CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

14a Aula Parte A - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP

ONDAS E PERCEPÇÕES

Onda - Grande agitação ímpeto, tumulto; movimento ondulatório ondulação (Dicionário Aurélio)

Retratando o traçado eletroencefalográfico, as ondas Alphas representariam o ideal do ritmo psíquico humano; poderíamos dizer que seria o ritmo dos harmonizados e equilibrados, praticamente os que alcançaram a paz em nosso tumultuado momento de vida planetária... - (Jorge Andréa)

“A falta de terminologia mais clara, diremos que uma onda é determinada forma de ressurreição da energia, por intermédio do elemento particular que a veicula ou estabelece.” (André Luiz - “Mecanismos da Mediunidade”, Cap. I).

Percepção - Ato ou efeito de perceber (Dicionário Aurélio)

A Terra é um magneto (ímã) de gigantescas proporções, constituído de forças atômicas condicionadas que se combinam e formam o chamado campo eletromagnético em que o planeta se tipifica na Imensidade Cósmica.

Nesse reino de energias, em que a matéria concentrada estrutura o Globo de nossa moradia e em que a matéria em expansão lhe forma o clima peculiar, a vida desenvolve agitação. E toda agitação produz ondas. (“Mecanismos da Mediunidade”)

A fonte primordial de qualquer irradiação é o átomo ou partes dele em agitação, despedindo raios ou ondas que se articula, de acordo com as oscilações que emite.

A ciência na Terra acreditava antigamente que os átomos fossem corpúsculos eternos e indivisíveis.

“Oscilando de maneira integral, sacudidos nos elétrons de suas órbitas ou excitados apenas em seus núcleos, os átomos lançam de si ondas que produzem calor, som, luz, raios gama, através de inumeráveis combinações”. (André Luiz - “Mecanismos da Mediunidade”, Cap. I).

Observe a figura. Ela nos permite observar uma tábua das marés ocorridas no porto de Santos/ São Paulo.

 


“Onda-maré: A onda proveniente do fenômeno da maré, e que, no alto-mar, se desloca de leste para oeste a uma Velocidade de 864 nós, dando uma Volta em redor da Terra cada 24 horas.” (Dic. Aurélio)

Quanto mais investiga a Natureza, mais se convence o homem de que vive num reino de ondas transfiguradas em luz, eletricidade, calor ou matéria, segundo o padrão vibratório em que se exprimam (Espírito André Luiz)

As ondas do mar são ondas de superfície que ocorrem nos oceanos. São provocadas pelo vento que cria forças de pressão e fricção que perturbam o equilíbrio da superfície dos oceanos. O Vento transfere parte da sua energia para a água através da fricção entre o vento e a água.

- Comprimento de onda - distancia entre duas “cristas” consecutivas.

- Velocidade - depende não só do tipo de onda, mas também da natureza do meio onde a onda se propaga. (água, óleo, ar...).

- Frequência - o número de impulsos ou vibrações da onda, por segundo. A frequência não se altera, quando a onda é transferida de um meio para outro.

- Amplitude - distância vertical entre o meio da onda e a crista ou cava.

- Oscilação - frequência ou vibração.

As ondas classificam-se em longas, médias, curtas e ultracurtas.

Ondas longas - São as superiores a 600 metros de comprimento. Caminham ao longo da superfície terrestre e tem pequeno alcance.

Ondas médias - São as de 150 a 600 metros, caminham em Parte ao longo da superfície, e se projetam também para as camadas superiores da atmosfera. Tem alcance maior que as anteriores.

Ondas curtas - São as que variam entre 10 e 150 metros e rumam todas para atmosfera superior.

Ondas ultracurtas - São todas as que forem menores que 10 metros. Têm muito maior alcance e força, ecoando nas camadas superiores da atmosfera.

André Luiz afirma que os anjos exprimem-se através de raios super ultracurtos, em processos ainda inacessíveis a observação comum, enquanto a mente humana exterioriza-se por meio de oscilações curtas, médias e longas.

Percepções

André Luiz explica o que ele chamou de continente do “Infra-som”:

“Ajustam-se ouvidos e olhos humanos a balizas naturais de percepção, circunscritos aos implementos da própria estrutura. Abaixo de 35 a 40 vibrações por segundo a criatura encamada, ou fora do corpo físico em condições análogas, não dispõe de recursos para assinalá-los. Nesse continente do ‘Infra-som’ circulam forças complexas contudo, para o Espírito encarnado ou ainda condicionado as sensações do Plano Físico, não existe nessas províncias da natureza senão silêncio”.

Sons perceptivos

“Aumenta-se a frequência das ondas, nascidas do movimento incessante do Universo, e o homem alcançara a escala dos sons perceptíveis, mais exatamente qualificáveis nas cordas graves do piano”. Nesse ponto, penetraremos a esfera das percepções sensoriais da criatura terrestre, porquanto, nesse grau vibratório, as ondas se transubstanciam em fontes sonoras que afetam o tímpano, gerando os ‘tons de Tartini’ ou “tons de combinação”, com efeitos psíquicos, segundo as disposições mentais de cada individuo.

A escala de percepção é extremamente variável. (nota do autor espiritual)

“O homem somente assinala as ondas que se lhe afinam com o modo de ser, pois esta condicionada nas suas percepções, à escala do progresso que já alcançou.” (Espírito André Luiz).

O som é produzido quando alguma coisa faz o ar se mover. Esse movimento chama-se vibração. Quando as moléculas de ar vibram, elas batem uma contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som.

A radiação pode ser definida como a emissão de energia através do espaço, na forma de ondas eletromagnéticas.

Um raio ou relâmpago é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. Descarga visível com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares, às vezes com muitos quilômetros de distancia. Ocorre também uma onda sonora chamada trovão.

Matéria mental

Como alicerce vivo de todas as realizações nos planos Físico e extra físico, encontramos o pensamento por agente essencial.

Conhecemos o elétron como sendo um dos corpúsculos-base, nas organizações e oscilações da matéria, interpretamos o Universo como um todo de forças dinâmicas, expressando o Pensamento do Criador. Da matéria mental dos seres criados, estudamos o pensamento ou fluxo energético do campo espiritual de cada um deles, a se graduarem nos mais diversos tipos de ondas. (André Luiz - “Mecanismos da Mediunidade”, Cap. IV)

Os átomos mentais inteiros, regularmente excitados, na esfera dos pensamentos, produzirão ondas muito longas ou simples sustentação da individualidade, correspondendo à manutenção de calor. As emoções profundas, as dores indizíveis, as laboriosas e aturadas concentrações de força mental ou as suplicas aflitivas, o domínio dos pensamentos emitira raios muitos curtos ou de imenso poder transformador do campo espiritual, teoricamente semelhantes aos que se aproximam dos raios gama. A Corrente mental é suscetível de produzir as suas próprias peculiaridades em outra Corrente mental que lhe sintonize. É nessa projeção de forças, a determinarem o compulsório intercâmbio com todas as mentes encarnadas ou desencarnadas, que se nos movimenta o Espírito no mundo das formas-pensamentos, construções substanciais na esfera da alma, que nos liberam o passo ou no-lo escravizam, na pauta do bem ou do mal de nossa escolha - (André Luiz - “Mecanismos da Mediunidade”, Cap. IV).

Ondas e percepções no processo mediúnico

A Doutrina Espírita explica que “o Espírito se expressa através da emissão de seu pensamento, e, que toda comunicação entre ele e o seu corpo físico ou material, se dá através do seu corpo psicossomático ou perispírito, constituído de matéria quintessênciada; faz Parte integrante do Espírito como o corpo o faz do homem. É o instrumento de ação do Espírito”. (LM - Cap. I, 2ª parte).

Mediunicamente, perceber é captar ondas vibratórias do pensamento de encarnados ou desencarnados, em decorrência da Lei de Sintonia, pela associação das correntes mentais. O pensamento é matéria mental, e se compõe de átomos e partículas, com cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons).

“Sendo o pensamento força sutil inexaurível do Espírito, podemos categorizá-lo, assim à conta de corrente viva e exteriorizante, com faculdades de auto excitação e autoplasticização inimagináveis”. (“Mecanismos da Mediunidade”, Cap. IX)

As vibrações do pensamento - são ondas eletromagnéticas que se propagam com a velocidade da luz: 300.000km/s.

“O Espírito encarnado ou desencarnado, na essência, pode ser comparado a um dínamo complexo, em que se verifica a transubstanciação do trabalho psicofísico em forças mento-eletromagnéticas que guardam consigo, no laboratório das células em que circulam e se harmonizam, a propriedade de agentes emissores e receptores, conservadores e regeneradores de energia. Existe capacidade de afinização entre um Espírito e outro, quando a ação de plasmagem e projeção da matéria mental na entidade comunicante for, mais ou menos, igual à ação de receptividade e expressão na personalidade mediúnica”. (“Mecanismos da Mediunidade”, Cap. V).

No Cap. VI o mesmo autor conceitua o circuito mediúnico como a extensão do campo de integração magnética em que circula uma corrente mental, sempre que se mantenha a sintonia psíquica entre os seus extremos ou, mais propriamente, o emissor e o receptor.

O “circuito mediúnico, dessa maneira, expressa uma ‘vontade-apelo’ e uma ‘vontade-resposta’, respectivamente, no trajeto: ida e Volta, definindo o comando da entidade comunicante e a concordância do médium, fenômeno esse exatamente aplicável tanto a esfera dos Espíritos desencarnados, quanto à dos Espíritos encarnados.

Sempre que pensamos, expressando o campo íntimo na ideação e na palavra, na atitude e no exemplo, criamos formas-pensamentos ou imagens-moldes que arrojamos para fora de nós, pela atmosfera psíquica que nos caracteriza a presença.

Bibliografia:

XAVIER, F. Cândido e Valdo Vieira (Espírito André Luiz). Mecanismos da Mediunidade: Caps. I, IV V VI, IX, XI
SANTOS, Jorge Andrea - Visão Espírita nas Distonias Mentais, Cap. 2
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: perg. 257.
KARDEC, Allan. Livro dos Médiuns: 2ª p. Cap. l.
NOBRE, Marte R. S.A. Obsessão e suas Mascaras.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário