CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

14a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


MAGNETISMO PESSOAL

“O Espiritismo e o Magnetismo nos dão a chave de uma infinidade de fenômenos sobre os quais a ignorância teceu muitas fabulas, de fatos são exagerados pela imaginação. O conhecimento esclarecido dessas duas ciências, que se resumem numa só, mostrando a realidade das coisas e sua verdadeira causa, é o melhor preservativo contra as ideias supersticiosas, porque revela o que é impossível, o que esta nas leis da Natureza e o que não passa de crença ridícula”. (LE, 555)

“Há, entre os seres pensantes, ligações que ainda não conheceis. O magnetismo é a bussola dessa ciência, que mais tarde compreendereis melhor”. (LE, 388)

Ao lado da medicação ordinária, elaborada pela Ciência, o magnetismo nos deu a conhecer o poder da ação fluídica, depois o Espiritismo veio revelar-nos outra espécie de força, através da mediunidade curadora e da influência da prece. (E.S.E. Cap. 28, item 77- Prefácio)

O magnetismo da fé

O Cristo, que realizou verdadeiros milagres, mostrou por esses mesmos milagres, quanto o homem que tem fé, ou seja, que a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode realizar-se a si mesma. Os apóstolos também não fizeram milagres? Ora, o que eram esses milagres, senão os efeitos naturais de uma causa desconhecida dos homens de então, mas hoje em grande Parte explicada e que será completamente compreendida pelo estudo do Espiritismo e do magnetismo? O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé, quando posta em ação. (E.S.E., Cap. XIX, item 12) Magnetismo Humano GE - Cap. XIV, item 33

A ação magnética pode produzir-se por diversas maneiras:

1°- Pelo próprio fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação é subordinada a potencia e, sobretudo a qualidade do fluido;

2°- Pelo fluido dos Espíritos que atuam diretamente e sem intermediário sobre o encarnado, seja para curar ou acalmar um sofrimento, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade esta em razão, das qualidades do Espírito.

3° - Pelo fluido que os Espíritos derramam sobre o magnetizador e no qual este serve de condutor. É o magnetismo misto, semi-espiritual ou, se assim o quisermos, humano-espiritual.

LM, Cap. XIV item 175 - há pessoas que têm um gênero de mediunidade que consiste no dom de curar pelo simples toque, pelo olhar, por um gesto mesmo, sem o socorro de nenhuma medicação. Dir-se-á, sem duvida, que isso não é outra coisa do que o magnetismo. A magnetização comum é um verdadeiro tratamento continuado, regular e metódico.

“No magnetismo humano se percebe e se constata a existência de um componente anímico que não participa das outras modalidades de magnetismo. No magnetismo dos ímãs e dos oriundos dos campos energizados por eletricidade, obtêm-se padrões e quantidades invariável e fisicamente mensuráveis, abstração feita às variações previstas e determinadas; no magnetismo humano os valores são extremamente flexíveis e variáveis não apenas por condições físico-químicas e orgânicas, mas igualmente por influências psíquicas e espirituais”. (“O Passe” - Jacob Melo)

No capitulo n°. 19 - Passes, do livro “Missionários da Luz”, André Luiz afirma na pagina n°. 321 : “O missionário do auxilio magnético, na Crosta ou aqui em nossa esfera, necessita ter grande domínio sobre si mesmo, espontâneo equilíbrio de sentimentos, acendrado amor aos semelhantes, alta compreensão da vida, fé vigorosa e profunda confiança no Poder Divino”.

Jesus em sua passagem pela Terra foi a maior expressão viva do amor, do equilíbrio e do magnetismo. Sua presença era disputada por todos; as multidões acompanhavam-No, sempre aos lugares que visitava.

No Evangelho de Lucas, temos o exemplo da mulher hemorrágica, que tocando a extremidade da veste de Jesus, no mesmo instante, o fluxo de sangue parou. Jesus disse-lhe: “Minha filha, a tua fé te salvou; vai em paz” (Lucas, 8:43-48).

Outro exemplo do magnetismo de Jesus é a cura do servo de um centurião em Cafarnaum (Lucas, 7: 1-10).

A razão primária do magnetismo irradiado por Jesus fundamentava-se no amor, contudo, é necessário que o enfermo ou necessitado ofereça condições intimas de recepção do fluido irradiado.

Ainda podemos encontrar em Atos dos Apóstolos (9: 15-18) a cura de Paulo por Ananias, que se dirigira a cidade de Damasco a pedido de Jesus.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos - perguntas 388,555
KARDEC, Allan. Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIX, item 12, Cap. 28, item 77
KARDEC, Allan. Livro dos Médiuns, 2ª p, Cap. XIV n 175
KARDEC, Allan. A Gênese, Cap. XIV, item 33
KARDEC, Allan. Revista Espírita
MELO, Jacob. O Passe - Seu Estudo, Suas Técnicas, Sua Prática
XAVIER, Francisco Cândido. / Luiz, André. Missionários da Luz - cap. 19 (Passes)
Bíblia de Jerusalém: Novo Testamento - (Lc., 7: l-10; 8:43-48); Atos, (9:15 18).

Questões para reflexão

1) Faca um breve comentário sobre ondas e percepções.

2) Analise a interferência das ondas e percepções no processo mediúnico.

3) Faça um breve relato sobre o magnetismo humano.

4) Pesquise e relate o caso de Paulo de Tarso, na estrada de Damasco, bem como, a restituição de sua visão por Ananias.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário