CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 19 de junho de 2018

13a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


TRANSTORNOS MENTAIS - DOENÇAS PSÍQUICAS - INFLUENCIAÇÕES

“O ser humano é essencialmente resultado da educação, carregando os fatores genéticos que o compõem como consequência das experiências anteriores em reencarnações transatas”. Joanna de Angelis

O homem traz em si experiências e tendências positivas e negativas, que se exteriorizam em determinado período de vida. Por isso o espírito busca com a reencarnação, elaborar seus conflitos de identidade comportamento, forma de pensar, de sentir e de agir diante das situações de cada dia.

Sendo assim imprescindível o equilíbrio de pensamentos, pois será através deste que, atrairemos Espíritos sintonizados no mesmo padrão mental.

André Luiz afirma “onde há pensamentos, há correntes mentais e onde há correntes mentais existem associações e toda associação é interdependência e influenciação recíproca”. Nossos pensamentos geram nossos atos e nossos atos geram pensamentos nos outros.

Emmanuel diz “A mente humana é um espelho de luz, emitindo raios e assimilando-os. E são esses raios ou radiações mentais a fonte de treva ou luz, felicidade ou desventura céu ou inferno, onde quer que o Espírito esteja”.

Os fluidos são o veículo do pensamento; Kardec afirma: “O pensamento pode modificar as propriedade dos fluídos que ficam impregnados de qualidades boas ou más”.

“Os maus Espíritos pululam ao redor da terra, consequência da inferioridade moral de seus habitantes. A obsessão é um dos efeitos dessa ação, como a moléstia e todas as tribulações da vida, devem ser consideradas como prova ou uma expiação e aceitar como tais”.

A ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um individuo pode ser desde a simples influência moral em sinais exteriores sensíveis, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. Assim como as moléstias são resultado das imperfeições físicas que tornam o corpo acessível às influências perniciosas exteriores, a obsessão é sempre a decorrência de uma imperfeição moral.

A obsessão - a ação de uma vontade mais forte sobre outra mais fraca - é quase sempre, o fato de uma vingança exercida por um Espírito, e tem sua origem nas relações que o obsedado teve com ele em uma existência anterior.

O ser humano destina-se a patamares mais elevados do que aqueles que norteiam o pensamento materialista.

Portanto, o propósito da vida deve centrar na busca do conhecimento, na vigência das disciplinas morais, a fim de preparar-se para os embates do processo evolutivo.

Transtornos mentais como: conflitos fóbicos, transtornos neuróticos e psicóticos, insegurança, insônia, instabilidade sexual, além das causas genéticas, psicológicas, psicossociais, também podem ter sua origem nas obsessões que são as interferências de Espíritos, cobrando dívidas passadas.

Sabemos que a prece, os passes espirituais, as reuniões praticas de desobsessão, são meios importantes no combate à obsessão, mas a renovação moral, que inclui estudo, reforma íntima e o exercício da caridade pode produzir resultados efetivos no campo da cura espiritual.

A prece, enfatiza Kardec, é o mais poderoso auxiliar contra o Espírito obsessor.

Esclarece Emmanuel “O passe é uma transfusão de energias psíquicas, onde os elementos psíquicos são retirados do reservatório ilimitado das forças espirituais”.

Jesus impunha as mãos sobre os enfermos e sofredores, inclusive endemoniados, curando-os de seus males.

Os apóstolos adotaram também essa pratica.

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra” Jesus (Mateus, V:5.) A delicadeza e a civilidade são filhas diletas da mansidão. Pela mansidão o homem conquista amizades na Terra e bem-aventurança no céu.

Inimiga da irritabilidade que gera a cólera, a mansidão sempre triunfa nas lutas, vence as dificuldades, enfrenta os sacrifícios. Os mansos e os humildes de coração possuirão a Terra, porque se elevam na hierarquia espiritual e se constituem outros tantos propugnadores invisíveis do progresso de seus irmãos, guiando-lhes os passos nas Veredas do Amor e da Ciência - nobres ideais que nos conduzem a Deus! “Aprendei de mim, disse Jesus, que sou humilde e manso de coração”. (“Parábolas e Ensinos de Jesus” - Cairbar Schutel).

Em a Gênese, Allan Kardec nos diz que: “os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável. Os fluidos que cercam ou que projetam dos maus Espíritos são, pois, viciados, ao passo que aqueles que recebem a influência dos bons Espíritos são puros quanto o comporta o grau da perfeição moral destes”.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. A Gênese: Cap.XIV itens 16, 45 e 46
FRANCO, Divaldo Pereira (Joanna de Angelis). Adolescência e vida: Cap. XIV
X AVIER, Francisco Cândido (Espírito André Luiz). Nos Domínios da Mediunidade: Cap. XV
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito Emmanuel). Pensamento e Vida
XAVIER, Francisco Cândido (Espírito Emmanuel). O Consolador: questão 98
KARDEC, Allan. Livro dos Espíritos: cap. 5, itens 3 a 10; Cap. 19, itens 2 a 7; e, cap. 27, itens 1 a 15.
SCHUTEL, Cairbar. Parábolas e Ensinos de Jesus.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário