si mesmo, honra seus pais, não mata, não adultera, não levanta falso testemunho, nem cobiça coisa alguma de quem quer que seja.

Quem ama o próximo, deseja ao semelhante o que quer para si. É o reconhecimento da Paternidade Divina, expandida na Fraternidade Universal. O amor ao próximo é a ponte que liga a criatura ao Criador.

Pelas palavras de Jesus, podemos entender que o único caminho da salvação, é a pratica da caridade com humildade, que é absolutamente contrária ao caminho do desajuste, do egoísmo e do orgulho.

Do amor ao próximo, como a nós mesmos, nasce o socorro que devemos prestar ao nosso semelhante pela inteligência, pelo coração, com brandura e mansuetude, para não tornar-lhe penoso receber o auxílio, seja ele material, moral ou intelectual que lhe dispensamos.

Como está implícito no amor de Deus, a pratica da caridade para com o próximo e todos os deveres do homem resumem-se na máxima: Fora da caridade não há salvação, pois tudo aquilo que se aprende em conceitos deve revelar-se, concretamente, em ações.

Então, como exigir ou esperar atitudes nobres dos semelhantes se não desenvolvemos a paciência e a benevolência para com eles? E se o homem não praticar o amor ao próximo, como pode amar a Deus?

FIXAÇÃO DO APRENDIZADO:

l) Qual o maior mandamento? E o segundo?

2) Por que esses dois mandamentos podem substituir o Decálogo trazido por Moises?

3) Como compreender a proposta “triangular” do amor a Deus, ao próximo e a si mesmo?

BIBLIOGRAFIA

Kardec, Allan - A Gênese. Ed. Feesp
Kardec, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. São Paulo: FEESP. 9ª ed., 1993, Introdução, Item II, p.6.
Kardec, A. O Livro dos Espíritos, 2.ed., São Paulo: FEESP, Questão l, s.d.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário