CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

15a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO NA ESCOLA DO MESTRE

Fazer o bem sem ostentação é um grande mérito, além da caridade material, é a caridade moral que sabe encontrar palavras dóceis e afáveis que colocam o beneficiado a vontade em face do benfeitor, não sendo o beneficiado humilhado.

Que a mão esquerda não saiba o que dá a mão direita é uma figura que caracteriza a beneficência modesta; é tomar o cuidado para que as boas obras realizadas não sejam com o objetivo de serem mostradas aos homens.

No laborioso processo de reforma intima precisamos compreender que para atingirmos tão alto objetivo é indispensável traçar um roteiro para a nossa organização mental no infinito bem, e segui-lo sem recuar (Espírito Emmanuel).

Nosso êxito ou fracasso dependem da persistência e da fé com que nos consagramos mentalmente aos objetivos que nos propomos alcançar.

A terra cultivada produz o bom grão.

Jesus sintetizou os dez mandamentos no ensinamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. E o Espírito de Verdade, prometido por Jesus Cristo, veio acrescentar mais uma ordenação:

“Amai-vos, eis o primeiro mandamento, instrui-vos, eis o segundo”. É essencial nossa frequência, de forma permanente na imensa escola que é a Terra, cujo Mestre é Jesus e na qual o método do ensino é sedimentado sobre o amor e a persuasão.

Entretanto, apesar da singeleza e magnitude dos ensinos, na Escola existem alunos orgulhosos, vaidosos, pseudo-sábios que julgam saber mais que o Mestre, e por outro lado, existem também alunos humildes, submissos dedicados e ansiosos por assimilar tudo aquilo que lhes ensinam.

Para o desempenho do aprendizado, os discípulos precisam despender uma serie de esforços, e essa vivência implica em sofrimento, abnegação e desprendimento. O Mestre não sobrecarrega ninguém com peso acima de suas forças. O que ele nos ensina é fácil de será assimilado e somente se toma pesado e insuportável para aqueles que se rebelam ou criam seus próprios sistemas, dos quais se tomam prisioneiros. O Mestre esclarece:

“O meu jugo é suave e o meu fardo leve, quem se tomar humilde de coração não terá maiores dificuldades em assimilar e viver aquilo que ensino”.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap. 13 itens 1 a 3
GODOI Paulo Alves. Crônicas Evangélicas: Lição: Na Escola do Mestre
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). Roteiro: Lição 28 – Sintonia

Questões para reflexão:

1) Comente a afirmação: “O estudo da mediunidade repousa nos alicerces da mente com o seu prodigioso campo de irradiação”.

2) Comente sobre doação e meditação.

3) Descreva como um espírita cristão deve traçar o seu roteiro de reforma íntima.

4) Analise a afirmação de Jesus: “Meu jugo é suave e meu fardo leve”.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário