CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 26 de junho de 2018

13a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


RESPONSABILIDADE E DESTINO - MENTE SÃ EM CORPO SÃO

“Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas sábios” (Efésios 5:15 - S. Paulo).

“Bem-aventurado o Homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. (Salmos 111)

“Energia viva, o pensamento desloca, em torno de nós, forcas sutis, construindo a paisagem ou formas criando centros magnéticos ou ondas, com as quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dos outros”. “Desequilíbrio gera desequilíbrio, mente enfermiça busca mente enfermiça; assim vicio busca vicio, isso nos faz pelo pensamento co-criadores a qualquer tempo e lugar”.

A associação mora entre todas as coisas, preside a todos os acontecimentos e comanda a existência de todos os seres; é que sentindo, mentalizando, falando ou agindo, sintonizamo-nos com as emoções e ideias de todas as pessoas, encamadas ou desencarnadas da nossa faixa de simpatia”. “Os médiuns, em qualquer região da vida, filtros que são de rogativas e respostas, precisam, pois, acordar para a realidade de que viveremos sempre em companhia daqueles que buscamos, de vez que, por toda a parte, respiramos ajustados ao nosso Campo de atração”, assinala o Espírito Emmanuel.

Paulo conhecia os efeitos que o pensamento mórbido produz, antecipando de muito que a Psicologia e a Psicoterapia dos séculos 19 e 20 vieram comprovar. Paulo sabia também que a mente insana escraviza, e, por isso, ensinava o equilíbrio mental a seus discípulos.

Hoje se sabe qual o papel da mente desequilibrada, nos processos de instauração e desenvolvimento da obsessão. A mediunidade é um fato da mente, e o processo de imantação mental é o caminho mais lógico e direto para o estabelecimento da sintonia com o plano espiritual, seja ele de que categoria for. Anteriormente a Doutrina Espírita, os fenômenos mediúnicos, que levaram a fogueira tantos médiuns acusados de “feiticeiros”, não eram conhecidos, nem estudados, e considerados até por diabólicos. Após Kardec, sabe-se perfeitamente qual o papel desempenhado pela mente na mediunidade.

Guardar a saúde mental, perante os conflitos que em todos os momentos o cristão é chamado a enfrentar, é o dever do espírita consciente de suas possibilidades e responsabilidades. É a luta constante consigo mesmo, na certeza de que Jesus segura o leme, sempre que a tempestade vier. É a certeza de que o destino da Humanidade esta nas mãos do Pai Celestial, mesmo quando tudo parecer comprovar o contrário: “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo. Eu venci o mundo”. Foi o que o Mestre nos ensinou. (Evangelho segundo João, 16:33)

Enfim, considerar o velho ditado: “Mente sã em corpo são”.

Bibliografia:

XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). Religião dos Espíritos
KARDEC, Allan - Evangelho Segundo Espiritismo – Cap. V- itens 14, 15,16 e l7- Cap. XIFI, itens 7 e 8
Novo Testamento - Epístolas de Paulo
Novo Testamento - Evangelho de João

Questões para reflexão:

1) Fale sobre transtorno mental e suas causas.

2) Analise o pensamento de Joanna de Angelis da aula anterior.

3) Explique o significado da citação “mente sã, corpo são”.

4) Descreva como podemos guardar a saúde mental.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário